segunda-feira, maio 14, 2012

The debt in Spain stays mainly in the... banks!

A Espanha à beira do resgate? Ou o euro à beira do colapso?

Gráfico do ZeroHedge com base em dados do Banco de Espanha


Mais um gráfico terrível da situação financeira espanhola, criada por uma euforia irresponsável cuja responsabilidade vai inteirinha, ou quase, para os partidos e os bancos espanhois. A dívida dos bancos espanhois ao BCE duplicou de 31 de Dezembro de 2011 até Abril deste ano, correspondendo a mais do dobro do PIB português. É obra!

O subprime espanhol, tal como ocorreu nos EUA, é de tal modo gigantesco, que a única alternativa para sossegar este monstro imobiliário parece ser, de momento, tanto para os espanhóis, como para os alemães, injectar quantidades infinitas de euros sobre o buraco radioativo.

Até quando? Os rombos que começaram a abrir, no fim da semana passada, no Titanic da especulação mundial, o JP Morgan, apontam para duas certezas: o colapso financeiro do imobiliário em Espanha vai acontecer, e não vai demorar muitos meses :(

2 comentários:

Bolota disse...

É por esta e por outras que nós não vamos sair do euros, nós vamos ser corridos do euro...por uma razão simples, não vai haver dinheiro que chegue para intervencionar Espamha.
Dai, é mais facil deixar que se comam vivos uns aos outros em paises como a Grecia, Portugal e afins...

Karocha disse...

Sempre foi o grande receio do meu rapaz, António Maria!
Sempre o ouvi dizer "se Espanha, que tem uma bolha da qual ninguém fala,Portugal não aguenta"

Assino por baixo o comentário do Bolota.