segunda-feira, setembro 12, 2016

No esgoto do jornalismo

Brasão dos Cavacos, por Toyze

Na sombra de Belém, ou do império desfeito de José Sócrates? 

A escrita pavloviana de Miguel Sousa Tavares é um retrato triste da miséria intelectual indígena.


E, enfim, a pergunta que qualquer ser decente se fará ao ler esta longa recriminação: por que razão alguém, assim distratado e publicamente humilhado por quem serviu tanto anos, se mantém em funções, em lugar de se demitir imediatamente?" — Miguel Sousa Tavares, Expresso 10/8/2016

O artiguinho de MIGUEL SOUSA TAVARES sobre o livro de Fernando Lima, Na Sombra da Presidência, Relato de 10 Anos em Belém, termina de forma grandiloquente com uma pergunta supostamente fatal para o autor do livro, mas que, espanto, é respondida logo na Introdução do mesmo.

Ou seja, o Miguel nem sequer folheou o dito!

O artigo é, aliás, um retrato instantâneo disso mesmo: nem uma citação, nem uma observação ou crítica ao texto, ou conteúdo do livro, apenas mais um exercício de demolição de caráter ecoando os latidos do rebanho que ainda não perdeu o hábito da subserviência indigente (parece mesmo que recidiu em todo o seu triste esplendor).

A pena deste marialva da opinião embevecida com a ortografia Salazarista, jornalista de ouvido, populista de meia tijela, herdeiro presumido de genes literários que não lhe foram adequadamente transmitidos, pariu, assim, mais uma peça bimba e pimba de opinião à medida do regime cuja crítica está reservada, acredita a pobre criatura, aos eleitos da sua laia. É caso para sublinhar: leiam o livro de Fernando Lima e coloquem, como sempre, esta página do Expresso por baixo dos pitéus que dão ao vosso tareco.

O ato falhado da notícia do Expresso sobre o lançamento do livro de Fernando Lima diz tudo: em vez de citar o verdadeiro título do livro —Na Sombra da Presidência, ....—, escreveu: "A Sombra da Presidência...".

2 comentários:

Mário Ribeiro disse...

Desmontagem DEMOLIDORA do artigo de MST no Expresso.

Bmonteiro disse...

Politica Sueca, RTP-3, 25Set16: um, dois, três bravos.
Pelo 'regresso da politica' a abrir s/dicussão s/proposta Lady Mortágua.
Pela 'vacuidade intelectual' de um suposto apresentador de livros.
Pela desmontagem do livro do Arqº Saraiva:
Quando vejo comportamentos tipo 'matilha', começo a 'simpatizar' com o/s atingido/s.
Não fosse o meu crescente 'desprendimento' (linha Gautama-buda), estive para emviar e.mail de compreensão a Mr ('execrável') Saraiva.
Mesmo sem ter lido mas sabendo do tipo de crónicas do autor e seu conteúdo, apenas poderia perspectivar um resultado identico ao do Cerveira Pinto.
Nas apressadas e demolidoras criticas da 'inteligência' leve instalada ns TV, confirma-se:o Rei vai nú.
Dilema de observador, idade avançada e costela de 'sociólogo' tardio.
Bravo, AntónoCP.