domingo, abril 10, 2011

O grande tuga

Sócrates prepara Frente Populista

"Unidade não é unanimidade, porque isto não é o PC chinês e não é o partido da Coreia do Norte do Kim Jong II"— Ana Gomes (DN)


PR: É "crucial" que próximo Governo seja um executivo maioritário.
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, congratulou-se hoje por os partidos já terem reconhecido que o próximo Governo terá ser de um executivo com apoio maioritário na Assembleia da República (DN).

Sócrates prepara com Ferro Rodrigues e Manuel Alegre uma Frente Populista para a eventualidade de ter que subir a parada das negociações do contrato de resgate da dívida pública portuguesa que começam na próxima terça-feira em Lisboa. Se for preciso travar o ímpeto usurário de alguns bárbaros europeus, Sócrates poderá dizer "não" às condições que comprometam irremediavelmente qualquer possibilidade de crescimento económico, de criação de emprego ou de manutenção de níveis de segurança social semelhantes aos dos demais estados da União. Para já, o xeque-mate às finanças públicas, lançado pelo BCE (1), será o grande alimento de toda a campanha eleitoral, e uma tremenda prova de esforço para a moeda única europeia. Mais do que a Grécia e a Irlanda, Portugal colocará verdadeiramente à prova a seriedade do projecto franco-alemão.

Sócrates e o congresso do PS

Ouvi e vi com irritação que baste as intervenções do teleponto de José Sócrates. O mitómano anunciou, com a prosápia, lata e cinismo que se lhe conhecem, a litania da campanha PS para as eleições antecipadas do próximo dia 5 de Junho. Falou sempre e só para o seu eleitorado, pretendendo ludibriar uma vez mais a sua potencial base eleitoral de apoio — com optimismo, mentiras piedosas e promessas vãs.

A unanimidade coreana demonstrada pelos 97,2% dos votos que o reelegeram, e o calculismo dos candidatos "socialistas" à sua sucessão, estampam sem vergonha a democracia que temos: endogâmica, irresponsável, partidocrata e ligada a meia dúzia de grupos económico-financeiros que não conseguem sobreviver fora do perímetro orçamental suportado pelos nossos impostos e pelos empréstimos externos. A saída do PS da esfera governativa significará o desemprego imediato para dezenas de milhar de "famílias socialistas" e respectivos clientes ou fornecedores. A origem da unanimidade é assim natural: medo de perder um emprego pouco exigente e bem pago.

A reforma da administração do Estado, que terá como consequência a diminuição inevitável do número de funcionários públicos e equiparados, e a eliminação pura e simples de centenas, ou mesmo milhares (a prazo mais longo) de organismos e burocracias inúteis, assusta uma zona ainda mais ampla do eleitorado, que o demagogo Sócrates convoca, uma vez mais, para o ajudar a sobreviver como pináculo de uma verdadeira rede de interesses ilegítimos, de temperamento claramente mafioso, predadora e, em última instância, como se viu, ruinosa para o país.

Ou seja, a estratégia eleitoral de Sócrates é evidente: salvar a rede de empregos partidários criada ao longo das últimas décadas, salvar a tríade de Macau, e prometer aos funcionários públicos o impossível: emprego durável e regalias, privilégios e vencimentos acima dos que existem no sector privado. Estas promessas contrastarão com as imagens negras que desenharão dos adversários: o PCP e o Bloco —porque são bota-abaixo; o PSD e o CDS, porque querem privatizar tudo, e despedir todos os funcionários públicos.

Sócrates e a União Europeia

Já aqui escrevemos sobre a possível vantagem negocial de, uma vez claramente falidos (situação em que efectivamente nos encontramos), negociarmos a bancarrota directamente com os nossos principais credores (Espanha, Alemanha, França e Reino Unido), em vez de negociar um resgate com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira e o FMI. Na primeira opção, os nossos credores poderiam ser convencidos a aceitar um corte nas suas expectativas de lucro com a dívida portuguesa (o tal "hair cut"); mas na opção que Bruxelas e Frankfurt querem, Portugal fica fora dos mercados de financiamento externo enquanto durar a quarentena do resgate, e vê diminuir a margem de negociação à medida que a situação evolua num ou noutro sentido.

Em que ficamos? Quem irá esticar a corda? Sócrates? Se o fizer, terá que se socorrer de uma viragem bem nítida em direcção aos partidos à sua esquerda. O PCP já defende algo parecido com a negociação directa com os credores, fora da tutela do FMI (uma posição negocial de total realismo). Este golpe de asa, por incrível que pareça, poderia colocar toda a zona euro perante um enorme dilema: retirar a Portugal o euro, dando início a um inevitável Harakiri da moeda única; ou aceitar um grande debate político sobre o buraco negro do endividamento soberano europeu — de onde pudesse sair simultaneamente uma governação económica e financeira comunitária mais coerente e coesa, mas também mais solidária.

A bolha do euro

Rebentou a grande bolha imobiliária do Subprime, que começou nos EUA e bateu depois em força na Europa. Estamos no meio do rebentamento em dominó das gigantescas bolhas soberanas irlandesa, grega, portuguesa, espanhola, americana, inglesa... E muito em breve teremos pela frente a grande bolha do euro!

O capital especulativo correu e afocinhou na construção civil. Depois este mesmo capital especulativo correu e afocinhou nas grandes obras públicas e na voracidade orçamental de países cada vez menos produtivos e mais consumistas, envelhecidos e socialmente protegidos pelos respectivos governos.

O capital especulativo corre agora em direcção ao euro, na expectativa das inevitáveis operações de resgate das dívidas públicas e privadas dos países da moeda única virem a ser financiadas pela China, e pelos grandes produtores de petróleo, gás natural e recursos alimentares. Ou seja, chegou a vez de a União Europeia começar a fabricar dívida soberana à escala continental, oferecendo aos grandes detentores mundiais de reservas financeiras uma alternativa mais interessante do que as depauperadas moedas americana e inglesa. Se a Europa não mudar, ou se mudar mal, esta bolha irá rebentar com um estrondo absolutamente catastrófico. É portanto o momento certo para discutir a história do euro. E se Sócrates provocar este debate, adeus Passos de Coelho!

Os PIGS não são Bárbaros, Protestantes, nem sequer Calvinistas. Nunca foram, nunca o serão, e já por cá andam a civilizar-se há mais tempo do que os moralistas que agora querem humilhar-nos. Cautela, portanto.

Quem inventou o euro à pressa e à pressa encheu o saco da Eurolândia de países e mais países, com graus de desenvolvimento económico, social, técnico e cultural muito diversos, foi a Alemanha. E se assim fez foi porque precisava de aumentar rapidamente o "seu" mercado interno. Deu euros a quem tinha marcos (numa relação de 1/1) e deu euros a quem tinha escudos (numa relação de 1/200), tornando de um dia para o outro, portugueses, espanhóis, gregos e irlandeses, que antes se deslocavam em automóveis Renault 5 e Opel Corsa, à razão de 3 a 4 indígenas por carro, em compradores deslumbrados de automóveis BMW, Mercedes, Golf e Audi, à razão de 1 a 2 novos-ricos por automóvel!

A Alemanha financiou, com a sua poupança, o alargamento do mercado europeu, forçando a emergência em catadupa de uma Eurolândia ávida de consumo conspícuo e bem estar social. O PIB nesta zona do mundo cresceu, porém, mais pela via do consumo e do endividamento do que pela via da produção, das exportações para fora do espaço comunitário, e da poupança. Quando este mercado amadureceu, isto é quando Portugal, por exemplo, passou a ter uma casa para cada duas pessoas, e 5,7 milhões de automóveis para 10,6 milhões de pessoas, e autoestradas vazias, como a A17, onde ontem, uma vez mais, percorri centena e meia de quilómetros, entre Aveiro e Alcobaça, como se estivesse num autódromo alugado, a Alemanha procurou outros mercados, entretanto aptos para os seus produtos de qualidade, ao mesmo tempo que emprestava aos novos europeus de leste dinheiro para se desenvolverem e comprar tecnologia e marcas alemãs. Em Xangai, em 1999, quem tinha automóvel (sobretudo taxistas), conduzia invariavelmente um Volkswagen Santana de lata mal batida; agora, os novos e orgulhosos urbanoides de Pequim e Xangai enchem as ruas de Mercedes, Audis e BMW.

Para a Alemanha, é hora de os PIGS pagarem as suas dívidas, em boa parte porque nestes países os mercados amadureceram, o boom consumista chegou ao fim, e as explosões das bolhas imobiliária e das dívidas soberanas obrigam a suspender os fluxos especulativos das últimas duas décadas, sob pena de os fundos de investimentos alemães, muitos deles financiados com pensões de reforma, caminharem rapidamente para o colapso.

Eu entendo o problema. Mas também me parece evidente que as responsabilidades devem ser justamente partilhadas. Maior controlo orçamental na Eurolândia? Menos burocracia? Menos clientelismo? Menos corrupção comunitária e inter-governamental? Mais transparência? Maior coerência estratégica comunitária? Mais imaginação? Melhor iniciativa privada? Menos corrupção e menos desperdício na economia social? Sim a tudo isto— e já! Mas é preciso enfrentar primeiro e com coragem o principal problema desta Europa: sem outro modelo cultural de desenvolvimento, estaremos irremediavelmente condenados ao desastre.

NOTAS
  1. "Banco de Portugal e BCE não deram indicações à banca para não comprar dívida" (A Bola, 10-04.2011). Este desmentido segue-se ao de Jean-Claude Trichet sobre o mesmo assunto. Bem me parecia que o tema, aqui abordado na semana assada, e hoje reiterado, era sensível para o Sistema Monetário Europeu.  [11-04-2011 0:43]

Sem comentários: