quarta-feira, outubro 24, 2018

Hong Kong-Zhuhai-Macau

The 55km crossing links Hong Kong’s Lantau island to Zhuhai and the gambling enclave of Macau, across the waters of the Pearl River Estuary. PHOTO: REUTERS

E nós?!


Depois de umas dezenas de mortos acidentais, a esperada derrapagem orçamental, e muita corrupção, o líder chinês inaugurou uma ligação rodoviária histórica entre Hong-Kong e Macau, a terra onde nasci e da qual guardo uma mítica memória.
A ponte é um marco do projeto de integração regional da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província chinesa de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing).
[...]
Vários observadores consideraram que o objetivo desta ponte, assim como uma nova linha ferroviária de alta velocidade para o interior da China inaugurada a 22 de setembro, é aumentar o controlo da China sobre Hong Kong, que tal como Macau, goza de autonomia alargada de liberdade de expressão e poder judicial independente.
A nova linha ferroviária de alta velocidade para o interior da China vai reduzir consideravelmente o tempo de viagem entre os dois territórios, sendo que parte da estação, situada em Hong Kong, fica sob jurisdição chinesa.
[...] O comboio vai de Hong Kong para Shenzhen em apenas 14 minutos, sendo que o anterior demorava quase uma hora a percorrer os 26 quilómetros que separam os dois territórios. Já para a capital de Guangdong, Cantão, os passageiros vão demorar pouco mais de meia hora, cerca de 90 minutos mais rápido que o anterior.
JN 23.10.2018

Já agora, já que o Governo Chinês anda a beneficiar das rendas excessivas que pagamos à EDP, podia ajudar o indigente governo português a ligar o país a Espanha e ao resto da Europa com combóios de Alta Velocidade.

Por odem de prioridade, assim: Lisboa-Caia; Lisboa-Porto-Vigo; Aveiro-Salamanca.

Só as comunidades de Madrid e da Região de Lisboa somam mais de 10 milhões de habitantes, e 18 milhões de turistas. A região do Norte de portugal e galiza somam 5 milhões de almas que sempre gostaram de trabalhar e ganhar dinheiro. Será assim tão difícil de entender a rentabilidade destes investimentos? Só prejudicaria mesmo o PCP e o Bloco!

Sem comentários: