sexta-feira, setembro 12, 2014

Novo Partido!

António Marinho Pinto — contra a corrupção

António Marinho e Pinto dá tiro de partida para as próximas Legislativas

A resposta à decomposição acelerada do PS e do sistema partidário que conduziu Portugal à pré-bancarrota, de que os dois debates entre Costa e Seguro são exemplos concludentes, não se fez esperar!
Marinho e Pinto assume criação de novo partido
O ex-bastonário da Ordem dos Advogados declarou ainda que o partido será constituído de acordo com as convicções de “um conjunto muito amplo de pessoas totalmente insatisfeitas com a situação que o país atingiu” e com o classificou de “degenerescência das instituições democráticas e o apodrecimento que se verifica em muitas instituições da República”.
Negócios/ Lusa, 11-9-2014, 21:09.
O único argumento que a corja partidocrata, e a maioria dos pseudo analistas que povoam a televisão, quase sempre agentes pagos de uma ou outra banda do espectro partidário, exibem publicamente, da esquerda à direita, sempre que alguém anuncia um novo projeto político é a gritaria sobre o populismo. Mas como podem estas araras gritar contra o populismo se a essência do regime que instalaram e impingiram aos portugueses não tem sido nada mais do que uma democracia populista, partidocrata, nepotista e corrupta até à raíz dos cabelos?

Ou muito me engano, ou os partidos do Bloco Central vão sofrer um grande abalo nas próximas Legislativas. Grande abalo será, por exemplo, nenhum dos principais partidos/coligações —PS, PSD-CDS— conseguir uma maioria, e ficaram todos dependentes de uma de duas soluções: coligarem-se a dois (PS-PSD) ou a três (PSD-CDS-PS), o que não deixaria de ser um suicídio retardado, ou então, terem que recorrer a alianças com novas forças partidárias, já que alianças com os esqueletos leninistas-estalinistas-maoistas-trotsquistas (gente profundamente ignorante, esclerosada e irremediavelmente oportunista) é um cenário totalmente improvável.

Ora bem, pelo andar das massagens que António Costa tem vindo a fazer a António José Seguro, e do radical vazio de ideias que ambos comungam e escancaram diante de milhões de portugueses (embora continue a pensar que uma vitória de António Costa nesta disputa seria ainda mais desastrosa para o futuro do PS do que a permanência de Seguro), chegou finalmente aquele momento inadiável da democracia em que ou aparecem novos atores na cena política, ou o fim deste regime poderá tornar-se trágico.

Marinho e Pinto percebeu obviamente isto mesmo e decidiu avançar, deixando para trás a muleta de que precisou para uma primeira projeção institucional da sua pessoa na nuvem partidária. O MPT já era, venha o novo partido, de preferência sem borboletas à lapela!

Muita gente tem andado ultimamente à procura da rolha. Os diagnósticos estão feitos, a ideia central de que é preciso corrigir o sistema político é quase unânime, mas tem faltado o essencial: um protagonista, um ator dedidido a correr o risco de protagonizar a mudança do regime, levando-a a cabo, ou forçando-a decisivamente. Será António Marinho e Pinto? Se não for, quem será?

Estou convencido que o novo partido vai atrair entre 12 e 15% do eleitorado já em 2015. Estou mesmo convencido que a partir de amanhã Marinho e Pinto precisará de um call center para registar os milhares de voluntários —vindos de todo o espetro ideológico— preparados e com vontade de ajudar a montar, em meia dúzia de meses, a nova máquina partidária.

Claro está que um partido apostado na regeneração do sistema político pode namorar com Seguro, ou até com Passos Coelho, mas nunca com os socratinos que começam a entrar nas prisões por corrupção.

Quanto ao movimento Nós, cidadãos, que quer ser partido até ao fim deste mês, falta-lhe ainda um líder para que as suas ideias razoáveis e cordatas possam singrar.


PS: Nenhum melão é bom antes de abrir... O Marinho e Pinto parece mais inclinado para alianças de tipo social-democrata, enquanto o Nós, cidadãos, a quem falta de momento um líder, situa-se na área dos liberais democratas. Ou seja, Pinto poderá, em tese, viabilizar uma maioria insuficiente do PS, enquanto o Nós poderá vir a viabiizar uma maioria insuficiente do PSD, perfilando-se como alternativa ao CDS. A realidade é complexa, mas vamos tentando percebê-la. Resumindo, somos favoráveis à permanência do Seguro no PS, à continuação do trabalho de Passos Coelho no PSD, ao desaparecimento do CDS, e ao aparecimento de duas novas forças parlamentares de contrapeso: o novo partido do Marinho e Pinto, e o Nós, cidadãos. Recapitulando: O António Maria não tem partido, mas toma partido a cada momento, se possível de forma clara.


A NOSSA PREVISÃO EM 23 DE ABRIL DE 2013

Sem comentários: