quinta-feira, julho 16, 2015

A última ponte para Atenas

Em discurso no Parlamento, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, voltou a afirmar que assinou um acordo no qual não acredita para evitar uma 'tragédia' — Globo (Foto: Aris Messinis / AFP Photo)

A Grécia encontra-se numa espécie de quarentena, fora do euro


O FlashGrexit é evidente, como evidente é também o facto de a Grécia ser hoje um estado falhado; um estado europeu, da União Europeia, mais ou menos moderno e desenvolvido, mas falhado.

A estratégia de Angela Merkel e Wolfgang Schäuble, que passava por um Grexit duradouro e por uma espécie de Blitzkrieg institucional no seio União Europeia, da zona euro e do BCE, foi derrotada por Washington, cujas ações apareceram claramente sintonizadas com a França e a Itália, mas também com o FMI, o BCE, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, o presidente do parlamento europeu Martin Shulz, e o polaco e presidente do Conselho Europeu Donald Tusk.

Ou seja, apesar de a Grécia ser hoje uma gangrena financeira, social, política e institucional, decepá-la da zona euro e da União Europeia —a consequência provável de um Grexit definitivo— poderia abrir uma Caixa de Pandora de consequências imprevisíveis. E por isso não foi aberta.


O mapa que decidiu a sorte da Grécia

O mapa que ajudou a segurar a Grécia dentro da zona euro

Todos os novos projetos de fornecimento de gás natural à Europa, alternativos à massacrada Ucrânia, entram pela Grécia:

Turkish Pipeline : planeia transportar gás natural da Rússia para a Europa : Rússia - Mar Negro - Turquia - Grécia...

The Friendship Pipeline, aka Islamic Pipeline (Iran-Iraq-Syria pipeline) : planeia transportar gás natural do Golfo Pérsico para a Europa : Qatar-Irão - Iraque - Síria - Líbano - Chipre - Grécia...

TANAP (Trans Anatolian Natural Gas Pipeline) : planeia transportar gás natural do Mar Cáspio para a Europa : Azerbeijão (Baku) - Geórgia - Turquia - Grécia...

TAP (Trans Adriatic Pipeline) : planeia transportar gás natural do Mar Cáspio para a Europa : Turquia - Grécia - Albânia - Mar Adriático - Itália.... Faz parte do TANAP.

Os principais países fornecedores de gás natural em competição são a Rússia, o Irão/Qatar, e o Azerbeijão. Os mais importantes países da região envolvidos na passagem do gá são a Rússia, o Irão, a Turquia, o Iraque e a Síria. Outros países especialmente envolvidos nesta disputa: Israel, Líbano, Egito e Arábia Saudita. Potências ocidentais especialmente envolvidas nesta guerra: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

O acordo nuclear com o Irão só foi assinado depois de clarificada a questão grega. 

Não foi por acaso. Um Grexit teria levado a Rússia a bloquear as negociações com Teerão, adiando sine die o Gasoduto da Amizade Irão-Iraque-Síria, em benefício do Gasoduto Turco acordado entre Putin e Tsipras no passado dia 19 de junho.

O dilema alemão

A Alemanha tinha, pois, um dilema pela frente: ou continuava a alimentar os piratas gregos a Pão de Ló, ou teria que contar com a Gazprom, tanto a leste, como a sul... Em todo o caso, os seus graus de liberdade energética continuam a passar pela Grécia, pela Itália e pela França. Capiche?

Tordesilhas 2.0

A aliança atlântica está para lavar e durar. A Alemanha terá, pois, que se conformar com a sua geografia, sobretudo porque o Novo Tratado de Tordesilhas, a ter lugar, será decidido entre os países atlânticos e a China. África ficará no hemisfério ocidental do Tratado. A Ásia no hemisfério oriental do mesmo. Quanto ao Médio Oriente e à Rússia, terão que se preocupar cada vez mais com a falta de gente, ou com a falta de água, e ainda com as suas ideologias arcaicas, pelo que continuarão numa espécie de limbo violento e sem grande futuro cultural nos tempos mais próximos.

A Grécia de Tsipras

Quanto à Grécia, quem sabe se o radical Tsipras não é o novo realista de que o país precisa para sair da sua degenerada democracia em direção a algo decente e próspero.

Sem comentários: