sábado, junho 16, 2018

Marcelo fora de prazo?

John Collier - Priestess of Delphi (1890).
Art Gallery of South Australia (in Wikipedia)

O Oráculo de Belém fez ouvir a sua voz. Mas que disse, afinal, a nossa irrequieta Pitonisa?


“Até ao fim da próxima legislatura se perceberá se somos ou não capazes de corrigir as assimetrias existentes, de ultrapassar as desigualdades que teimam em permanecer. É pois um desafio que começa na ponta final desta legislatura e que se prolonga para a próxima. Se formos capazes de fazer reviver até 2023 o que importa que reviva, Portugal será diferente. Se não formos capazes perdemos uma oportunidade histórica e condenamos alguns portugáis a serem muito ignorados, muito esquecidos, muito menosprezados e isso significa que falhámos como país.” 
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


Que significa este discurso? Parece uma Pitonisa a orar sob a influência do que resta dos fumos assassinos de Pedrógão Grande. Parece, à partida, que dá de barato outro governo de António Costa, um governo desmamado das esquerdas, pois não haverá então ideologia que salve as asneiras da próxima Geringonça. Parece também que, se a próxima Geringonça falhar, tal como tem vindo a falhar até hoje em tudo que dependa da sua ideologia e ambições desencontradas, deixará de haver alternativa democrática à prova real da incompetência e ausência de utopia demonstradas pelo PS, PCP e Bloco. É isto, Senhor Presidente?! Se é, temo bem que o seu mandato, Senhor Presidente, tenha azedado antes do prazo de validade.

Para já, o Oráculo de Belém acaba de abençoar um estado de otimismo que soa cada vez mais a falso, dando a entender que o destino do pitão que nele neste momento habita será o mesmo da Nau Catrineta de António Costa: uma viagem cheia de perigos e sacrifícios, mas que pode chegar a bom porto. E se não chegar? Se a nau for, afinal, uma jangada sem destino destinada a estatelar-se contra o rochedo da realidade numa noite de tempestade financeira, que fará Marcelo?

Sem comentários: