sexta-feira, dezembro 10, 2010

Wikileaks

Não há democracia sem transparência

Wikileaks revela que Chávez pediu 1,1 mil milhões ao BES

A petrolífera estatal venezuela PDVSA pediu um empréstimo de 1,5 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) ao Banco Espírito Santo (BES), no início do ano, revela um telegrama da embaixada norte-americana em Caracas, divulgado pelo site Wikileaks. O empréstimo, que à data do telegrama - 4 de Fevereiro - não estava ainda acordado, foi solicitado numa altura de aperto financeiro para o regime de Caracas, adianta a mesma fonte.

O telegrama confidencial descreve um encontro entre um alto responsável da PDVSA e uma fonte não identificada do grupo japonês Mitsubishi, que terá passado a informação aos diplomatas norte-americanos. — in Económico (Filipe Alves, 10/12/10 00:05).

A publicação pelo Wikileaks de mais de 400 mil documentos secretos, confidenciais ou simplesmente reservados, do Pentágono e das embaixadas americanas por esse mundo fora, é um verdadeiro terramoto político à escala global.

Será que afinal os Estados Unidos da América não passam de uma potência terrorista, apesar da sua obsessiva retórica democrática? Vale a pena ver até ao fim o elucidativo vídeo da televisão pública sueca, SVT, sobre o Wikileaks, e sobre as entranhas sinistras dos falcões americanos da guerra.

E em Portugal, até onde podemos confiar no actual primeiro ministro, no seu governo e no partido a quem demos a maioria dos votos nas duas últimas eleições, depois de sabermos que uma das maiores campanhas populistas do governo Sócrates —a do Portugal Digital— se viu envolvida, primeiro, na adjudicação ilegal da empreitada do computador Magalhães à JP Sá Couto (LINK), depois na contratação de meninos-figurantes para fazerem coro ao lado do primeiro ministro nas acções promocionais dos quadros electrónicos (LINK) nas escolas portuguesas; e finalmente, hoje, com a revelação de que a compra de um milhão de computadores Magalhães anunciada por Hugo Chávez (LINK) foi financiada com dívida do BES, que agora o país inteiro paga com um programa de austeridade que ameaça destruir a economia e lançar na miséria e no desespero milhões de portugueses?

Esta revelação do Wikileaks seria suficiente para fazer cair o governo se vivêssemos de facto numa democracia transparente. Mas como estamos metidos num regime que naufraga, cada um tentando encontrar o melhor salva-vidas, nem que para isso tenha que matar a mãe, incendiar a companheira, ou afogar os filhos, vamos assistir a mais um festival de retórica populista no parlamento e nas televisões.

Precisamos urgentemente dum Wikileaks em Portugal, independente, responsável e tecnicamente imbatível. Estou disponível para participar na sua construção!

POST SCRIPTUM — Afinal o milhão de computadores que o senhor Hugo Chávez anunciou que iria comprar a Portugal é uma compra financiada com um empréstimo 1,1 mil milhões de euros pelos senhores do BES. Bom, mas isso significa que:
  1. o senhor Sócrates mentiu, uma vez mais, aos portugueses;
  2. a banca portuguesa endividou-se em mais 1,1 mil milhões de euros para financiar as próprias exportações do país;
  3. se a Venezuela não pagar, o calote será coberto por quem?
  4. se a Venezuela não pagar, o calote será coberto pela austeridade imposta a todos os portugueses que não roubam e pagam impostos!
O negócio é muito interessante para a Venezuela e para o BES. Se não vejamos: Chávez compra  computadores a crédito, pagando anos mais tarde, com menos barris de petróleo do que os que teria que dar aquando do contrato, pois o preço do ouro negro não pára de aumentar; o BES empresta a Chávez com juros de 5, 6, 7...8%, depois de se ter refinanciado no BCE a 1%. Só Portugal fica a arder, pois tudo isto acaba por se traduzir numa troca comercial desfavorável para Portugal e no agravamento da dívida externa portuguesa, cujo financiamento pelo BCE acarreta a imposição dum programa de austeridade muitíssimo violento para a generalidade dos portugueses. Se a classe média não acorda a tempo, desaparece!

1 comentário:

Karocha disse...

Bem vindo :-)
São tão idiotas!