sábado, janeiro 01, 2011

2011 - ressaca

Baltika no. 7
o melhor remédio para a ressaca desta madrugada
Exclusivo: CHICOTE

Produzida em São Petersburgo, uma das melhores cervejas do planeta.

Há várias maneiras de curar uma ressaca de fim de ano —a pior de todas é parar de beber!

Os ingleses gostam muito de curar os violinos partidos que chocalham algures na cavidade craniana, e o travo a bilhetes de lotaria na boca, tomando um pequeno almoço líquido, à base de cerveja preta com dois ovos crus inteiros, ambos mergulhados num copo de meio litro bem medido (o chamado pinto). Ou então curam a monumental bebedeira com o clássico Bloody Mary. Os mediterrânicos sofisticados procuram calmamente uma esplanada e pedem um Campari com soda.

Opções que a CHICOTE não aprecia particularmente, mas compreende, passam por beber três Coca-Colas seguidas num copo sempre cheio de gelo, ou uma garrafa inteira de litro e meio de água Fastio ou Carvalhelhos gelada, devagarinho.

Para quem não se preocupa demasiado com o preço das coisas, sobretudo no day-after de uma passagem de ano, e está hospedado num hotel de 4 ou 5 estrelas, a receita chama-se Black Velvet: um longo copo gelado para dentro do qual deslizam a meias um Krug Brut Champagne Grande Cuvée 2005 e uma Guinness.

Mas a escolha urbana da CHICOTE vai para o que os ingleses, especialistas em tudo o que diz respeito ao álcool, chamam the Hair of the Dog that Bit You ("um pelo do que cão que te mordeu" — outra maneira de ver o problema teórico da ressaca). Basicamente a receia é esta: volta a beber um pouco do que transformou a tua cabeça num disco voador: um copito de vinho branco ou tinto de muito boa qualidade, ou uma cerveja estupidamente gelada, mas que seja uma cerveja premium, muito saborosa, leve, sem o rabo amargo do lúpulo — em suma, uma Baltika no. 7, criada nas famosas fábricas de cerveja de São Petersburgo, mas que faz hoje parte do império de 304 marcas da dinamarquesa Carlsberg. Para encontrar esta cerveja em Portugal, basta procurar uma loja de produtos eslavos, nomeadamente russos. A loja ucraniana situada na estação de comboios de Carcavelos é um dos pontos de abastecimento regular da CHICOTE. Já por lá passámos hoje, claro!

2 comentários:

Karocha disse...

ahahahahahaha!

com Guronsam misturado António Maria ;-))

Observador disse...

Meu caro Antonio Maria.
Às suas lições de economia,que leio sempre com grande interesse,juntou um resumo do Manual que trata,como deve ser,uma ressaca.
Alguns dos seus conselhos já eu segui muitas vezes agarrado à "máxima": "mordidela de cão,cura-se com o pelo do mesmo".
Cumprimentos
Carlos Monteiro de Sousa