quinta-feira, janeiro 30, 2014

In a Typhoon, Even Pigs Can Fly (for a while) | charles hugh smith

Here's the global financial crisis in a nutshell: access to easy credit can solve a temporary liquidity problem, but it can't increase the value of collateral or generate income.
O setor financeiro está afogado em ativos tóxicos e em ativos sobre avaliados. Um desses ativos zombies são as urbanizações paradas, por construir, por acabar, ou por vender, outro é a dívida pública de muitos países. Daí que haja uma grande procura de tudo o que tenha valor real: ouro, prata, obras de arte, terra, água e outros recursos naturais e ainda empresas públicas que prestam serviços essenciais em regime de monopólio  ou quase monopólio.

Está pois em curso uma corrida desesperada por ativos resistentes ao colapso financeiro em curso, o qual começou a acelerar o passo assim que a Reserva Federal e o BCE anunciaram que a torneira da liquidez monetária vai começar a fechar. O dominó das periferias e das chamadas economias emergentes está aí. Só não vê quem prefere meter a cabeça na areia da saída iminente da crise.

E quando as contas começarem a chegar com juros mais altos (a Euribor já inverteu a tendência de queda e há várias semanas que sobe), e a reavaliação dos ativos for imposta pelos bancos centrais, então sim, veremos todos o enorme buraco desta crise.

Livrem-se das dívidas!

charles hugh smith-In a Typhoon, Even Pigs Can Fly (for a while)

Sem comentários: