domingo, outubro 10, 2021

Aukus, the new global tif-for-tat game in town

The units that could be involved in the upcoming Carrier Strike Group 2021 deployment. ukdj

In an Instagram post, the Dutch MoD said (translated):

“HNLMS Evertsen is in dry dock for maintenance before the ship departs with the # UKCarrierStrikeGroup21. With this international fleet association, the Evertsen will soon be heading towards Asia” — in ukdj.

O Brexit, em minha modesta opinião, foi uma decisão estratégica. Os objetivos do Reino Unido parecem-me hoje claros:

1) manter completo controlo sobre o seu sistema financeiro; 

2) restabelecer/fortalecer a aliança com os Estados Unidos; 

3) intensificar as relações de vantagem mútua com alguns dos antigos grandes territórios coloniais britânicos (sobretudo a Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Índia e a África anglófila: Nigéria, Etiópia, África do Sul, Tanzânia, Kénia e Uganda, que hoje já representam mais de 500 milhões de pessoas, mas que mais do que duplicarão a população chinesa em 2050, tendo a África anglófila em meados deste século cerca de doi mil e oitocentos milhões de almas;

4) travar o expansionismo económico, e agora também político e militar, da China, estabelecendo as necessárias alianças para alcançar este objetivo;

5) preparar-se para uma eventual guerra contra a China.

Sobre a poeira que é lançada diariamente contra o Reino Unido a propósito do Brexit, uma breve desmontagem de argumentos:

—paraísos fiscais temos todos, a Suíça, o Luxemburgo, Malta, Andorra, Portugal e a Espanha, os Estados Unidos, a França, a própria Alemanha (neste caso, chama-se BCE); o problema está em distinguir quem usa o seu sistema financeiro para enriquecer o país, de quem o usa apenas para esmifrar o povo que governa, ou sonha com impérios medievais... A Alemanha, ao que parece, não desiste de regressar ao Sacro Império. Quer dominar:

1) a banca—através da livre circulação de capitais intra-comunitária sob o comando do Bundesbank, de que o BCE é uma espécie de Cavalo de Tróia, 

2) o comércio—através da livre circulação de bens, boa parte dos quais com grande incorporação de importações extra-comunitárias, nomeadamente da Ásia e da China em particular, 

3) a burocracia—através de Bruxelas,

4) a produção industrial e pós-industrial—criando regras em Bruxelas que não cumpre mas obriga os outros a cumprir (exemplo: a simbiose energética, industrial e comercial com a Rússia, China, Irão e Brasil, enquanto força, ou corrompe outros a cairem na armadilha das energias renováveis sem verdadeiros backups—necessariamente dependentes de energias fósseis) e, finalmente, 

5) os fluxos migratórios na Europa—nomeadamente como forma de rebentar com os preços do trabalho europeu (demasiado altos) e obter novas fontes de alimentação do seu sistema social. 

Em suma, os alemães, sobretudo os alemães, esticaram a corda. Os ingleses encaixaram (enquanto viram vantagem no negócio) o tremendo impacto negativo deste processo de "integração", sobretudo na indústria e nas populações trabalhadoras menos qualificadas. Porém, perante a iminência de a Alemanha engolir a City Londrina e controlar os paraísos fiscais de Sua Majestade, alguém acabaria por mexer os cordelinhos para roer a corda da nova Pax Europeia, parindo o Brexit. Apesar do ruído, nada garante que a Inglaterra seja um novo Titanic. Por outro lado, se o balanço se revelar claramente positivo para os britânicos, outros países poderão seguir-lhe as pisadas. Desde logo, a Holanda, com a agitação que uma tal decisão induziria entre os flamengos.

Como se sabe, os holandeses, sem pedir licença à Alemanha, e muito menos a Bruxelas, juntaram-se à nova frente aliada anti-China: o Aukus. Querem mais sinais de crise na União Europeia? Já agora, se houver uma guerra entre as principais potências atlânticas e a China, de que lado se colocará o país da quinas? 

É provável que a guerra acabe por não acontecer, e a China ao perceber o que lhe poderá acontecer, resolva proteger o país com mais trinta novas muralhas, como sempre fez no passado. Importa, todavia, preparar o nosso país face a uma tal eventualidade, para o que creio haver duas prioridades claras: 

1) Atlantismo reforçado: afirmar a perante o mundo uma aliança de séculos com o Reino Unido, sublinhar ter sido (et pour cause) Portugal um dos países signatários da Aliança Atlântica, apesar de viver então sob uma ditadura, e intensificar estratégias e projetos de cooperação com os países da lusofonia, sobretudo com o Brasil , Angola, Cabo Verde, São Tomé Príncipe e Guiné-Bissau. Em Moçambique, Portugal deverá concertar com este país e com a África do Sul uma cooperação reforçada na economia, na educação e na defesa.

2) Manter uma posição de neutralidade e diplomacia ativa (honest broker) na presente crise entre a potência hegemónica e seus aliados, e as pretensões precipitadas da China. Para tal, Portugal deve exigir à China (sim, exigir, diplomaticamente, à China) o respeito pelos acordos relativos ao estatuto de Macau. E mais, deve convencer o Senhor Xi de que o fortalecimento da posição portuguesa em Macau é do interesse de ambos os países, mas sobretudo de grande interesse para a paz mundial, entornado que foi o caldo em Hong Kong.

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