domingo, novembro 23, 2014

Bloco de nada

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda
Foto©Paulete Matos

O que falta ao Bloco que o Podemos tem?


Miguel Portas “A renovação do Bloco tem de passar pela saída dos quatro fundadores”
i, 22-06-2011 08:21

Em 2009 cheguei a acreditar que o Bloco de Esquerda num vaipe de inteligência estratégica iria crescer com a energia da juventude de parte substancial dos seus entusiastas e o abandono dos esqueletos leninistas, estalinistas e trotskistas dos seus fundadores. Pensei mesmo que os bloquistas, aproveitando o desastre da governação pirata de José Sócrates, iriam ameaçar a hegemonia rentista e devorista do Bloco Central alargado (PS, PSD, CDS/PP), atraindo o eleitorado sincero e honesto do Partido Socialista nas eleições que se seguiram à queda ruinosa do governo Sócrates. Enganei-me.

Em 2011, a falta de credibilidade escancarada pelo Bloco de Esquerda na sequência da sua atuação desastrosa relativamente ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), recusando-se liminarmente a sentar-se à mesa com a Troika, daí resultando uma pesada derrota eleitoral e a subsequente fragmentação partidária, que prossegue a toda a velocidade, fez-me regressar à análise anterior sobre o bloqueio genético deste armário de cadáveres adiados do marxismo-leninismo: enquanto os seus fundadores e acólitos não se reformarem, dando lugar ao que o Bloco tem de melhor —a sua juventude— este pequeno partido, tal  como o PCP tem sido, continuará a ser parte do lastro burocrático que tem vindo a afundar o país, independetemente das suas hipócritas e cada vez mais lunáticas profissões de fé ideológica.

Só há lugar para mais liberdade, para mais democracia, para mais transparência, para a defesa intransigente do estado de direito, para a soberania social sobre os recursos naturais estratégicos, e os não renováveis, e para menos burocracia de qualquer espécie. Tudo o resto deve ficar em segundo plano diante destas exigências cruciais. Sobretudo as ortodoxias, quase todas reprovadas pela História e por milhões de vítimas inocentes.

A ideologia marxista orginal nasceu no início da Revolução Industrial, uma revolução alimentada por sucessivas vagas de energia barata (carvão, petróleo e gás natural) que permitiu duzentos anos de crescimento rápido e inflação, mas que está a chegar ao fim. Não serão, pois, os cadáveres revisionistas de Marx que poderão inspirar-nos!

Miguel Portas colocou o dedo na ferida quando disse que os fundadores do Bloco deveriam afastar-se e dar lugar aos novos. Pelo que vemos, esta simples medida de higiene ideológica continua por aplicar, e a gangrena do estalinismo espalha-se corroendo o sonho de muitos.

O Bloco, tal como o espanhol Podemos, é um movimento de juventude. Mas, ao contrário do Podemos, está há demasiado tempo sentado no parlamento burguês sem nada fazer de fundamental. O resultado está à vista. Pablo Iglesias terá certamente sentido um calafrio depois de observar mais de perto o que acontece a um partido que não sabe ultrapassar o dogmatismo ideológico e o irrealismo político e ao mesmo tempo permanece sentado nos mesmos sofás da nomenclatura, participando, ainda que micrologicamente, nos processos de poder, respirando os aromas que os privilégios deste sempre exalam.

A implosão do Bloco abriu entretanto espaço político e eleitoral a novas propostas eleitorais, sobretudo assentes na denúncia da corrupção do regime e na rejeição dos irrealismos demagógicos que há décadas apanham a boleia dos privilégios e dos impostos, mas nada produzem que se veja.

Movimentos recentes, tais como o Partido Democrático Republicano, ou o Nós-Cidadãos, ocuparão inexoravelmente o vazio criado por todo um regime neocorporativo, populista e partidocrata que traiu as expetativas e já nada tem para oferecer, além de mais austeridade, corrupção e demagogia barata.

Será que a gente nova do Bloco, como a Mariana Mortágua ou a Catarina Martins, e outros que entretanto já abandonaram as coutadas do maoista Fazenda, do trotskista Louçã, e dos ex-PCP, serão ainda capazes de salvar uma jangada claramente à deriva?