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Marcelo: "A venda da TAP deveria ser feita com o novo aeroporto" A privatização da companhia aérea de bandeira deveria ser concretizada em simultâneo com a privatização da ANA e com o novo aeroporto, defendeu hoje Marcelo Rebelo de Sousa, à margem do o 4º Salão de Viagens e Negócios. O professor, depois de ter discursado para uma plateia ligada ao turismo e às viagens, alertou para a importância de vender a TAP em “pacote” com o novo aeroporto. No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu ter duvidas se este é o momento certo para o fazer. “. O que eu não gostaria é que negociássemos encostados à parede”, acrescentou — Jornal de Negócios.
Novo aeroporto não estará pronto a tempo de evitar perdas (Económico) O aeroporto da Portela está a apenas quatro anos de atingir o ponto de saturação, apontado para os 17 milhões de passageiros por ano. A manter o ritmo de crescimento registado em 2010, o aeroporto da capital irá, assim, começar a perder eficiência e qualidade de serviço antes de estar pronto o novo aeroporto, previsto para o Campo de Tiro de Alcochete, com a entrada em funcionamento inicialmente agendada para 2017 — Económico.
Embora não possa deixar de repudiar os qualificativos usados contra mim,faço questão de esclarecer,como é próprio num país livre,que nunca intervim profissionalmente para levar o aeroporto para a localização que acabou por ser adoptada pelo Governo liderado por José Sócrates,que já exprimi opinião no sentido de se dever reapreciar a possibilidade da execução da decisão por causa da crise financeira vivida,e que nas minhas últimas declarações me limitei afalar na opção quanto à TAP,dizendo que ela estava,a meu ver,dependente de se querer uma mera entrada de capital estrangeiro,ficando Lisboa como aeroporto subalternizado perante Madrid-que,há muito, procura entrar em grande nas rotas para Brasil e África-,ou de se pretender manter e reforçar Lisboa como ponte para esses destinos.Não falei nunca emlocalização de aeroporto,até porque o meu raciocínio vale paraqualquer localização.Nunca fui lobi de ninguém na minhavida.Perdi muito dinheiro fora e dentro da política para assegurar a minha independência. Afrontei,sempre que era justo,e como ninguém na direita portuguesa,os grupos económicos mais poderosos,como toda a banca e sectores-chave das comunicações à energia.Por isso,debalde tentarãoligar-me a compras de terrenos ouespeculações imobiliárias.Se há quem as faça em Alcochete ou Benavente,que isso seja investigadoe divulgado,doa a quem doer.E eu não me calarei,como nunca me caleiperante denúncias contra gente bem mais poderosa...Marcelo Rebelo de Sousa
Voluntária ou involuntariamente MRS defendeu a estratégia do lóbi do NAL de Alcochete, reproduzindo fielmente a respectiva fórmula mágica: entregar ao vencedor do concurso de construção/exploração do NAL o monopólio aeroportuário da ANA, enfiando estas duas operações num "bundle" que incluiria ainda a privatização da TAP! O grupo Mello, o BES e a Mota-Engil estão a afiar os dentes e a salivar. Mas quem lhes garante que não vão ficar com a fava, e caravela d'ouro sairá à Ferrovial?
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2 comentários:
Embora não possa deixar de repudiar os qualificativos usados contra mim,faço questão de esclarecer,como é próprio num país
livre,que nunca intervim profissionalmente para levar o aeroporto para a localização que acabou por ser adoptada pelo Governo liderado por José Sócrates,que já exprimi opinião no sentido de se dever reapreciar a possibilidade da execução da decisão por causa da crise financeira vivida,e que nas minhas últimas declarações me limitei a
falar na opção quanto à TAP,dizendo que ela estava,a meu ver,dependente de se querer uma mera entrada de capital estrangeiro,ficando Lisboa como aeroporto subalternizado perante Madrid-que,há muito, procura entrar em grande nas rotas para Brasil e África-,ou de se pretender manter e reforçar Lisboa como ponte para esses destinos.Não falei nunca em
localização de aeroporto,até porque o meu raciocínio vale para
qualquer localização.
Nunca fui lobi de ninguém na minha
vida.Perdi muito dinheiro fora e dentro da política para assegurar a minha independência. Afrontei,sempre que era justo,e como ninguém na direita portuguesa,os grupos económicos mais poderosos,como toda a banca e sectores-chave das comunicações à energia.Por isso,debalde tentarão
ligar-me a compras de terrenos ou
especulações imobiliárias.Se há quem as faça em Alcochete ou Benavente,que isso seja investigado
e divulgado,doa a quem doer.E eu não me calarei,como nunca me calei
perante denúncias contra gente bem mais poderosa...
Marcelo Rebelo de Sousa
Voluntária ou involuntariamente MRS defendeu a estratégia do lóbi do NAL de Alcochete, reproduzindo fielmente a respectiva fórmula mágica: entregar ao vencedor do concurso de construção/exploração do NAL o monopólio aeroportuário da ANA, enfiando estas duas operações num "bundle" que incluiria ainda a privatização da TAP! O grupo Mello, o BES e a Mota-Engil estão a afiar os dentes e a salivar. Mas quem lhes garante que não vão ficar com a fava, e caravela d'ouro sairá à Ferrovial?
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