terça-feira, setembro 09, 2014

Barroso fora da corrida a Belém

Durão Barroso foi distinguido recentemente pela Universidade Económica Nacional de Hanoi com o doutoramento honoris causa / FOTO LUONG THAI LINH / EPA.

Próximo presidente da república: António Guterres
 

"Não vou concorrer. Há quase 30 anos que estou na política, só com uma pequena interrupção. Comecei como secretário de Estado quando tinha 29 anos. Estive no Governo em Portugal como ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro. Fui líder da oposição e, agora, há dez anos que sou presidente da Comissão Europeia. Penso que preciso, pelo menos mereço, uma pausa da política e estou muito feliz" — Durão Barroso.

Ler mais no Expresso

Com Durão fora da corrida (terá certamente outras incumbências), teremos Guterres, Santana e/ou Rui Rio na próxima corrida presidencial. Ou seja, Guterres ou Rio será o próximo PR. Se o PS ganhar as próximas eleições (algo duvidodo face à cisão em curso no PS), Rio será PR. Se o PSD renovar a maioria, então teremos Guterres em Belém. Vamos às apostas?

Creio sinceramente que o país só poderia piorar com um governo 'socialista', pois não vejo na guerra civil que vai neste partido um único neurónio a pensar, e as feridas que resultarão da tentativa (falhada) da corja socratina e soarista regressar ao poder serão suficientes para inquinar à partida qualquer 'alternatva socialista' à governação dura, mas que ainda vai precisar de ser mais dura, sobretudo relativamente à nomenclatura intacta que continua a afogar o país em despesa inútil, mordomias e intoxicação mediática, de Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque, Angela Merkel e Mário Draghi.

O colapso do regime está em curso, e não devemos esperar que os coveiros que nos trouxeram até aqui sejam capazes de fazer outra coisa que não seja enterrar-nos ainda mais.

É por esta razão de fundo que, objetivamente, só um entendimento entre Seguro e Passos Coelho seria capaz de gerir a balbúrdia que aí vem. Uma coligação do Bloco Central seria indesejável, por todos os motivos imagináveis. Mas um acordo de incidência parlamentar sobre questões vitais, como a diminuição do peso das burocracias e dos carteis rentistas na nossa sociedade, as liberdades individuais, e a defesa efetiva do direito individual e familiar à propriedade privada e ao poder de compra das poupanças, parece-me imprescindível a qualquer solução durável da gravíssima crise em que estamos.

Sem comentários: