quarta-feira, abril 06, 2011

A um passo do lixo

Os bancos, incluindo aquele que Sócrates ajudou a tomar de assalto (BCP), resolveram hoje retirar o tapete ao vendedor de cobertores da Beira. A ordem veio certamente do BCE, via Banco de Portugal.

Ou seja, o actual primeiro ministro acaba de ser declarado um empecilho indecoroso que é preciso evacuar urgentemente. Se não for a bem, irá a mal. Ouvem-se já as vozes graves do coro da tragédia lusitana. Com juros da dívida pública a 10%, e amanhã porventura a mais, o país e os bancos precipitam-se rapidamente para o lixo. Mas atenção: o homem deste lixo chama-se José Sócrates Pinto de Sousa. Será ele, em última instância, que teremos que sentar no banco dos réus depois de declarada oficialmente a segunda bancarrota do país dos últimos 120 anos. O PS não sairá, de maneira nenhuma, ileso!

É preciso confrontar os socialistas com as suas responsabilidades. Os seus dirigentes não terão atenuantes quando forem julgados pela cobardia, oportunismo rasteiro e falta de visão que exibiram desde 2007.

Portugal está na bancarrota. Negar esta evidência, agravar a situação, como têm feito Sócrates e a turma de ambiciosos irresponsáveis que o rodeia, é um comportamento anti-patriótico. Entregar Portugal à Alemanha, a Espanha e aos demais credores é um acto de traição! Das últimas vezes que tal aconteceu (invasões francesas, perda do Brasil, Ultimato inglês) Portugal ou entrou em guerra civil, ou viu desaparecer o regime monárquico, ou apanhou com uma ditadura em cima durante quarenta e oito anos...

Se o euro colapsar, e a União Europeia for à vida, ou seja, se a aliança EUA-Reino Unido vencer de novo a Alemanha —desta vez na guerra financeira fratricida que está em curso—, Portugal ficará, se não correr com José Sócrates agora, à beira de uma gravíssima crise que poderá levar-nos, outra vez, à guerra civil. Quem produz e paga impostos não tolerará continuar a ser vampirizado pelas burocracias, partidos e máfias do regime. Uma revolução liberal, no sentido de uma revolução das classes médias e das profissões liberais, poderá já estar, neste preciso momento, em pleno período de encubação. Como sempre, bastará uma faísca para incendiar a pradaria.

Para já, PSD e PS parecem ter partido o país ao meio. Os primeiros, prometem fazer melhor o seu próprio programa do que o clone cor-de-rosa que tem andado por aí a secar o país. Os segundos, querem agora fazer esquecer tudo o que de mal fizeram, invocando a fantasia de um Cavaleiro Andantes contra o FMI, protagonizado por um mitómano que presa mais os seus sapatos do que o país que tudo lhe deu.

A imprevisibilidade do país cresceu desmesuradamente ao longo das últimas semanas. A tríade de piratas protagonizada pelo mitómano que nos entra a toda a hora pela casa dentro (como num filme de horror de George Orwell) optou por uma estratégia de terra-queimada. Será oportunamente julgada por isso!

3 comentários:

skeptikos disse...

Infelizmente, se a memória não me falta, nenhum governo PS chegou ao fim dos segundos mandatos e todos eles gastaram à tripa forra. Começou com Mário Soares que foi demitido por Ramalho Eanes por não ter competência para estar á frente do País. Também Guterres gastou com os boys e no 2º mandato fugiu porque já não havia dinheiro. Até Durão Barroso quando chegou ao governo apercebendo-se que não havia dinheiro desatou a fugir.
Sócrates, o vendedor de banha da cobra, gastou quanto quis com os seus apparatchiks, ignorou arrogantemente todos os avisos e agora culpa todos os outros da sua incompetência.
Em suma, todos tiveram o mesmo objectivo, gastar ou embolsar o mais possível, com institutos, fundações, derrapagens, desvios, roubos e para cúmulo dos cúmulos mascarar falências de bancos e empresas públicas. A verdade é que se pode enganar todos por algum tempo e pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode enganar todos o tempo todo!

Após décadas de desilusão com as políticas e políticos que temos tido, é deveras lamentável que não se ouse divulgar o que aconteceu recentemente com a Islândia. Seria um bom exemplo para todos nós e confirmando a opinião do António Maria, urge repensar a nossa situação em todos os sentidos, porque «the game is over»!

«(…) Graças a esta política de não pactuar com os interesses descabidos do neo-liberalismo instalado na Banca, e de não pactuar com o formato do actual capitalismo (estado de selvajaria pura) a Islândia conseguiu, aliada a uma política interna onde os islandeses faziam sacrifícios, mas sabiam porque os faziam e onde ia parar o dinheiro dos seus sacrifícios, sair da recessão já no 3º Trimestre de 2010.
O Governo islandês (comandado por uma senhora de 66 anos) prossegue a sua caminhada, tendo conseguido sair da bancarrota e preparando-se para dias melhores. Os cidadãos estão com o Governo porque este não lhes mentiu, cumpriu com o que o referendo dos 93% lhe tinha ordenado, e os islandeses hoje sabem que não estão a sustentar os corruptos banqueiros do seu país nem a cobrir as fraudes com que durante anos acumularam fortunas monstruosas. Sabem também que deram uma lição à máfia bancária europeia e mundial, pagando-lhes o juro justo pelo que pediram, e não alinhando em especulações. Sabem ainda que o Governo está a trabalhar para eles, cidadãos, e aquilo que é sector público necessário à manutenção de uma assistência e segurança social básica, não foi tocado.
Os islandeses sabem para onde vai cada cêntimo dos seus impostos.
Não tardarão meia dúzia de anos, que a Islândia retome o seu lugar nos países mais desenvolvidos do mundo.
O actual Governo Islandês, não faz jogadas nas costas dos seus cidadãos. Está a cumprir, de A a Z, com as promessas que fez.
Se isto servir para esclarecer uma única pessoa que seja deste pobre país aqui plantado no fundo da Europa (...)
Por Francisco Gouveia, Eng.º»
http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=349&id=23501&idSeccao=3973&Action=noticia

O ANTONIO MARIA disse...

Excelente comentário! Obrigado ;)

Tiago Couto disse...

A um passo de lixo? este pais ja anda uma autentica lixeira a muito tempo...

abraços continua a postar achei o blog bastante interessante...

passa pelo meu se puderes:

http://palavrasdechocolate.blogspot.com