quarta-feira, outubro 29, 2014

Troika volta a Lisboa (e agora não é a dívida do Estado que mais a preocupa) - Expresso.pt

Troika por cá até 2035. É o que nos safa!


A ideia propalada junto dos indígenas de que os credores se iam embora, e deixavam o pote outra vez nas unhas de quem o esvaziou, era obviamente uma fantasia populista. A verdade é que boa parte do poder económico, financeiro e político do país deixou de existir, sobrando apenas o eco caricato dos seus desmandos. E muita fanfarronice.
A missão, dita de supervisão, terminará a 5 de novembro. Mas como esta
passará a haver outras a cada seis meses, de acordo com a legislação
europeia, que estabelece a sua obrigatoriedade até que estejam pagos 75%
do empréstimo, não antes de 2035 seguramente.

Troika volta a Lisboa (e agora não é a dívida do Estado que mais a preocupa) - Expresso.pt

OCDE diz que reestruturação ordenada de dívida das empresas reforçaria bancos - Economia - DN

Quais empresas portuguesas?


As micro e nano empresas, a esmagadora maioria das que existem no país, devem pouco, porque, desde logo, os bancos nunca lhes emprestaram um chavo. Logo, o crédito mal parado tem quase todo origem nas grandes empresas e sobretudo no imobiliário especulativo, o qual, como sabemos, é uma criação típica dos bancos. Logo, o que está em causa é mesmo a implosão do sistema bancário, na linha do que aconteceu e está ainda a acontecer ao BES, ou seja, uma vastíssima carecada dos credores e especuladores, e a absorção do que ainda vale alguma coisa —redes de clientes e balcões, depósitos, e alguns grandes clientes, a começar pelo estado, empresas públicas e PPP— no quadro de uma inevitável e prevista concentração bancária europeia, por sua vez subordinada a uma supervisão bancária pretoriana, levada a cabo em nome da entretanto acelerada união bancária europeia.

OCDE diz que reestruturação ordenada de dívida das empresas reforçaria bancos - Economia - DN

China’s rail giants may form $26bn conglomerate — RT Business

China out / AFP Photo
China out / AFP Photo

E agora, o futuro fornecedor de TGVs a Portugal!

The two largest Chinese state-owned train makers CSR Corp and China CNR Corp are reportedly in merger talks that would create a new mega-company to compete in overseas markets with German, Canadian, and Japanese locomotive makers.

Details of the merger remain unclear, but a draft plan is in the works, both Bloomberg and Chinese media report, citing government officials. Together, the two companies have a market value of $26 billion.

A “major” announcement is expected within a week.

The merger would be aimed at reducing overseas competition between the two companies, which in turn should help them win more contracts and fulfill China’s hungry appetite to export transport hardware. 

China’s rail giants may form $26bn conglomerate — RT Business

India and Israel to supply meat and dairy to Russia

AFP Photo / Sajjad Hussain
AFP Photo / Sajjad Hussain

Os portugueses têm que brincar às sanções contra a Rússia, a mando dos idiotas de Washington, mas Israel não!

Four Indian food suppliers have been given access to Russian markets, and Israeli meat and dairy products are expected on Russian shelves as early as in the end of 2014.

India and Israel to supply meat and dairy to Russia — RT Business

segunda-feira, outubro 27, 2014

Plutocracia demo-populista e Rendimento Básico

Orçamento 2015 - obrigatório ler esta publicação! (PDF)
90% dos pensionistas recebem menos de 1200 euros mensais

A nomenclatura parlamentar está entre os 2,2% mais ricos do país


Qualquer dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu ganha trinta vezes mais que dez milhões de portugueses. Ou seja, os deputados europeus, tal como os deputados à Assembleia da República, pertencem aos 2,2% mais ricos do país.

Em 4.624.902 de famílias portuguesas, 83,8% dos agregados auferem um rendimento coletável anual até 20 mil euros, ou seja, no máximo, 1667 euros por mês (x12 meses), sendo que este valor deverá ser repartido pelo número médio de pessoas por agregado, o que dá (tendo em conta que cada agregado doméstico privado tinha, em 2013, 2,6 pessoas) um rendimento médio individual na ordem dos 641 euros por mês.

Os nossos deputados, entre vencimentos, subsídios, seguros e outras mordomias auferem entre 3,3 e mais de 18 mil euros mensais, consoante sejam deputados em Lisboa, ou em Bruxelas.

Talvez assim se perceba melhor o comportamento pavloviano dos batráquios parlamentares, para quem tudo não passa de retórica inconsequente destinada a um povo aturdido pelo ruído demagógico e populista que diariamente o invade, como se o Triunfo dos Porcos e o Admirável Mundo Novo fossem profecias simultaneamente consumadas.

A partidocracia que nos tolhe e esconde do olhar público os seus reais privilégios e compadrios com o resto dos 2,2%, está a mais. Tem que ser exposta, denunciada e forçada a mudar, nomeadamente através da entrada de sangue novo nas instituições democráticas capturadas.

A gravidade da situação económica e financeira do país, com origens externas e internas, já não é um problema de redistribuição suave de rendimentos. Sem uma revisão racional completa do sistema fiscal e orçamental do país, não iremos a lado nenhum, e tudo tenderá a piorar com o passar do tempo e a inação oportunista.

Para começar, talvez fosse útil analisar a ideia de um rendimento básico incondicional.

PROPOSTA ALTERNATIVA AO LABIRINTO ASSISTENCIALISTA
  • MEDIDA 1: rendimento básico incondicional, mensal, atribuído a todos os residentes (livre de impostos): 150,00 €
    —Custo anual aproximado: 18.828 M€ [10.460.000 x 150 x 12]
  • MEDIDA 2: isenção de IRS para todos os rendimentos coletáveis até 10.000,00 €

Despesas a eliminar do Orçamento de Estado

  1. Rendimento social de inserção
  2. Abono de família para crianças e jovens
  3. Complemento solidário para idosos
  4. Subsídios públicos às Instituições particulares de solidariedade social (IPSS)
  5. Subsídios públicos ao setor de transportes (gratuitidade, passes sociais e outros tarifários especiais)
  6. Isenções de taxas moderadoras nos hospitais
  7. Subsídios às empresas públicas e privadas
  8. Rendas excessivas nas Parcerias Público Privadas
  9. Outros subsídios contraproducentes (externalidades negativas)
  10. Custos de burocracia e corrupção associados ao atual esquema assistencialista
  11. Outros sobre-custos indiretos nas áreas sociais, de saúde, educação/formação e segurança pública
  12. Outros custos por identificar

Esta proposta tem um valor sobretudo heurístico. Na realidade, o que se propõe é um estudo comparativo de custo/benefício, orçamental e social, entre um modelo radical, como o proposto e que vem na sequência dos movimentos em prol da consagração do direito ao rendimento básico incondicional (Initiative for Unconditional Basic Income in Europe, Basic Income Earth Network, e Rendimento Básico—iniciativa de cidadãos independentes).


PS: pela primeira vez, que eu saiba, o governo produziu uma síntese clara e pedagógica sobre o Orçamento de Estado, um exercício caracterizado, até este saudável e recomendável exemplo, pela confusão, obscuridade e manha contabilística. Nem tudo está perdido.

Atualização:  4-11-2015, 16:41 WET

China’s Navy Is Already Challenging the US in Asia | The Diplomat

China: um osso cada vez mais duro de roer

À medida que os Estados Unidos caminham para a falência financeira, e sobretudo moral, a sua capacidade de exercer as prerrogativas imperiais diminui dia a dia. O seu poder de tiro é avassalador, mas numa guerra balística nuclear, já sabemos, não há vencedores. Pode destruir países indefesos com sucessivos bombardeamentos aéreos e guerras vicariantes (proxy wars), e gerar com estas chachinas assimétricas por si engendradas (o célebre 'terrorismo'), mas não tem conseguido ocupar nenhum novo metro quadrado de terra ou mar em parte alguma do planeta. Estranho, não é?

Quando é que os americanos estudam o Tratado de Tordesilhas, e percebem de uma vez por todas que, às vezes, é melhor dividir para partilhar, do que dividir para reinar?

China’s Navy Is Already Challenging the US in Asia | The Diplomat

Al-Qaeda Declares War on China, Too | The Diplomat

Percebe-se cada vez melhor quem é, afinal, o mau da fita

Digam-me lá se isto não cheira a diplomacia americana. O objetivo é evidente: pressionar a China na região nevrálgica de Xinjiang (Turquestão Oriental), por onde passa a Rota da Seda (terrestre), ao mesmo tempo que pressiona a a China a sul (Rota da Seda marítima), montando armadilhas nos mares do Japão e da China.

A par desta estratégia, o decadente, autoritário (cada vez mais um estado policial) e falido império americano promove o belicismo e o terrorismo no Médio Oriente, ao longo da passagem da Europa oicdental para a Europa oriental. Os objetivos são óbvios: não perder o controlo da principal região petrolífera do planeta, e impedir a emergência de um Eurásia poderosa e pacífica.

É a esta luz que devemos também interpretar a maneira como têm usado o poodle inglês para minar a União Europeia e a sua moeda — que felizmente tem sabido resistir a todas as provocações e especulações.

Al-Qaeda Declares War on China, Too | The Diplomat