quinta-feira, julho 12, 2012

O precipício

Charles Hugh Smith resume neste gráfico o fim do "sonho americano"

Paulo Portas, otimista, verberou a insaciável e demagoga "esquerda" sobre a metáfora do precipício do endividamento. Mas a verdade é que ainda não demos um passo atrás. Continuamos no ar como o coiote americano!

A classe média americana está a pedalar no vazio centrífugo da sua impagável dívida. Lembram-se do Wile E. Coyote (mais conhecido pelo Road Runner), de Friz Frelend/WB, a pedalar no ar, antes de se precipitar a grande velocidade pelo desfiladeiro abaixo nas Montanhas Rochosas? Pois foi esta a excelente metáfora encontrada por Charles Hugh Smith para ilustrar a dramática situação da classe média americana.

Nos EUA, na Europa, no Japão (pioneiro nesta desgraçada depressão) e até na China as taxas de juro de referência praticadas pelos bancos centrais não têm parado de descer, estão próximas do zero no Japão, EUA e Europa, e nalguns casos mesmo, abaixo de zero (como já sucedeu numa recente colocação de dívida alemã); os ativos-fantasma dos bancos estão a ser transformados em capital de reserva puramente virtual, ou melhor dito, fraudulento. Resultado: a dívida da classe média, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa, pois no Japão a classe média já morreu, e na China poderá vir a revelar-se um nado-morto, disparou para níveis catastróficos :(

Os gráficos do artigo de Charles Hugh Smith, The Global Economy: It's All About Increasing Leverage  (July 10, 2012), embora relativos apenas aos EEUU refletem uma situação aflitiva que não é muito diferente da existente, e que se agrava dia a dia, na Europa

“…the incomes of 90% of American households has gone nowhere for the past 40 years.”

(…)

The same reliance on leverage has occurred in China, Japan, Europe and the U.S.
The entire global economy’s “growth” was based on increasing leverage. That machine has soared off the cliff, and now the Empire’s global army of toadies is desperately attempting to mask this reality by substituting phantom assets for actual capital.

They can't do anything about lowering interest rates, though; that mechanism has already been maxed out as rates approach zero.”

O Capitalismo da abundância morreu, e morreu por duas razões:
  1. porque acabou o petróleo barato, e em geral as boas terras agrícolas, as sementes e as matérias primas a bom preço, num mundo muito desigual e que cresce, na economia, no consumo e na demografia, de forma caótica e insustentável;
  2. e porque, na luta contra a queda tendencial da taxa de exploração e consequente procura incessante de trabalho barato, o Capitalismo forçou as ricas economias americana e europeia (corrompendo para tal as respetivas nomenclaturas políticas e burocracias) a perderem as suas bases industriais, nomeadamente deslocalizando-as para as suas antigas colónias e protetorados asiáticos, latino-americanos e africanos.

Deste declínio imparável do Ocidente resultará em breve um grande conflito à escala planetária, pois não creio que as classes médias americanas e europeias se deixem pura e simplesmente liquidar pelos 0,5% de abutres contabilizados. E a razão é simples: as democracias industriais e tecnológicas, tais quais as conhecemos, foram imaginadas e desenhadas pelas e para as classes médias que somos e conhecemos, pretendendo nós, pelo menos no plano das intenções e da ideologia, que a democracia, o crescimento, a solidariedade social e a cultura fossem bens progressivamente acessíveis à esmagadora maioria das populações e das sociedades banhadas pelo "progresso" e pela "modernidade". Sem nós o mundo do conhecimento, da técnica, do consumo e do espectáculo pura e simplesmente deixará de existir. E se tal acontecer, os 0,5% que arrecadam mais de cinco ou seis milhões de dólares, libras, francos ou euros por ano esfumar-se-ão também no meio da tempestade. Alguns mesmos perderão as suas lindas cabeças pelo caminho!

A minha recomendação à classe média portuguesa continua, pois, a ser a mesma: livrem-se das dívidas que poderão não conseguir pagar daqui a uns anos, vendam o que não tem futuro (papel bolsista, casas em zonas deprimidas e afastadas dos centros urbanos com alguma vitalidade), e invistam parte das poupanças em imobiliário nos centros urbanos em crescimento demográfico (Cascais, Sintra, Setúbal, Lisboa...), sobretudo comprando boas casas a bom preço, bem situadas e servidas de transportes e serviços, que precisem de algumas obras, mas não demasiadas, e comprando ainda quintas e quintinhas com água e potencial agrícola, frutícola, florestal, a menos de 100Km das principais cidades e vias de comunicação ferroviária e rodoviária. E, já agora, comprem ouro e prata (em barra e moedas), pois o dinheiro vale cada vez menos a cada mês, semana e dia que passam :( E já agora organizem-se! Em grupos profissionais, em grupos de interesse, em tertúlias culturais, e em novos partidos, pois os que existem estão mortos, jazem e apodrecem, como ontem pudemos constatar no caricato debate da nação.

A situação é trágica, mas convém manter algum sentido de humor e criatividade no meio do naufrágio em curso...



POST SCRIPTUM
According to the conventional account, the Great American Middle Class has been eroded by rising energy costs, globalization, and the declining purchasing power of the U.S. dollar in the four decades since 1973. While these trends have certainly undermined middle-class wealth and income, there are five other less politically acceptable dynamics at work:

1—The divergence of State/private vested interests and the interests of the middle class 
2—The emergence of financialization as the key driver of profits and political power 
3—The neofeudal “colonization” of the “home market” by ascendant financial Elites 
4—The increasing burden of indirect “taxes” as productive enterprises and people involuntarily subsidize unproductive, parasitic, corrupt, but politically dominant vested interests 
5—The emergence of crony capitalism as the lowest-risk, highest-profit business model in the U.S. economy.

in “Middle Class? Here’s What’s Destroying Your Future | Why it’s harder than ever to build wealth” by Charles Hugh Smith Wednesday, July 11, 2012, 8:36 PM

Ao contrário do que possa parecer, este não é um problema só americano, mas também europeu, e porventura mundial — pelo menos onde existem classes médias. As democracias ocidentais foram literalmente capturadas por novas elites financeiras que por sua vez trazem no bolso a corja partidária que disputa e ganha eleições.

Última atualização: 12 julho 2012 21:16

Sem comentários: