quarta-feira, julho 06, 2011

O terrorismo da Moody's

Esta crise é uma oportunidade! MEXAM-SE!

Decisão da Moody's demonstra descredibilização da UE e FMI

Económico com Lusa  06/07/11 14:03

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, afirmou hoje que a descida do 'rating' de Portugal demonstra a "descredibilização" da UE e do FMI.

A agência de notação financeira Moody's cortou na terça-feira em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk).

What?!

Se os bancos estão entregues a este senhor, está tudo dito!

Será que a criatura não percebeu ainda que as agências de notação financeira são os pelotões de sabotagem de Wall Street, na guerra em curso entre o dólar e o euro? E que quem está desesperado é Obama e a tripla de piratas ingleses —rainha, Cameron e Clegg (sobre-expostos a Washington)—, e não a senhora Merkel? Esta, e muito bem, cooptando o BCE e o FMI para o envolvimento dos privados (leia-se bancos e investidores) na tesourada que é imprescindível dar nas dívidas soberanas atacadas pelos especuladores aninhados nas ilhas piratas da rainha inglesa e de gente vil da mesma laia, está a fazer frente à real ameaça de um hiperinflação mundial causada pelas iminentes bancarrotas americana e inglesa e pelo poder destruidor sem precedentes do buraco negro dos derivados financeiros OTC. O senhor Sousa, em vez de perceber isto, e tomar partido por quem lhe tem pago as mordomias, rasteja perante o amigo americano, como um miserável!

Ainda não percebeu o douto Sousa que os chineses, japoneses e árabes deixaram de comprar as fichas do Monopólio americano, e passaram a investir na moeda de reserva mundial que se segue (o euro)?

Não é óbvio que o acto terrorista da Moody's foi uma ação desesperada e um tiro que lhes vai sair pela culatra?

Os EUA poderão entrar em default já em Agosto, porra!!!

MAS ATENÇÃO: a notação de lixo tem pelo menos um mérito: ajudar o Passos de Coelho a vencer as resistências dos lóbis e de toda a canalha que não quer largar o osso do endividamento soberano — como o famoso Sampaio, que em vez de estar a prestar contas, continua alegremente a assobiar o hino "Há vida além do défice!"

Emagreçam o Estado já!

18 municípios, para um país com menos população do que Londres, é mais do que suficiente!

  • Cidade-região de Lisboa : 1 município 
  • Cidade-região do Porto: 1 município 
  • Cidade região de Coimbra: 1 município 
  • Cidade-região de Aveiro: 1 município 
  • Cidade-região de Viseu: 1 município 
  • Cidade-região de Castelo Branco: 1 município

etc.. até um máximo de 18 municípios!

Acabem ao mesmo tempo com metade das Direcções-Gerais e todas as Direcções de Serviços. Valorizem as Divisões! Mas atenção: chefias de carreira, só com concurso público. Façam das Divisões o que estas devem ser: os pontos nodais da acção do Estado.

Acabem com todos os subsídios às centenas das fundações sem fundos que por aí vegetam a cata do Orçamento de Estado!

Reduzam o número de deputados em 30%, e estabeleça-se o limite de mandatos para todos os cargos e funções públicas eleitas para um máximo de dois — sem excepção!

FINALMENTE: Querido governo em frágil estado de graça, usa os referendos para avançar contra a burocracia, contra os lóbis, contra as confederações e contra os sindicatos. Estes são os verdadeiros PIGS que conduziram Portugal país à beira do abismo.

Se a Merkel nos abandonasse, se o euro se evaporasse, se a União Europeia fosse ao fundo, não tenham a mais pequena dúvida do que ocorreria no nosso país, em menos de uma década: teríamos uma nova ditadura. E a pergunta antecipada para este cenário hipotético é: de quem seria então a culpa?

Mas não, olhem para as estatísticas e vejam como a Europa é não só o maior mercado do planeta, a maior economia do mundo, o mais imponente cofre de reservas de ouro, o maior exportador, o maior íman turístico e a detentora da mais forte e promissora moeda mundial. Querem-nos fazer crer o contrário, mas não nos deixemos iludir!

Se tivermos de apertar o cinto 3 furos, ninguém vai ou deve morrer por isso. Os governos europeus têm o dever de velar pela dignidade europeia, e fá-lo-ão. Estaremos sempre muito melhores que o resto da humanidade. Precisamos apenas de uma cura de consumismo e de reconduzir as nossas vidas pela via da racionalidade, do equilíbrio e da solidariedade.

Esta crise é mesmo uma oportunidade. Talvez a última, mas mesmo assim, uma oportunidade!

13 comentários:

Nyquist disse...

Post fantástico ao melhor nível! Ricardo Salgado fala agora de um tiro no barco da Europa na guerra Dólar contra o Euro! Independentemente das negociatas que já fez, desta feita até disse algo muito acertado!

António Maria disse...

Não se ganha uma guerra, nem com queixume, nem com lágrimas ao canto do olho ;) É que estamos, de facto, no meio duma verdadeira guerra financeira, a maior de que há memória, por enquanto com punhos de renda... mas que pode descambar, sobretudo se não soubermos defender o nosso posto e tomar o partido da razão e da História. Os PIGS são os flancos atacados pelos comandos de sabotagem conhecidos por agências de rating. Se conseguirem passar, avançarão depois sobre Berlim, como o vêm fazendo desde que a ameaça alemã se tornou uma obsessão europeia. Só que desta vez os anglo-saxónicos não desfazem apenas a Alemanha, mas toda a Europa! As probabilidades, no entanto, jogam contra Washington e Londres, pois estão ambos falidos. E o poder do dinheiro foge normalmente a sete pés dos pedintes!

Anónimo disse...

Não me parece que seja assim tão simples. Agora a culpa é duma agencia de notação que acredita que Portugal vai entrar em incumprimento à semelhança da Grecia? O Antonio Maria acredita mesmo que em situação normal vamos pagar o que devemos? Gostaria de ter esse otimismo, mas lembro apenas 3 acontecimentos
que tornarão o pesadelo uma evidencia: a fatura das PPP, a crise imobiliaria(com imcumprimentos das familias e colapso do fistema bancario) e a crise alimentar que se avizinha. Foi um bom esforço de esperança...

Elio Tavares disse...

tenho algum conhecimento da Europa e total orgulho da cultura EUROPEIA, neste momento escrevo do Brasil mas estou de malas prontas para o Norte Da Europa com a familia porque o Capistalismo existente (neste caso, Brasil) é uma fraude, uma farsa só vê quem quer ver porque existe muito mais dignidade na Selva. A minha educação não se coaduna com a exploração humana.

António Maria disse...

Vamos por partes: o buraco negro dos derivados financeiros OTC tem uma amplitude nocional = 10xPIB mundial. Não se sai disto, como não se sai do endividamento soberano do Ocidente sem um RESET! A dívida do Reino Unido aproxima-se do £1.000.000.000.000. Como fazer? Há quem proponha uma troca de papeis entre todos credores/devedores de modo a apurar uma espécie de situação líquida menos dramática. Seja como for, temos que fazer o nosso trabalho de casa (reduzir o Estado, parar as PPP, etc) e, por outro lado, dizer claramente que o ouro português não está à venda!

Anónimo disse...

Este post é para aplaudir de pé: clap, clap, clap, clap!

Miguel Horta

menvp disse...

Os 'Bilderbergos' ambicionam não só 'deitar a luva' aos activos das nações... como também, pagá-los a preço de saldo: "Descida do rating pela Moody’s é imoral".
.
.
Marionetas dos 'Bilderbergos' (ex: Sócrates e afins) fizeram o seu trabalho: silenciaram 'Medinas Carreiras' e conduziram países para a falência...
.
.
Bandalhos/cúmplices dos 'Bilderbergos' (ex: os praticantes do Terrorismo_CGTP) também fizeram o seu trabalho:
- face a uma entidade pagadora em deficit (leia-se Estado), apresentavam propostas de aumentos - e não - propostas de orçamentos... leia-se, queriam mais dinheiro não importa vindo de onde... leia-se, jubilavam quando os aumentos vinham... e... varriam para debaixo do tapete o facto da entidade pagadora ter necessidade de pedir dinheiro emprestado a especuladores, e necessidade de vender activos...
OBS 1: agora andam por aí chorar lágrimas de crocodilo: «alerta para "perda de soberania" do País».
OBS 2: os praticantes do Terrorismo_CGTP deviam de abandonar a bandalheira/cumplicidade... e deviam de ganhar juízo: em vez de protestos contra as medidas de austeridade, deveriam, isso sim, era estudar quais as medidas de austeridade necessárias... para que o país não necessite de pedir dinheiro emprestado aos (perigosos) especuladores.

Karocha disse...

Caro António Maria

Acha mesmo que ela é uma pirata?
Eu não , só quero o que é meu!
Abraço
Manuela Diaz-Bérrio aka Karocha Diaz-Bérrio

António Maria disse...

A Moody's é um pelotão de ataque dos grandes especuladores mundiais que têm participações na própria empresa. Isto não significa que as pessoas, empresas, bancos e países não estejam sobre endividados. Estão! No entanto, terá que ser encontrado um ponto de equilíbrio ente os credores legítimos e os devedores. Mas para isto acontecer, teremos primeiro que reduzir drasticamente o protagonismo dos especuladores profissionais... O mundo ocidental transformou-se num gigantesco BPP, ou, para quem aida se lembra da senhora, numa Dona Branca planeária. Quando a pirâmide implode, todos reclamam o seu... mas terão que perceber que o "seu" é uma coisa muito relativa, pois sabiam desde o início que estavam a jogar no casino!

Karocha disse...

Caro António Maria

Eu não andei a jogar.
Só quero o que é meu de direito.

António Maria disse...

Nothing personal ;)

António Maria disse...

Karocha, só agora percebi as entrelinhas ;) Claro, torne o seu caso público!

Karocha disse...

LooLLLL António Maria!

Já leu o CM de hoje?