terça-feira, setembro 30, 2014

Hollande dá último empurrão para o colapso da França

Um gráfico demonstrativo das causas estruturais do colapso que se avizinha

Dívida pública francesa supera os dois biliões de euros (2E12€)


Pour la première fois, la dette publique de la France dépasse les 2000 milliards d'euros
Réunion 1ère avec Francetv info
Publié le 30/09/2014 | 11:10, mis à jour le 30/09/2014 | 11:10

La dette publique de la France s'est établie à 2 023,7 milliards d'euros à la fin du deuxième trimestre, dépassant pour la première fois la barre symbolique des 2 000 milliards, a annoncé, mardi 30 septembre, l'Insee. Rapportée à la richesse nationale, cette dette, mesurée selon les critères de Maastricht, atteint 95,1% du PIB (Produit intérieur brut).

A agência noticiosa pública Lusa e o DN anunciam esta manhã que a dívida pública francesa superou os 'dois mil milhões de euros'. Enganaram-se só em 1 998 000 000 000€, uma quantia equivalente a 1998 pontes Vasco da Gama!

Se há coisa de que não precisamos é de uma agência noticiosa pública, a LUSA, generosamente paga com os nossos impostos, que nem sequer para traduzir uma notícia serve. Um MILLIARD são MIL MILHÕES, i.e 10E9. Logo, a dívida pública francesa acaba se superar os DOIS BILIÕES DE EUROS e não, como diz a analfabeta Lusa, "dois mil milhões de euros"*. Não haverá na dita agência, nem no DN, ninguém que saiba, ao menos, distinguir um milhão de mil milhões e mil milhões de um milhão de milhões, ou seja, de um bilião? Já bem bastam os nossos políticos e boa parte dos econometristas que temos, que continuam a confundir milhões com biliões. O resultado está à vista :(

Mas vamos ao que interessa: o gráfico acima mostra que a notícia de hoje estava escrita nos gráficos há muito, mesmo antes de o 'socialista' Hollande ter sido eleito com base na promessa populista de que iria levantar a França. A mesma ideia demagógica e populista que o sargento-ajudante da corja rendeira e devorista lusitana, o cabotino Costa, também promete prosseguir se um dia os portugueses, de cabeça perdida, resolvessem apostar nesta criatura sem ideias mas com uma tarimba partidária que vem dos bancos do Secundário!

A Europa, tal como os Estados Unidos, o Japão, e agora a China, cuja bolha imobiliária rebentou em sincronia com o sit-in de Hong-Kong (a já chamada Primavera dos Guarda-chuvas), estão enredados num problema global chamado pico do crescimento. Trata-se de uma longa era (1896-2008*) que já chegou ao fim, cuja crise se manifesta desde meados dos anos 70 do século passado, mas que só agora começamos a perceber, quando olhamos pelo retrovisor das estatísticas.

Deixou de haver petróleo barato, a inflação dos preços das outras matérias primas é estrutural, mesmo quando há flutuações em baixa motivadas pelos jogos de derivados ou pela queda da procura causada, sobretudo, pela queda do poder de compra, por sua vez causada pelo deemprego, por sua vez causada pela falência de milhões de empresas e serviços públicos sobre endividados a que os bancos só conseguem acudir através de uma fraude sistémica do sistema monetário, por sua vez induzida pelos governos em bancarrota financeira, social e política. O desespero a que os demagogos chamam 'crescimento' não é mais do que a tentativa desesperada de reinflacionar as economias. O intento está condenado ao fracasso,  mas pior do que isso, ao darmos largas à demagogia populista dos Hollande, dos pseudo Sócrates e dos Costinhas deste mundo, estamos a deixar promover o sobre endividamento público e privado dos países para lá de todos os limites da racionalidade. O resultado só poderá ser catastrófico, quer dizer, uma implosão em cascata das grandes economias, eventualmente precedido de dezenas de bancarrotas nos países periféricos. É o que estamos neste momento a ver: depois da Islândia, Irlanda, Grécia, Espanha, Chipre e Portugal, ou da Venezuela (apesar de ser o 9º produtor mundial e o 10º exportador mundial de petróleo) e da Argentina, etc., seguir-se-ão países como a França, o Reino Unido e os Estados Unidos da América.

Será uma III Guerra Mundial suficiente para restabelecer o equilíbrio?

Não creio que tenhamos pela frente uma nova guerra mundial como as duas famosas guerras de destruição maciça que o século 20 conheceu. O mais provável é assistirmos a uma espécie de guerra global assimétrica durante décadas a fio, basicamente centradas na distribuição mundial do petróleo, do gás natural e de algumas matérias primas essenciais.

É por tudo isto que o patamar ultrapassado pela dívida pública francesa —dois biliões de euros— é um sinal de alarme que devemos levar muito a sério. Lá como cá, temos que deixar de dar ouvidos às sereias disléxicas da partidocracia, e temos que partir para uma refundação racional do sistema de liberdades públicas e de democracia ajustado à nova era de contenção e criatividade potencial que se abre diante de todos nós. António Costa não é nenhum Sebastião 2.0, e se fosse, seria a nossa completa desgraça coletiva.



* Em português de Portugal um BILIÃO são 10E12, ou seja, um MILHÃO DE MILHÕES. No Brasil, que segue acriticamente o sistema americano nesta matéria, como noutras, usam o termo BILHÃO para 10E9, o nosso MILHAR DE MILHÃO. Portanto, é fácil: UM BILIÃO = 10E12, e UM BILHÃO=10E9. Seja como for, uma vez que em Portugal os nossos analfabetos políticos e jornalistas já aprenderam a dizer MIL MILHÕES, então, em coerência, e sobretudo por respeito pelo tipo de escala aritmética entre nós usada, terão que dizer BILIÃO quando querem enunciar um valor de 10E12, como é o caso da dívida francesa.


** Sobre isto ler The Great Wave, Price Revolution and the Rhythm of History, de D H Fischer (1996). Segundo Fischer a era inflacionária do século 20 transcorreu entre 1896 e 1996. No entanto, o ano 2008, doze anos depois de publicado este importante estudo, marca definitivamente o início de uma nova longa era de baixa inflação, quebra progressiva dos rendimentos do trabalho, desemprego estrutural e crescimento real da economia global entre 0 e 1%. Curiosamente, ao longo dos tempos, estes períodos longos são geralmente propícios à invenção. Não nos esqueçamos que boa parte das descobertas científicas que permitiram o desenvolvimento tecnológico do século 20 decorreram nos séculos 17, 18 e sobretudo 19.

Sem comentários: