quinta-feira, março 29, 2007

Portugal-2


Saudosismos

Afinal os portugueses sempre foram os primeiros europeus a chegar à Austrália!

SYDNEY (Reuters) -- Uma carta marítima do século XVI guardada numa biblioteca de Los Angeles prova que os navegadores portugueses, e não os ingleses ou holandeses, foram os primeiros europeus a descobrir a Austrália e a desenhar as suas costas, revela um novo livro que descreve a descoberta secreta da Austrália.

O livro, "Beyond Capricorn," diz que o mapa, que assinala com detalhe vários pontos geográficos ao longo da costa leste da Austrália, prova que o navegante português Cristóvão de Mendonça, partindo de Malaca, dirigiu uma frota de quatro navios até à Botany Bay em 1522 -- um século antes de os holandeses lá terem chegado e quase 250 anos antes do capitão britânico James Cook ter avistado aquela costa.

O autor australiano Peter Trickett afirmou ainda que quando ampliou o pequeno mapa pôde reconhecer todos os promontórios e baías de Botany Bay, Sydney -- no sítio onde Cook
reclamou aquele sub-continente para a coroa britânica, em 1770.

"Era tão preciso que pude desenhar por cima as actuais pistas do aeroporto de Sydney, escalando-as para o seu sítio exacto sem qualquer problema.", disse Trickett à Reuters na Quarta feira, dia 21. -- Michael Perry, Reuters, 21-03-2007; 6:26 AM (Versão original integral)

A Austrália, Terra de Java, era, ao que parece, um segredo de Estado, que o Estado Português escondeu durante tanto tempo que se esqueceu dele! Finalmente, 250 anos depois, os ingleses chegaram à mesma baía de Sydney, desenhada pelos cartógrafos portugueses, declarando o novo mundo terras de sua Magestade Britânica. Até hoje!

Estive esta tarde a rever o filme Costa do Castelo (1943), de Arthur Duarte, e enchi-me de optimismo! Saudosismo lamecha? É bem possível. Força Portugueses! Há mais continentes por descobrir..., por exemplo, o de um país sustentável.

OAM #183 29 MAR 07

2 comentários:

Diogo disse...

Já há anos que tinha ouvido sobre isto. Chamavam-lhe a grande Java portuguesa.

mch disse...

Muitos foram os mapas roubados da Casa da Índia no séc. XVI por espiões de origens diversas. Entre os franceses, salientaram-se os de Dieppe. Os marinheiros de Dieppe foram intrusos no Brasil português, e estabeleceram a colónia francesa da Guiana, na margem ocidental do Oiapoco. Outros navegadores penetraram nos Grandes Bancos de Bacalhau dos portugueses, na Terra Nova. Jean Jacques Cartier era de Dieppe e as suas viagens para St. Lawrence conduziram à fundação do Canadá francês. Parmentier e outros viajaram até Samatra.

falámos disto em http://blog-de-causas.blogspot.com/search?q=austr%C3%A1lia