domingo, outubro 09, 2011

Nando's & Oporto

Só falta mesmo aliviar o peso do Estado!



A última fornada de piri piri que o generoso arbusto do meu jardim me concedeu neste Verão quente de 2011 foi religiosamente colhida esta tarde. Enquanto experimentava uma infusão de chá verde com rebentos de alecrim, folhas jovens de hortelã vulgar, folhas de erva príncipe e uma pitada de açúcar (deliciosa infusão!), o Google ajudava-me, como sempre, numa pesquisa muito especial: encontrar a verdadeira origem do piri piri africano (1) e, claro está, uma boa receita para preparar um molho picante que tonifique as artérias e propicie aquele ponto de equilíbrio entre prazer e dor que nenhum cosmopolita dispensa. Os ingredientes da receita são estes: piri piri, gengibre, limão e alho. E o autor da receita chama-se Oporto, uma empresa fundada por um australiano de origem portuguesa, António Cerqueira, que agrupa mais de uma centena de restaurantes de fast-food, especializada em Galinha à Africana, pequenos-almoços com ovos, hamburgers, wraps e rolls de frango, nunca frito, mas sempre fresco e grelhado.

Nando's — uma cadeia de restaurantes nos cinco cantos do mundo

Mas não é apenas a bem sucedida Oporto's que mostra como a gastronomia e a iconografia lusitanas podem, por assim dizer, retomar os aromas da globalização sem precisar de virar as costas ao que pode fazer a diferença num mundo altamente competitivo como o actual.

Em 1987 Robert Brozin e o portuense moçambicano Fernando Duarte compraram um restaurante chamado Chickenland, situado em Rosettenville, na zona sul de Joanesburgo. Mudaram-lhe o nome para Nando's, o restaurante do Nando. E especializaram-se num material gastronómico: o frango — grelhado com piri piri, cortado e apresentado das mais variadas maneiras, espetadas de frango, pipis e até frango na cataplana com arroz. O logo, como não podia deixar de ser, é um derivativo sem complexos pequeno-burgueses do Galo de Barcelos! Toda uma lição para as aberrações gráficas sucessivas da "Marca Portugal".

O Nando's (ver artigo no Wikipedia) foi considerado pela revista Advertizing Age uma das trinta marcas mais escaldantes de 2010, e entre os factores de diferenciação desta cadeia gastronómica conta-se o sentido de oportunidade e inteligência das suas acções de marketing de guerrilha.



Dois exemplos mais de que os portugueses sabem triunfar desde que os deixam em paz.





NOTAS
  1. Todos os chilli são originários da América central e do sul, e foram trazidos para a Europa pelos exploradores portugueses e espanhóis. Os portugueses, nomeadamente, fizeram-no chegar a África, Índia, Ceilão, Tailândia e China. O piri piri é um cultivar do Capsicum frutescens, ou do Capsicum chinense, pequeno, vermelho quando maduro, muito picante e cuja planta onde se desenvolve chega a medir mais de dois metros de altura (como aquela que tenho no meu pequeno jardim).
Deveríamos ir todos um mês para a Austrália, ou para Vancouver, experimentar os franguinhos da Nando's Chicken Vixens ;)

ACTUALIZAÇÃO: 10 Out 2011 11:09

Sem comentários: