terça-feira, setembro 30, 2014

A partir de 2015 comboios internacionais ficam na fronteira!

Eixos ferroviários prioritários da TEN-T financiávei pela UE


O boicote promovido pelo Bloco Central da Corrupção contra o 'TGV' vai transformar Portugal numa ilha ferroviária. Cortesia da cleptocracia que temos e da indigente imprensa que a apoia


A ofensiva da Brigada do Reumático do Bloco Central fez a sua primeira vítima (pôs-se a jeito, é certo). E agora irá virar toda a sua artilharia, que é muita, contra Passos Coelho. Aguentará este o embate ou não?

Eu acho que este governo tem que anunciar durante o debate do próximo Orçamento algumas ideias fortes, se não quiser morrer na praia. Aqui vão algumas, de borla.

  1. Porto de águas profundas na Trafaria com fecho da Golada do Tejo e proteção garantida da Costa da Caparica (seriamente ameaçada pelo mar...)
  2. Aeroporto Low Cost no Montijo, com ligação ferroviária entre o Montijo e Pinhal Novo (já existe, é só reativar...)
  3. Lançamento imediato da linha ferroviária de duas vias em bitola europeia (UIC) entre Pinhal Novo e Caia, com ramais na mesma bitola para Setúbal (cidade e porto) e Sines. IMPORTANTE: Ana Pastor anunciou esta semana mais investimentos na ligação Madrid-Badajoz (Caia). Quando esta ligação estiver terminada, antes de 2020, a ligação ferroviária Lisboa-Madrid será inexoravelmente interrompida em Elvas, obrigando ao transbordo de pessoas e mercadorias para a nova linha de bitola europeia com estação em Caia.
  4. Lançamento da linha ferroviária de duas vias em bitola europeia entre Aveiro e Salamanca. IMPORTANTE: Salamanca e Zamora estarão ligadas à rede espanhola de bitola europeia (UIC) em 2015, ou seja, a partir desta data os comboios portugueses da linha Aveiro Salamanca terão que fazer transbordo de mercadorias no porto seco de Salamanca, para onde os transitários rodoviários portugueses (Luis Simões, etc.) já estão a mudar-se!
  5. Lançamento de uma política de 'flat rates' para consumos mínimos de água e energia, garantidas gratuitamente pelo estado aos cidadãos mais necessitados. Esta medida deverá ser acompanhada por uma redução drástica das rendas da REN, EDP, GALP-Energia, Iberdrola, Endesa e das Águas de Portugal.
  6. Atribuição de novas competências e responsabilidade administrativas e sociais às Juntas de Freguesia que, em consórcio institucional com as Paróquias, as Misericórdias e os Agrupamentos Escolares do Ensino Básico e Secundário deverão passar a ter uma função crucial no combate ao flagelo social desta crise. A necessidade de encolher o estado paquidérmico e partidocrata que temos e a complexidae tecnológica crescente das sociedades exigem novas soluções, simultaneamente criativas, eficazes, e compatíveis com a economia que temos.
  7. Anúncio de uma iniciativa legislativa sobre a diminuição do número de deputados da AR (para o mínimo previsto na lei) sem perda da diversidade ideológica do parlamento — o que seria conseguido por uma mudança das regras da representação e de proteção das minorias ideológicas.
Em suma, quem for amigo do homem que ainda nos governa, faça-me o favor de lhe fazer chegar estas ideias bem intencionadas.

Sem transportes competitivos não há economia, nem recuperação possível


É urgente cumprir o que foi prometido, assinado e está previsto pela União Europeia: ligar as capitais portuguesas (do Norte e do Sul) e os portos marítimos portugueses (do Norte e do Sul) à Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T), apostando ao mesmo tempo no transporte aéreo low cost.




A Espanha está a construir linhas com os parâmetros da RTE-T (bitola UIC, eletrificação, sinalização e segurança). Não irão, por conseguinte, construir vias únicas ou vias únicas com diferentes bitolas para servir a ronha do ex-BES+Mota-Engil e do Bloco Central que ameaça regressar, pela mão do sargento-ajudante Costa. O novo troço Évora-Badajoz, prolongando a via única existente Évora-Lisboa (ideia apresentada na Sociedade de Geografia de Lisboa pelo célebre engenheiro Matias, o mesmo que defendeu com unhas e dentes o famoso embuste da Ota) é mais um embuste de milhões de euros para o lixo. Desde logo porque nada tem que ver com a RTE-T, prioridade europeia, e que como tal não receberá um cêntimo de Bruxelas, do BCE ou do BEI. A CP tem desempenhado neste particular um papel de subserviência indigente merecedora de total condenação e exposição pública. Propalar junto dos ignorantes ministros que podemos continuar parados porque a Espanha só chegará a Badajoz e Salamanca em 2030 é um parecer criminoso cuja autoria deve ser esclarecida imediatamente e remediada sem apelo nem agravo.

As provas do novo embuste


Madrid-Galiza: 2018

Galicia repite en 2015 como tercera comunidad en inversión por el AVE
EL País. David Reinero Santiago de Compostela 30 SEP 2014 - 14:15 CEST

...Además de la línea a la Meseta, Adif también prevé 111 millones para terminar el Eje Atlántico entre A Coruña y Vigo, que entrará en servicio el próximo año.

Thales y Siemens logran un contrato de 512 millones en el AVE a Galicia
El País, Madrid 26 SEP 2014 - 19:47 CEST

...Asimismo, Adif ha adjudicado a Isolux Corsán la construcción de otro tramo del AVE extremeño a su paso por la provincia de Badajoz, por un importe de 16,50 millones de euros.

Las inversiones en infraestructuras crecen un 8,8% respecto al proyecto de 2014
Alejandro Bolaños Madrid 30 SEP 2014 - 12:15 CEST

Adif, ente público titular y promotor de la red ferroviaria, anunció recientemente que en 2015 se pondrán en servicios 1.000 kilómetros de líneas AVE, con lo que la Alta Velocidad llegará a Zamora y Ourense, a Burgos, a Palencia y León, además de a Murcia.

Madrid-Salamanca: 2015

La Alta Velocidad unirá Salamanca y Zamora con Madrid en abril de 2015
02.12.13 - 14:41 - EL NORTE | VALLADOLID

La Alta Velocidad ferroviaria unirá las ciudades de Salamanca, Zamora y Madrid en abril de 2015, lo que reducirá los tiempos de viaje entre la capital de España y Medina del Campo a una hora y hasta los 86 minutos con la ciudad del Tormes, según explicaron hoy el director general de Explotación y Construcciones de Adif (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias), Antonio Gutiérrez, y la ministra de Fomento, Ana Pastor.

Madrid-Badajoz: 2015-16

Moncloa echa un cable a Monago e impulsa el AVE a Extremadura a menos de un año para las autonómicas
Voz Populi, 16-05-2014

El trazado entre Madrid y la frontera portuguesa no estará entre los afectados por la revisión de los planes de Fomento en lo que se refiere a la alta velocidad. Para muestra, sólo en esta semana se han licitado contratos valorados en más de 400 millones de euros.

El Ministerio de Fomento va despejando dudas sobre el futuro de la red de alta velocidad que aún está por desarrollar y cuya viabilidad está siendo objeto de estudio. Entre los proyectos que seguirán adelante estará el AVE entre Madrid y Extremadura, que en los últimos días ha sido impulsado por el Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (Adif) con licitaciones para este trazado valoradas en más de 400 millones de euros.

A rede europeia privilegia a ligação Irun - Madrid - Sevilha - Algeciras - Marrocos

Infrastructure - TEN-T - Connecting Europe
News (11/09/2014)

€11.9 billion to improve European connections

The European Commission has on 11 September 2014 invited Member States to propose projects to use €11.9 billion of EU funding to improve European transport connections. This is the largest ever single amount of EU funding earmarked for transport infrastructure. Member States have until 26th February 2015 to submit their bids.

O que dizem dois especialistas independentes


PP
  1. A estratégia marroquina-francesa tem sido o motor do desenvolvimento do Y basco e da linha de alta velocidade do sudoeste europeu (Algeciras-Madrid-Irun). Os franceses e os marroquinos querem criar uma espécie de "ponte" por cima de Espanha que ligue o mais rapidamente possível a França a Marrocos. E já perceberam que a melhor ligação é por Irun (e não por Barcelona, nem por qualquer outro ponto).
  2. Para contrariar esta estratégia francesa-marroquina, Madrid tentou fazer um 3º canal a ligar a Espanha a França, atravessando os Pirinéus por Zaragoza. A ser feita esta linha, ela morreria do lado francês, no meio de nada. Os franceses querem privilegiar a costa ocidental francesa, mais desenvolvida. Para esta tolice, a proposta madrilena do 3º canal, que nos afetaria seriamente porque se afastava do eixo Vilar Formoso-Irun, contou com o apoio do governo português e até de alguns professores universitários (já nada me espanta...). Contudo, os franceses opuseram-se e privilegiaram o canal Algeciras-Madrid-Irun, que depois se prolonga pela linha do TGV Paris-Bordéus. Esta foi a razão das obras no Y basco.
  3. Não vale a pena ter em consideração os disparates que têm sido defendidos pelos governantes, pela ADFERSIT e outros apêndices do poder, sobre as obras e os prazos de conclusão das linhas que interessam a Portugal. Geralmente é gente que nada percebe do assunto, mandam bocas e falam no ar e passam pelas cadeiras do poder, mas nada fazem de concreto e de positivo. Os espanhóis até agradecem que os nossos governantes e seus apêndices digam que não se vai fazer nada nas ligações a Portugal. Assim Portugal ficará perfeitamente dependente de Espanha daqui a meia dúzia de anos, o que não deixa de ser lamentável...

RMVS
  1. Salvo melhor interpretação, a estratégia baseia-se em fazer eventualmente alguma coisa mas só depois de 2025, porque se espera que em 2025/30 o Aeroporto da Portela (e o do Montijo) atinjam os seus limites máximos. Ora se só lá para 2030 é que voltaremos a falar do NAL, o melhor, por agora, será não fazer nada que perturbe os investimentos nos terrenos de Alcochete.
  2. Alguns supostos responsáveis alegam falta de informação para poderem decidir. Esse deve ser o discurso oficial para nada fazer. Ora estando Espanha (França) e Portugal em competição aberta por financiamentos comunitários, não acredito que a Espanha abra o jogo com Portugal. Espanha tem respondido à verborreia dos governantes portugueses com uma arma simples e eficaz: o facto consumado!
  3. Com um ano de antecipação alertou-se para o facto de que Espanha estar a preparar o encerramento das linhas de bitola ibérica junto à fronteira portuguesa, situação que foi, aliás, comprovada pelo documento entregue pela Pastor ao Álvaro.
  4. Já relativamente à situação da linha da Beira Alta, alertamos com 15 dias de antecedência, sendo certo que em Salamanca irão entroncar as linhas vindas da Galiza, com a que se destina a Irun e Madrid. Só mesmo um cego é que terá dificuldades em chegar a esta conclusão. Presumo que Portugal não irá fazer nada, certamente porque ainda não viu provas e/ou documentos oficiais do que está efetivamente em obra e pode ser comprovado por quem tem a obrigação de se informar em matéria estratégtica de tamanha relevância. A Espanha, primeiro faz, e depois inicia o serviço, dispensando-se de nos entregar qualquer tipo de provas ou documentos oficiais, dada a volatilidade do posicionamento oficial de Lisboa.
  5. Parece-me claro que a Base do Montijo já terá sido aceite (entre dentes) para as Low Cost. 
  6. Por outro lado, a estagnação do país e o seu endividamento excessivo obrigam a adiar o NAL, contra o gosto de quem tanto 'investiu' já em Alcochete. O bode expiatório para nada se fazer em matéria de UIC é, porém, o enxame das Low Cost. Tanta desgraça junta é devida às Low Cost, pois se estas não existissem, já haveria NAL na Ota ou na Ota em Alcochete. E no entanto, a ligação AV entre Lisboa e o resto de Espanha (Madrid, Córdova, Sevilla, Valladolid, etc.) seria capaz de roubar metade do negócio que ainda é a ponte aérea Lisboa-Madrid. Outro motivo para boicotar o TGV, claro!
  7. Relativamente à questão portuária, Espanha faz muito bem em defender os seus interesses, acertando posições com França e Marrocos. Por cá, e salvo melhor opinião, anda tudo a ver navios.
  8. Quanto à dependência em que ficaremos relativamente a Espanha ela é incontornável — e já não só no setor financeiro! Não acredito que Espanha mantenha duas bitolas só para nos satisfazer caprichos. Têm que racionalizar e poupar. E mais importante ainda, qualquer sistema ferroviário assenta na segurança. E libertar-se de qualquer fator de entropia que possa beliscar essa segurança é ponto assente em qualquer planeamento estratégico feito com pés e cabeça — além de que, o desastre ferroviário de Santiago serviu de lição a quem tenha andado a facilitar, eventualmente por motivos de agenda eleitoral. Estou a referir-me, por exemplo, à carga de entropia como barragem ao eventual uso do 3º carril na linha Beira Alta. Por sua vez, da experiência existente da Linha do Norte, era bem mais económico fazer ao lado da actual linha uma linha (mesmo única) em bitola UIC — estilo vai-e-vém de alta velocidade.
  9. Finalmente, li ainda há pouco que Espanha vai iniciar em breve os serviços comerciais de AV em mais 1000 km de UIC. A Espanha terá dificuldade em discriminar uma região em detrimento de outra. Ora estando a ligação Galiza / Madrid / Hendaye em bom ritmo, não estou a ver os manchegos da Extremadura a ficarem para 2º plano.

Sem comentários: