quinta-feira, abril 07, 2011

Xeque-mate

José Sócrates, o homem “lixo”



A hipótese foi colocada e nunca saberemos a resposta: teria ou não sido preferível abrir oficialmente falência e reestruturar a nossa dívida —negociando com os credores um perdão parcial da mesma—, em vez de precipitarmos o país num abismo de austeridade durante os próximos dez, vinte ou mais anos? Poderia José Sócrates ter mantido este braço-de-ferro com o BCE por muito mais tempo?

Portugal, uma vez na Eurolândia, e ao contrário da Islândia, que não faz parte da zona euro, deixou muito provavelmente de poder declarar a bancarrota e de negociar a reestruturação das suas dívidas com os seus principais credores (Espanha, França, Alemanha e Reino Unido). Dito doutro modo, a Alemanha e a França não estão dispostas a perdoar dívidas a nenhum estado-membro da União.

O mitómano que deixámos à solta esticou a corda, mas o BCE acabou por instruir o Banco de Portugal e a banca privada para desencadearem a operação xeque-mate contra José Sócrates. Dois dias depois de este ter jurado, como um condenado inocente, que jamais entregaria Portugal ao FMI, ei-lo cabisbaixo confessando que, afinal, sempre teria que pedir socorro às instâncias comunitárias e ao FMI.

As empresas públicas, os bancos, as principais cidades e este governo têm, a partir de hoje, uma mesma notação financeira nos mercados internacionais: lixo! A partir de ontem, para todos os efeitos, Portugal tornou-se no terceiro estado pária da União Europeia. Seguir-se-à a Espanha? E depois quem? A França? E o euro —se formos por aqui, aguentar-se-à? Duvido.

4 comentários:

António Maria disse...

O LINK que faltava no comentário anteriro.

Karocha disse...

António Maria

Ainda bem que vem ai o F.M.I.
Só espero que venha a TÉTÉ!!!

Nuno disse...

Agora que vamos ser geridos por um administrador de insolvência, que sirva de lição ao povo Português para ter cautela na próxima vez que for votar.

Esta gente tem de explicar muito bem como é que um endividamento na casa dos 60% em 2008 passa para 90% em 2011 !

Esta gente tem de explicar muito bem como é possível essa escalada apesar de terem aprovado TRÊS PEC !


Deplorável...

Karocha disse...

http://economia.publico.pt/noticia/ministros-das-financas-da-ue-nao-garantem-ajuda-de-80-mil-milhoes-a-portugal_1489065

Vão auditar tudo à lupa! :-)