quinta-feira, julho 10, 2014

Novo buraco negro. Chama-se PSI-20

PSI-20 (10/7/2014, 10:13:51 WET

Pelo preço dum jantar no Bairro Alto podemos comprar o PSI 20 — ou seja, uma ação de cada uma das vinte empresas mais cotadas do índice: 54,487€


Última hora: CMVM suspende ações do BES, como neste post se previa! Recomendação: fechar a Bolsa indígena até Segunda Feira e deixar correr o marfim por essa Europa fora. Entretanto, o gabinete de crise (já existe?) que prepare o país para um segundo resgate :(

De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar. Este é o resultado da deformação do dinheiro-tempo, causada após o colapso de um banco, por uma matéria astronomicamente forte (tipo Rio-Forte) e, ao mesmo tempo, infinitamente compacta e que, logo depois, desaparecerá dando lugar ao que a Física chama de FALÊNCIA na Singularidade (o BES é, de facto, uma SINGULRIDADE), o coração de um buraco negro, onde o tempo para e o DINHEIRO esfuma-se.

Um buraco negro começa a partir de uma superfície denominada horizonte de eventos, por exemplo, o Luxemburgo, ou a Suíça, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. O adjetivo negro em buraco negro deve-se ao facto deste não refletir nenhuma parte da luz que venha atingir o seu horizonte de eventos, atuando assim como se fosse um corpo negro perfeitamente falido.

Acredita-se, também, com base na mecânica quântica, que buracos negros emitam dívida, da mesma forma que os corpos negros da termodinâmica a temperaturas falidas.

Esta temperatura, entretanto, é inversamente proporcional à massa do buraco negro, de modo que observar a radiação térmica proveniente destes objetos torna-se difícil quando estes possuem massas falidas comparáveis às das estrelas.

Apesar de os buracos negros serem praticamente invisíveis, estes podem ser detectados por meio da interação com os bancos da sua vizinhança.

Um buraco negro pode, como, por exemplo, um sapo, ser localizado por meio da observação do movimento das rãs de uma dada região do espaço. Outra possibilidade da localização de buracos negros diz respeito à deteção da grande quantidade de dívida emitida quando a matéria proveniente de uma estrela angolana é aspirada para dentro do buraco negro (constelação Eduardo dos Santos), aquecendo-se a altas temperaturas.

Embora o conceito de buraco negro tenha surgido em bases teóricas, astrónomos têm identificado inúmeros candidatos a buracos negros estelares e também indícios da existência de buracos negros super falidos (constelações BCP e Banif) no centro de galáxias maciças.

Há indícios de que no centro da própria Via Láctea, nas vizinhanças de Sagitário A*, deve haver um buraco negro TIPO BES com mais de 8 mil milhões de massas solares insolventes.

Presume-se que o efeito de aspiração continue assim que os especuladores americanos acordarem, com alta probabilidade de as transações do BES virem a ser suspensas à semelhança do que esta amanhã ocorreu com os tírulos ESFG. O vendaval prossigue até amanhã... Na próxima Segunda Feira serão avaliados os estragos :(

Nota: este post tem origem num mail enviado à redação d'OAM por um dos nossos atentos observadorese analistas.

Sem comentários: