domingo, janeiro 08, 2006

desNorte Cultural

Isabel Pires de Lima ao Expresso

PREC de regresso ao MC: vou a uma manif :-)


Domingo, 08.01.2006, às 20h00, junto ao Teatro Dona Maria, no Rossio, em Lisboa

I
O boy Antonio Mega Ferreira, o boy Antonio Campos Rosado e a girl Margarida Veiga, apesar de serem boys & girls do PS há uma data de anos, tomaram de assalto o CCB com uma sofreguidão que já não víamos há muito. Este elefante branco (o CCB), falido e completamente falho de imaginação, tornou-se agora no principal emblema cultural de um Estado pedinte (o Português).
II
Em vez de ter negociado a tempo e horas um protocolo decente e conveniente para ambas as partes, com o comendador Berardo, o MC deixou, pela mão de uma Ministra que não sei o que fez nem o que faz, apodrecer a tal ponto o dito protocolo, que foi preciso o Primeiro Ministro salvar, in extremis, a possibilidade de o património artístico da Colecção Berardo se manter por cá mais alguns anos. Daqui resultou uma farsa em três actos, de onde ninguém saíu ileso: o nosso Primeiro desautorizou a azoada Ministra, senhora confusa que não soube tirar dali as devidas ilacções (demitindo-se em vez de esperar que a demitam na primeira ocasião); o Sr Fraústo empunhou o único argumento que verdadeiramente pareceu movê-lo neste caso: o direito à indemnização de 40 mil euros!; e, por fim, consumou-se a programada e compassada entrada da dupla António Campos Rosado-Mega Ferreira numa missão afinal tão desprezível quanto seja administrar e dirigir um centro cultural do Estado sem dinheiro, programaticamente à deriva desde que existe, inutilmente caro e sem nenhuma possibilidade de ser outra coisa no futuro que não a sala de visitas pomposa de uma classe política cada vez mais indigente e corrompida.

Entretanto, como uma desgraça nunca vem só, a alucinada Ministra, com o conluío do seu Secretário de Estado (espécie de ex-comunista ansioso), demitiram sem pré-aviso nem explicação o director do Dona Maria, António Lagarto, pessoa de quem tive sempre uma excelente impressão e sei que sabe do seu ofício. Os dois compinchas governamentais preparam-se agora para demitir o Ricardo Paes, que dirige com êxito o São João, no Porto. Os comunistas e os ex-comunistas, quando lhes dá para a censura e para o autoritarismo não passam de criaturas autistas: vêm sempre os estragos que causam como actos justos de uma justiça revolucionária acima de toda a ética terrena! Nem o simpático operário que agora os governa poderá salvá-los desta triste condenação.

Não sei se já repararm que a página de boas vindas do sítio do Ministério da Cultura se encontra em actualização desde que as mencionadas criaturas tomaram posse. Não sei se já repararm que a dita Ministra, acreditando no mesmo sítio web, apenas fez dois discursos até à data. Não sei se repararam que o orçamento ministerial exibido nesta espécie de exemplar caricato do célebre plano tecnológico ainda é o de 2004! Onde vivem, de facto, estes extra-terrestres?

É tudo demasiado lamentável e risível.
Vou até ao Rossio dar um abraço ao António Lagarto e vociferar contra os néscios que, certamente por lapso, governam o pelourinho da cultura portuguesa.

O-A-M #101 08 JAN 2006

3 comentários:

Anónimo disse...

Posso estar de acordo com muitas coisas que diz, mas sei de facto que se alguem consegue fazer alguma coisa com imaginação e ousádia do CCB, esse alguem é o Mega Ferreira.
Por mais obscura que seja a sua coluna na Visão, ele é um homem de visão, não se deixa contar historias por nimguem e tem uma perspectiva ampla da modernidade.
Alias deverá ter notado que a constitução, ou sei la como dizem isso em Portugues, do CCB fui alterada aquando de sua nominação para lhe permitir ir buscar outras fontes de financiamento.
Enquanto a Margarida Veiga, conheci ha, sei de seu trabalho com o regretté Fernando Calhau no Insituto das Artes e ela tem muita capacidade que só deverá ser decuplada com a energia do Mega Ferreira.

O grande erro do PM é de não saber escolher mulher, o que é um pecado comum á aqueles que para elas tem pouco gosto.....

Não sei do António Lagarto, mas o Ricardo Paes passa a vida a falar que vai não vai, parece mais um jogador de futebol a renegociar o passe....

António Maria disse...

O problema n está no Mega, no Campos Rosado ou na Margarida. Admitamos q ha muitos anos q andam por lá, sempre bem ancorados pela sua familiaridade com o poder e em especial com o PS, e que fizeram alguma coisa na Expo 98 (o Mega e o Campos Rosado) ou no CCB (a Margarida). O problema é a bagunça institucional e a completa falta de decoro q se apoderou de boa parte da gente deste país q, sem a muleta do Estado e do seu vasto império de misérias, n sobrevive. A Expo transformou-se, como previ, numa Nova Moscavide (caríssima e q continuamos a pagar); o CCB n passa de um corredor de aparatchics mais ou menos betinhos dando acesso directo à sala de visitas aparvalhada do statuos quo português. No fundo no fundo, esta gente já desistiu do País há muito. Só não desistiu dos seus aconchegadores privilégios político-partidários e de promover a endogamia lusitana. Finalmente, o episódo da Ministra vs Berardo, vs Fraústo, vs Lagarto, mostra q n havera nenhuma estabilidade nos proximos anos. E porquê? Pois porque n há regras, nem transparência, nem decência, nem responsabilização, nem justiça, nem vontade... nem dinheiro. - ac-p

Anónimo disse...

É necessário saber minimamente do que se fala e a Margarida Veiga esteve 7 anos à frente do Centro de exposições onde fez um notável trabalho estreitando a relação do público com o CCB com exposições do mais alto nível. Nesse período passaram governos do PSD pelo poder portanto presumo que independentemente da sua cor politica o seu mérito é mais do que reconhecido inclusivé internacionalmente. (Foi já distinguida com a ordem de Cavaleira das Artes pelo governo Francês)