quarta-feira, dezembro 23, 2009

2009-2010

Vou cozinhar!



Depois do bacalhau da Consoada, regado com azeite Galega biológico deste ano, da Herdade do Freixo do Meio (Montemor-o-Novo), virá o almoço de Natal. Na mesa, pinhões e bolos de bacalhau confeccionados na antevéspera. De entrada, uma roupa-velha do bacalhau, pencas, batata, cebola e couve que sobraram da noite em que o Pai Natal desce pelas chaminés com as suas prendas. Esta composição de sobras refervidas em azeite, alho e um pouco de pimenta preta moída, será acompanhada por dois vinhos brancos: o Premium Portuguese White Wine de 2007, da Casa Ermelinda de Freitas, e um Chardonnay de 2009, da Casa Santos Lima (Quinta da Boavista). Depois seguir-se-à o grande momento gastronómico do almoço de Natal: um peru (Meleagris gallopavo) criado sob a responsabilidade da já referida Herdade do Freixo do Meio, assado com dois recheios, um de carnes e outro de farofa, acompanhado por um arroz de miúdos e açafrão. Para fazer as honras desta peculiar ave oriunda das Américas, o meu espumante preferido: o Vértice Super Reserva de 2005, das Caves Transmontanas. A sobremesa, por fim, será composta de formigos à moda de Picão e rabanadas em calda de açúcar, que um Porto Vintage de 2003 da Quinta do Infantado potenciará até que uma voz autorizada acabe por soletrar: chega!

Foi sempre assim, desde que dei conta de mim no primeiro Natal que passei em casa dos meus avós paternos, no Porto, há exactamente 50 anos.

Um feliz Natal para todos os meus fieis leitores, comentadores e críticos.


OAM s/n 23-12-2009 00:15

6 comentários:

Emanuel disse...

Aquilo que foi sempre... e não deixará de Ser, é o mais importante! A propósito, passa para cá essa receita de formigos :-). Feliz Natal!

António Maria disse...

Formigos da Avó Ermelinda

Esta receita é, na realidade, um híbrido entre as receitas clássicas dos Formigos e Mexidos à moda do Douro...

Miolo e côdea de 1 pão de cacete de 500gr, com 1 ou 2 dias (o objectivo é fazer perder alguma da humidade do pão baixando o peso para 250-300g. ao fim de 48 hr.);
Açucar, 250g.;
Gemas de ovo, 8;
Vinho do Porto Tawny, 1/2 cálice;
Amêndoas picadas, coríntios, manteiga ou azeite virgem da melhor qualidade, mel (opcional/ pois a Avó Ermelinda não usava) e pinhões, de cada 1 c. de sobremesa
Canela em pó

Leva-se o açúcar ao lume na água quente, mexe-se para o derreter, deixando ferver a calda em lume brando durante 1mn, até atingir o "ponto de fio" ("Humedeça o polegar e o indicador com água fria. Coloque entre os dedos uma gota de líquido. Una e afaste os dedos várias vezes: um fio deve formar-se entre eles"). Juntam-se então as frutas secas, o miolo e a côdea desfeitos de forma miudinha, a colher de manteiga, ou de azeite, o mel (opcional) e o Vinho do Porto, mexendo sempre, e retira-e do calor quando a colher de pau se aguentar em pé no meio da panela. Em amornando, incorporam-se as gemas bem batidas e volta ao lume brando para cozer, uns 5mn. Vazam-se os Formigos da Avó numa travessa de barro vidrado e polvilham-se com canela fresca (abrir um pacote no momento da operação/ não usar canela de pacote abertos há não sei quantas semanas/meses!) Conservam-se fora do frigorífico, na zona mais fresca da cozinha, coberto com um pano limpo. O doce mantém-se em perfeitas condições de consumo durante uma semana.

Os Formigos da Avó quando arrefecidos devem poder cortar-se à faca. Este é o ponto conseguido e o êxito completo desta proeza gastronómica :-)

JotaB disse...

BOM NATAL
mas, acima de tudo,
UM BOM 2010

David Pereira Bastos disse...

olá tios

este ano, os formigos da Mani estavam soberbos. A lembrar os melhores da minha infância. Não dava p cortar à faca, tb falámos disso, mas estão (q tenho aqui uma travessinha q trouxe p a minha casa) mto, mto bons. A Mónica adorou.

É verdade, não sei se viram, mas este ano um espectáculo q eu encenei (e vocês não foram ver...) foi seleccionado pelos críticos do Ípsilon para o top 10 de 2009. Vale o q valer, mas, pronto, aproveito para vo-lo comunicar, q ando a precisar de palmadinhas nas costas e p não ficarem com pena deste jovem artista-profissional precário, cuidando q a minha vida seja um poço de medíocre desalento. Enfim. Moral da história: tá-se bem! - agora só volto a encenar em 2011, q este ano vou ser actor.

Voltando aos formigos, tio Tó Maria, acho q os Cerveirinhas deviam cuidar de não deixar morrer e ver se dá para divulgar esta e outras eventuais receitas, q pelo q a minha mãe me disse, serão únicas (Mani dixit...). Contou-me uma história de o avô Manel (?) não gostar de leite e isso ter levado a avó Ermelinda a alterar receitas, isto em relação aos doces.
A minha mãe tem uma série de receitas da avó Ermelinda, e ,digo-vos, qdo ela cozinhava - o q agora, por razões óbvias já só acontece mto raramente - os resultados eram qquer coisa de excepcional (isto agora é o filho a falar da comida da mãe) - não desfazendo as vossas lides, q, infelizmente, desconheço.
Tio Tó Maria: livro? Tio Emanuel: restaurante? Sociedade?

Para já, Boas Entradas.

Emanuel disse...

Olá, David!
É bom saber-te a todo o gás na criação. Gostava de ver essa peça que encenaste. Ainda está em cena? Quanto aos formigos, o que corre é que este ano os meus estavam de arrasar, ainda que, segundo alguns detractores, estivessem pouco doces... Em relação à minha irmã, desde há muito que a especialidade dela são... ovos estrelados (private joke :-)).Grande abraço, e um esplêndido ano novo para ti e família!

A. João Soares disse...

Caro António, comentadores e visitantes

A blogosfera não se resume a troca de ideias e de opiniões, mas também é um veículo de comunicação e de troca de afectos e votos amigos de um futuro melhor, de bons auspícios para 2010. Não se pode passar esta fronteira entre os dois anos sem manifestarmos o nosso desejo, a nossa esperança que a área em que entramos nos traga mais felicidade, para o nosso pequeno grupo, para os nossos compatriotas e para todos os seres viventes. Felicidades para todo o Mundo, depois desta migração para 2010.

Abraços
João