sábado, março 26, 2011

Lebensraum

Alemanha suporta mais de 1/4 do Fundo Europeu de Estabilidade

"Angela Merkel mostra os seus atributos"—Dalje.
Europe agrees on how to cobble together 700-billion euro safety net

Germany will contribute over one quarter of the European Union's new permanent fund set aside to rescue floundering economies. Europe is trying to establish a long-term shield against debt-related meltdown — DE-World.

 O actual fundo de resgate será substituído pelo novo Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM) em 1 de janeiro de 2013. Aprovado in extremis na madrugada de ontem, e anunciado hoje (25 mar 2011) em Bruxelas, o novo fundo de defesa do euro será de 700 mil milhões de euros, 80 000 000 000€ em dinheiro vivo, e 620 000 000 000€ “on call capital”, i.e., garantias soberanas. Entretanto, e até lá, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF) será eventualmente aumentado até aos 500 mil milhões, para fazer face à esperada bancarrota portuguesa e ao efeito de arrastamento que um tal colapso inevitavelmente terá sobre a Espanha, que detém um terço da nossa dívida externa.

Esta gigantesca reserva monetária deverá prover liquidez, em empréstimos de emergência, até meio bilião de euros (500 mil milhões), destinando-se no essencial a segurar a moeda única europeia, contra o dólar-libra e outras moedas. O verdadeiro braço de ferro entre a declinante divisa americana (e a sua mana inglesa), de um lado, e o euro, do outro, obrigou a Alemanha a abrir os cordões à bolsa muito para lá do que queria e esperava — amamentando por mais algum tempo os sempre esfomeados leitões irlandeses, gregos, portugueses e espanhóis. Foi sobre este jogo que Sócrates construiu todo o bluff, bazófia e gritaria contra o FMI.

Este novo fundo não é muito diferente do Quantitative easing (QE) inventado pelos japoneses em 2001 e seguido pelas administrações dos bancos centrais americano, inglês e europeu durante a crise financeira de 2007-2010. E por isso escrevo: se a América e a Europa não acordarem a tempo para a imperiosa necessidade de regionalizar a globalização, o que estes fundos de liquidez virtual acabarão por gerar será inflação. Os sinais da espiral de preços já chegaram a vários países europeus. Resta saber como evoluirá nos meses e anos mais próximos.

80% do ESM será financiado por operações de venda e recompra de títulos de dívida europeia. Se for para continuar a financiar o consumo europeu, sem contrapartidas sérias do lado da produção, da produtividade, das exportações comunitárias e da criatividade, o resultado não poderá ser muito diferente do beco sem saída para que facilidades semelhantes conduziram os EUA.

Segurar a notação triple-A (que os EUA já perderam) da dívida da Eurolândia é a grande e compreensível obsessão da mãe Merkel, mas a que preço? Se o dólar-libra caírem primeiro, o euro safa-se? Os chineses acreditam que sim, e por isso têm sido os principais compradores da dívida europeia canalizada através do BCE. O problema é que a aliança espúria entre a Alemanha e a China (bem evidenciada no imbróglio líbio) poderá em breve tornar-se explosiva, e precipitar, ou uma revolução social na Europa, ou uma nova guerra mundial. Seria preferível, na minha opinião, fazer um novo Tratado de Tordesilhas, introduzindo uma rede de sofisticados buffers alfandegários entre o Pacífico e o Atlântico. Sem equilíbrio nas trocas comerciais as nações acabam sempre por ir para a guerra.

A Alemanha contribuirá para o Mecanismo Europeu de Estabilidade, mesmo antes de 2013, com 27,1% do dinheiro necessário: 21,68 mil milhões em cash, e 168 mil milhões em reservas. O interesse das economias europeias vizinhas, a norte e a leste, foi imediato.

‘Euro-plus pact’ divides non-eurozone members

Six non-eurozone countries said they would join a Berlin-inspired project called the ‘euro-plus pact’ that will prompt countries to further coordinate their economic policies and give them access in return to the EU's permanent bailout facility after 2013. 
Bulgaria, Romania, Poland, Latvia, Lithuania and Denmark have decided to join the Berlin-inspired project, according to summit conclusions published on Friday (25 March) — Euractiv.

Esta notícia dá bem a medida do projecto alemão: para aguentar o euro é preciso segurar todo o lebensraum outra vez! Angela Merkel será uma grande ama da União Europeia, mas todos sabemos que a fertilidade alemã tem limites, e estes podem ser menos abundantes do que parecem.


POST SCRIPTUM — ler também, no Jornal de Negócios, esta detalhada explicação sobre o novo fundo de resgate europeu.

Sem comentários: