tag:blogger.com,1999:blog-6770904.post4422152033053077484..comments2023-12-17T00:23:21.850+01:00Comments on O António Maria: Petroleo 7António Mariahttp://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6770904.post-9431162139376121272007-07-16T05:05:00.000+02:002007-07-16T05:05:00.000+02:00Diogo,As suas contas estão certas. Erro meu! No en...Diogo,<BR/><BR/>As suas contas estão certas. Erro meu! No entanto, precisamos de pensar no seguinte: a rentabilidade do negócio dos automóveis, como dos aviões, tem que ver com as chamadas economias de escala, i.e., se não houver um numero suficiente de clientes, o meio de transporte pára! Assim, uma vez que a viagem casa-emprego e as pequenas distâncias da distribuição de mercadorias (até aos António Mariahttps://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6770904.post-80804142105556102342007-07-16T03:17:00.000+02:002007-07-16T03:17:00.000+02:00Já desliguei :-)Já desliguei :-)António Mariahttps://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6770904.post-21037610131180421472007-07-15T12:14:00.000+02:002007-07-15T12:14:00.000+02:00António, peço-lhe um favor, desligue o «comment mo...António, peço-lhe um favor, desligue o «comment moderation».<BR/><BR/>O «comment moderation» tira o prazer ao comentarista de ver o seu comentário publicado de imediato. Por outro lado, impede que sujam diálogos entre comentaristas, o que necessariamente reduz o número de comentários e o número de visitas ao blogue.<BR/><BR/>Se publicarem um comentário que considere indecente, tem a liberdade de Diogohttps://www.blogger.com/profile/07638771332109467487noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6770904.post-45836928580738363162007-07-15T00:53:00.000+02:002007-07-15T00:53:00.000+02:00António: «Os aviões mais recentes gastam entre 5 e...António: «Os aviões mais recentes gastam entre 5 e 10 litros de QAV (Jet fuel) por cada 100 Km de voo e por cada passageiro, i.e. 5-10L/Km/PAX (ver PDF). Um pouco mais, portanto, do que o valor excessivamente optimista anunciado pelo Diogo.»<BR/><BR/>Se considerarmos que um avião normal leva 100 passageiros, teremos então que os aviões gastam (na pior hipótese dos dez litros), mil (1000) litros Diogohttps://www.blogger.com/profile/07638771332109467487noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6770904.post-7226938271260057052007-07-14T17:26:00.000+02:002007-07-14T17:26:00.000+02:00Os aviões mais recentes gastam entre 5 e 10 litros...Os aviões mais recentes gastam entre 5 e 10 litros de <A HREF="http://pt.wikipedia.org/wiki/Querosene" REL="nofollow">QAV</A> (Jet fuel) por cada 100 Km de voo e por cada passageiro, i.e. 5-10L/Km/PAX (ver <A HREF="http://www.google.pt/url?sa=t&ct=res&cd=6&url=http%3A%2F%2Fwww.aviation-civile.gouv.fr%2Fhtml%2Factu_gd%2Factu2005%2Fsemin_dast%2Facte_semin_dec2005.pdf&ei=LuOYRubnBors0QSEvdW0Cg&usg=António Mariahttps://www.blogger.com/profile/14504684236024344917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6770904.post-48198521068781947322007-07-13T23:27:00.000+02:002007-07-13T23:27:00.000+02:00Não concordo com o artigo. Considero o transporte ...Não concordo com o artigo. Considero o transporte aéreo (não, obviamente, para cargas pesadas) o mais eficiente em termos energéticos de todos os tempos. Um avião de carreira normal, gasta dez litros de combustível por km. Em linha recta e sem infra-estruturas – estradas ou carris – que necessitem de manutenção.<BR/><BR/>Com o desenvolvimento dos computadores e das telecomunicações, o Diogohttps://www.blogger.com/profile/07638771332109467487noreply@blogger.com