sábado, março 22, 2008

Portugal 26



A ruína de um paradigma escolar

21-03-2008. O bullying, a violência na escola que atingia crianças e jovens, está agora a aterrorizar os professores, afirmou hoje Maria Beatriz Pereira, investigadora e autora de várias obras sobre a violência escolar.

"Os professores são as novas vítimas do bullying", sustentou, em declarações à Lusa, a investigadora que é docente da Universidade do Minho (UM) e presidente da Comissão Directiva e Cientifica de Doutoramento em Estudos da Crianças. Embora sem números oficiais, Maria Beatriz mostra-se "muito preocupada" com a forma como o bullying, a agressão continuada e sem motivo, está a atingir os professores. -- Expresso.

Uma professora de francês da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, foi brutalizada, em plena aula, quando tentava tirar o telemóvel a uma aluna.
... Enquanto a professora a tentava tirar o telemóvel à estudante, os restantes alunos assistiam e riam-se da situação. Nos comentários ao vídeo no YouTube a atitude é criticada por outros alunos da escola. -- Expresso.

O vídeo da escola secundária Carolina Michaelis difundido pelo YouTube, e depois retransmitido pelas cadeias televisivas e jornais em linha, como o Expresso e o Público electrónicos entre outros, tem despertado uma enorme atenção pública, nomeadamente na blogosfera, tendo-se registado milhares de comentários em linha sobre o escandalosa reportagem do acontecimento. No rescaldo do protesto massivo dos professores portugueses contra a política educativa do actual governo "socialista", este incidente entre uma professora e uma aluna, em volta de um telemóvel, veio subitamente revelar, em formato voyeuriste, a profunda crise do sistema escolar actual.

Não é normal nem recomendável que uma professora se envolva numa disputa física com uma estudante, quando poderia e deveria dispor de recursos imateriais mais apropriados, expeditos e eficazes para atingir o desejado fim -- no caso, impedir o uso indevido do telemóvel no decorrer de uma aula. Numa palavra, não compete ao corpo docente de uma instituição de ensino policiar os seus alunos na forma que compete às polícias, mas antes aplicar e fazer cumprir comportamentos cívicos instituídos e regras disciplinares aplicáveis na instituição em concreto, segundo os procedimentos de informação, persuasão, ordenação e punição constantes dos regulamentos. Em caso de recusa, por parte da estudante, de cumprimento do pacto escolar, os professores devem recorrer aos apropriados instrumentos de denúncia, endereçando às instâncias competentes a responsabilidade de fazer cumprir as normas estabelecidas e conhecidas, ou, na sua impossibilidade, penalizar o infractor de acordo com o que esteja previsto nos regulamentos. Em suma, um professor não pode nem deve fazer justiça pelas suas próprias mãos, nem sobretudo pode confundir a sua acção pedagógica com a sua acção disciplinar. Cada uma tem as suas regras, a sua própria democracia e procedimentos regulamentares específicos. Confundir estes dois planos pode originar facilmente o desastre. Como se viu neste caso.

A sala de aula é um laboratório de democracia, e nisto é hoje diferente do que foi noutros tempos, nomeadamente quando a regra era a da ditadura, a do paternalismo discricionário e a do obscurantismo. Significa isto, por exemplo, que os professores têm que adquirir conhecimentos especializados, não apenas das disciplinas que ensinam, não apenas de cultura política democrática, não apenas das dinâmicas frenéticas urbanas pós-contemporâneas (âmbitos onde o défice é infelizmente elevadíssimo), mas também e com carácter de urgência, nos domínios cada vez mais prementes e exigentes da pedagogia comportamental, da produção sócio-cultural e da mediação de conflitos. É certamente algo mais do que se tem oferecido aos professores nos diversos estádios de preparação para as duras tarefas que enfrentam. E para deles podermos exigir uma tão grande metamorfose pedagógica, cultural e profissional, preciso será forçosamente, não apenas introduzir mecanismos de avaliação e escalonamento das competências e desempenhos, mas também proporcionar-lhes muito melhores condições económicas, sociais e institucionais de vida e trabalho.

Os modelos de aprendizagem e os conteúdos da aprendizagem terão que passar por uma mudança radical de paradigma face às emergências explosivas e simultâneas das tecnologias de informação e sobretudo das realidades aumentadas e virtuais. Sem uma conjugação de tudo isto, que é muito e não pode resolver-se com mezinhas burocráticas, nem com a perpetuação da geografia e regime dos poderes educativos dominantes, é o próprio conceito de sistema educativo que tenderá a caminhar rapidamente para o caos e a implosão. Os quase campos de concentração em que as escolas e universidades americanas se têm vindo a transformar são a este propósito um eloquente e ao mesmo tempo dramático aviso!


Post scriptum
-- 22-03-2008 12:14. O VALOR DE UM TELEMÓVEL -- Quando revejo uma e outra vez o drama capturado pelo telemóvel de um dos alunos da turma, pergunto-me: que terá levado a professora a ter perdido a paciência e o auto-controlo? Que sentido de propriedade e sobretudo de identidade une uma adolescente ao seu telemóvel, a tal ponto de a mesma perder completamente as estribeiras e entrar num transe de manifesta histeria?

É preciso conhecer três fenómenos que correm actualmente em paralelo para começar a entender o fenómeno: 1) a pulverização social incrementada pelo estado desregulado, especulativo e obsessivo do Capitalismo pós-contemporâneo; 2) a difracção da realidade vivencial causada pela explosão das famílias; 3) o aumento da realidade vivencial potenciada pela evolução muito rápida das tecnologias de comunicação hiperrealista.

O Capitalismo na sua fase declinante torna-se cada vez mais egoísta, desumano e provocador da desintegração social. Nada na sua agenda prevê a existência do humano, quanto mais a felicidade do homem! O Capitalismo declinante quer apenas uma coisa: escravos. O resto da humanidade, no que aos paraísos da riqueza diz respeito, que se dane! Ou seja, as disfunções da família, da escola, das cidades, dos governos e dos Estados, pouco lhe importa. A sua única preocupação é reunir as condições ideais para um dia destes ver-se livre, de forma expedita e relativamente indolor, de uma parte substancial da humanidade.

As famílias urbanas de hoje são cada vez mais ocorrências instáveis e anacrónicas, sendo frequentemente fruto de oportunismos de vária ordem, sem qualquer compromisso efectivo com o futuro, nem responsabilidades seriamente assumidas. Nenhum constrangimento ideológico as protege, e tudo parece conspirar contra a sua duração. Em tais circunstâncias é praticamente impossível impedir a explosão em curso dos núcleos familiares. Das famílias mono-nucleares passámos às famílias polinucleares e destas à sua imparável pulverização funcional e desligamento afectivo. A tendência imparável para chutar os filhos para a órbita da sociedade e das suas instituições educativas, extra-familiares, públicas ou privadas, revela uma dramática desresponsabilização maternal e paternal, em nome do direito ao trabalho, em nome do direito à felicidade pessoal e em nome da produtividade, i.e. da exploração capitalista! Com o empobrecimento acelerado do Estado social, induzido pela exportação de boa parte das actividades económicas produtivas do Ocidente para os novos paraísos da escravatura laboral, verifica-se uma tendência cada vez mais nítida no Capitalismo declinante para a rejeição dos custos inerentes à reprodução demográfica saudável das sociedades "desenvolvidas". Estas tornaram-se aglomerados humanos des-familiarizados, entregues a uma economia de serviços, ao consumo, e a caminho de uma precoce e fatal senilidade sociológica. As crias que pela força do imperativo biológico apesar tudo nascem e se desenvolvem encontram pela frente um mundo fragmentado de realidades e aparências, materiais e imateriais, onde muito dificilmente conseguem aprender a distinguir o bem do mal, ou simplesmente até, os graus de realidade e de liberdade da bolha antropotecnológica onde estão imersos.

Um telemóvel, para uma criança, para uma adolescente, ou para um jovem com menos de 30 anos, não é um mero telefone. Muito mais do que isso, é uma interface tecno-social agarrada ao corpo. Não se pode arrancar das suas mãos uma tal interface pela mesma razão que se lhes não pode arrancar um braço! O telemóvel é um feitiço total. Que faculta a quem o possui e criou, ao longo dos dias e das noites, o dom da ubiquidade e da telepresença, a autoconfiança, a liberdade, a amizade e a própria estruturação de uma identidade reflectida e instanciada. O telelé organiza a comunidade social do indivíduo como já não o faz a família, nem a escola, nem essa entidade longínqua e ideológica a que chamamos sociedade. No interior de um telemóvel guardam-se os segredos mais íntimos de cada um, e nele habitam pessoas virtuais e avatares, cuja sobrevivência frágil depende em primeiro lugar de uma instintiva dedicação tecnológica ao novo midia. O telemóvel é uma extensão social do corpo e como tal deve ser protegida pela mesma ordem jurídica que defende o resto do corpo biológico natural. Esta realidade emergente não pode deixar de gerar confusão e conflito. Precisamos de um tempo de aprendizagem e adaptação, tanto no plano comportamental, como no das leis e regras dos edifícios jurídicos pré-tecnológicos. No Japão, a conversação telefónica no espaço público, via telemóvel, está socialmente interdita, por ser considerada um prática intrusiva. O acordo quanto a isto foi conseguido, sobretudo por razões culturais antigas, e é hoje respeitado por todos. Mas como o telelé é muito mais do que um telefone, rapazes e sobretudo raparigas decoram os seus aparelhos das maneiras mais inusitadas e divertidas, tratam-nos como brinquedos de estimação, e usam-nos durante as suas longas viagens de metro, não para aumentar a cacafonia das conversas triviais, mas antes para imergirem no labirinto interminável, lúdico, agonistico ou puramente instrumental, das suas vidas virtuais. É esta fronteira sensível da hiperrealidade que a nervosa e incauta professora profanou sem se dar conta do verdadeiro terramoto emocional que iria provocar, na sua sala de aula e na comunidade mediática que hoje discute o incidente.


OAM 339 22-03-2008, 02:30

quinta-feira, março 20, 2008

China

Execução, do artista chinês Yue Minjun, foi vendido pela Sotheby's, em 12 de Outubro de 2007, por 5,9 milhões de dólares. Esta réplica caricatural da célebre pintura de Goya, El trés de mayo de 1808 en Madrid, é uma referência óbvia ao massacre da Praça de Tiananmen, ocorrido em 1989. Foi o preço mais elevado até agora pago por uma obra de arte de um autor chinês contemporâneo. A China entrou definitivamente na 1ª Divisão, e está, por isso, pouco disponível para ouvir sermões de Washington, Londres ou Berlim. - OAM.

A lição do Tibete

cinco anos depois da invasão e ocupação ilegais do Iraque

pelo falido império americano

Os cowboys americanos e a Europa nunca mais aprendem! Invadem e destroem o Iraque em nome de uma mentira descarada, sugando-lhes o sangue e o petróleo, sem ponta de vergonha. Transformam o Afeganistão num mar de corrupção e papoilas. Toleram o assassínio sistemático do povo palestino em nome de uma suposta culpa passada, quando na realidade continuam a destinar a Israel a mesmíssima tarefa que em 1917 lhe destinou Balfour: assegurar, pela via da protecção ao antigo protectorado inglês, o controlo ocidental das maiores reservas petrolíferas do planeta. Quase pulverizaram a ex-URSS e circundaram depois a Rússia de coloridos regimes fantoche pró-ocidentais, onde querem agora instalar pretensos radares defensivos. Cercam o Irão de bases militares e ameaçam-no com ataques nucleares preventivos por causa da sua hipotética perigosidade atómica, que nem em 20 anos poderá constituir, de acordo com os relatórios fornecidos pelos próprios serviços de espionagem americanos. Voltam a pulverizar os Balcãs e fabricam a vergonhosa independência do Kosovo, onde os EUA instalaram a sua maior base militar construída depois da Guerra do Vietname. Enfim, tentam agora, nas vésperas dos Jogos Olímpicos, provocar a nova China, por causa das contraditórias ambições independentistas do Tibete. Grave exibição de miopia estratégica! Esta gente ainda não percebeu que a riqueza soberana mudou de mãos e de coordenadas geográficas. E que assim como os Estados Unidos compraram, numa dada altura da sua história, meia Europa, hoje são eles que começam a estar em saldo para o resto do mundo e em particular para o império adormecido da China. Parece que Gordon Brown já vislumbrou o melindre da questão.

A América de Bush está falida, e se Barak Obama não conseguir chegar à Casa Branca, as consequências desta falência poderão durar décadas, ou mesmo um século, a sanar. Ao contrário do que alguns ainda pensam, a globalização acabou. E em seu lugar temos o início de um novo mundo multipolar, sem nenhum centro de gravidade hegemónico. Esta é a verdade. Só não sabemos se vai ou não ser preciso assistirmos a uma III Guerra Mundial para que todos a entendam. Os mais avisados estrategas norte-americanos, como a velha raposa Henry Kissinger, ou Zbigniew Brzrezinski, já perceberam que o melhor será mesmo seguir uma via pacífica, sob pena de o afundamento económico, militar e social dos Estados Unidos se tornar ainda mais catastrófico.

A questão da independência do Tibete é uma falsa questão, sobretudo por razões históricas. O recuo do Dalai Lama não fez mais do que confirmá-lo. Para quem quiser obter uma visão informada sobre o tema vale a pena ler este estudo académico de Elliot Sperling sobre as origens confusas da actual polémica entre a República Popular da China e o Dalai Lama: The Tibet-China Conflict: History and Polemics, 2004.

Sobre o estado económico do país deixado por Bush, leia-se The Collapse of American Power, do antigo colaborador de Ronald Reagan, Paul Craig Roberts.

E sobre a diminuição da probabilidade de um ataque dos EUA ao Irão, ainda que protagonizado por Israel, recomendo a leitura da última crónica do sempre brilhante Immanuel Wallerstein: When Henry Kissinger Opines.


ÚLTIMA HORA



20-03-2008 12:08. Protesto separatista alastra no Tibete, uma região 4x o tamanho da França. Entretanto o governo chinês rejeitou as afirmações de Gordon Brown sobre a disponibilidade das autoridades da RPC para o estabelecimento de conversações com o Dalai Lama, líder espiritual do Tibete. O primeiro-ministro britânico foi ainda instado a não dar cobertura ao que afirmam ser manobras separatistas com o óbvio intuito de prejudicar a celebração das Olimpíadas de Pequim este Verão.
"China has admitted for the first time that anti-Beijing protests have spread outside the Tibetan Autonomous Region, as security is ratcheted up." BBC News.

Post scriptum -- O meu comentário tem suscitado algumas leituras apressadas sobre a minha putativa simpatia pelo actual regime político chinês. Não, não tenho nenhuma simpatia pelo despotismo oriental, apesar de lhe reconhecer o direito de se defender das manobras de isolamento actualmente em curso por parte da aliança anglo-americana. Deixo, à laia de correcção, uma resposta que enviei a um bom amigo sobre esta dúvida acerca da minha posição relativamente à repressão de Pequim sobre os separatistas do Tibete.

Emanuel,

O Tibete está ideologicamente mais perto da India do que da China. É um facto. Mas ao longo dos tempos dependeu mais da protecção da China do que de outros impérios. Isto não significa que o Tibete não possa aspirar à autonomia e mesmo à independência. E por aí, tens razão: não podemos apoiar a repressão chinesa. Eu não apoio a repressão chinesa! Mas não devemos promover visões ingénuas sobre o que realmente se passa naquelas paragens desde que os ingleses, e depois os americanos, passaram a ter uma geo-estratégia global, que passa obviamente pela contenção dos potenciais "challengers": Rússia, China e India.

Para os EUA (e para a Europa... incluindo a Rússia!) é vital enfraquecer o emergente império chinês, ou pelo menos, impedir que o seu rápido crescimento económico, financeiro e militar, se transforme numa ameaça à ainda hegemonia ocidental.

Os EUA e a Europa deixaram praticamente de produzir. Pensam, inventam e criam riquezas sobretudo imateriais; relegaram uma parte crescente das suas populações para o limbo do trabalho improdutivo (burocracia, etc.), da comunicação, e do consumo; produzem cada vez menos bens, sobretudo industriais. Este desequilíbrio e a procura ampliada dos recursos limitados existentes vem causando as maiores dores de cabeça a quem se preocupa com o futuro da humanidade.

A III Guerra Mundial, a ocorrer, terá neste preciso problema a sua origem profunda. Daí que eu seja contra as tácticas provocatórias de Washington e de Londres na questão do Tibete. O que estão a cozinhar naquelas paragens é semelhante ao que estão a fazer no Iraque-Afeganistão-Irão, na Palestina e no Kosovo: controlar pela via armada recursos altamente sensíveis no nosso muito ocidental "modus operandi", e travar o passo à expansão da China. Só que esta forma de o fazer me parece muito perigosa. Eu prefiro dizer aos EUA e à Europa que teremos que nos adaptar ao crescimento inesperado da família global!


OAM 338 20-03-2008, 02:30

domingo, março 16, 2008

Por Lisboa 13

Torre VTS, Lisboa
Torre VTS, Algés, Lisboa. Centro de Coordenação e Controlo Marítimo do Porto de Lisboa,
projectado pelo arquitecto Gonçalo Byrne. Inaugurou em 2001 e demonstra cabalmente como
os assuntos portuários ultrapassam as competências municipais.

O apetite especulador da Câmara Municipal de Lisboa

O Presidente da República devolveu ao Governo o diploma que previa a transferência para a Câmara da zona ribeirinha que hoje pertence ao Porto de Lisboa. Se o processo avançasse, poderia ter amplas repercussões urbanísticas em todo o país.

... Com a não-promulgação, Cavaco acaba por dar razão aos pareceres negativos dados a esta legislação pelos Ministérios da Defesa Nacional (MDN) e do Ambiente. Nunes Correia, aliás, teve mesmo de assinar o diploma, apesar de o seu Ministério se ter oposto à solução encontrada. No Ambiente, e segundo soube o SOL, foi o Instituto Nacional da Água (INAG) que estudou o assunto e que elaborou o parecer negativo.

Formalmente, porém, tanto o Ambiente como a Defesa não produziram pareceres autónomos. As suas posições sobre a nova legislação foram incluídas no documento elaborado, a este propósito, pela Comissão do Direito Público Marítimo - um organismo consultivo do MDN que reúne representantes de áreas como a Protecção Civil, as Alfândegas e os Governos Regionais, além de organismos da Defesa e do Ambiente, como o INAG. -- SOL, 16-03-2008.

Começo por testemunhar a minha profunda desconfiança relativamente à administração do porto de Lisboa. O motivo é simples: Lisboa podia ter um dos mais importantes portos de mercadorias e passageiros da Europa, mas não tem! Se pensarmos no crescimento exponencial do transporte marítimo (e fluvial!) que se avizinha à medida que as penalizações do transporte rodoviário e aéreo -- demasiado sequiosos de petróleo e demasiado poluidores -- começam a triturar as respectivas margens de lucro, podemos sem grande desgaste mental imaginar a importância dos generosos estuários portugueses (sobretudo Mondego, Tejo e Sado) na futura economia do mar, num país que viu restringir dramaticamente o seu espaço vital após a perda do império colonial e se encontra hoje confrontado (de novo...) com a desmedida ambição ibérica (e atlântica!) de Madrid. Os portos portugueses e o de Lisboa em particular (tal como os nossos aeroportos) são caros, ineficientes, sem estratégia nem ambição, opacos e antros de uma corrupção antiga que urge corrigir, instaurando uma radical mudança de atribuições, responsabilidades e hábitos administrativos.

No entanto, só um idiota deixaria que os assuntos estratégicos do território nacional, de que a raia com Espanha, o mar, e desde logo toda a orla marítima e os rios, fossem parar às mãos ligeiras de vereações municipais ávidas de dinheiro fácil, sem qualquer visão de futuro e cada vez mais instáveis politicamente.

A improdutividade e subsidio-dependência das nossas arruinadas cidades é o fruto apodrecido de trinta e tal anos de uma espécie de perversão clientelar da democracia, a qual transformou o que parece ser uma democracia representativa numa burocracia parlamentar. O Bloco Central e os pequenos partidos com assento parlamentar são os principais responsáveis da decadência económica e sobretudo ideológica do Estado central, regional e municipal. Alfobre do clientelismo partidocrata dos últimos 30 anos e expediente simplório para o desemprego sistémico decorrente da incapacidade de definir uma visão de futuro, exigente, solidária e responsável, para o país, este Estado tentacular, despesista, improdutivo, ineficiente, corrupto, insustentável e insuportável tem que ser confrontado de uma vez por todas pela cidadania, sob pena de perdermos a independência e transformarmos Portugal numa colónia espanhola da Europa, administrada por patos-bravos disfarçados de administradores-delegados da Moncloa!

Felizmente, o nosso Presidente da República não é idiota. Cresce a sensação de que este homem, de quem muitos desconfiaram sempre, resta como a única válvula de segurança de um regime corrompido pela cupidez partidocrata dominante. Ainda bem, pois não vejo, face à cobardia ou simples desleixo mental de muitos de nós, como derrubar a muralha de oportunismo e criminosa irresponsabilidade que tomou há muito de assalto os partidos políticos com assento parlamentar. Não percebo o que leva a tanta hesitação no interior do PSD, do PS e mesmo do Bloco de Esquerda. Será que a gente honesta destes partidos não entendeu ainda que é inviável prosseguir qualquer ideal verdadeiro se não abandonarem o conforto medíocre da inércia partidária actual, partindo para novas aventuras?

Lisboa só pode ser pensada à escala da sua própria região, o mesmo sucedendo ao Porto. Isto é simples de entender, mas difícil de mudar. E sabem porquê? Porque as actuais administrações locais vivem no conforto do Orçamento de Estado, financiado por uma carga fiscal crescente que atrofia a economia e gera o desemprego estrutural de que hipocritamente se queixam os partidos de "esquerda". António Costa e o seu inefável vereador-arquitecto querem mais-valias, dê lá por onde der. Querem os terrenos da Portela, sem pesar por um segundo o valor do Aeroporto de Lisboa, localizado onde está, para a economia da cidade. Querem uma ponte rodo-ferroviária entre o Barreiro e Chelas sem se preocuparem com a bestialidade da decisão (se viesse a ser tomada). Querem tomar de assalto o lombo imobiliário de Lisboa, sem perceberem que há coisas que estão para além da sua aflita condição de autarcas. Que tem o trotskysta Francisco Louçã a dizer sobre o súbito apetite especulador do independente do Bloco de Esquerda que ajudou a eleger para sacristão de António Costa?

Os portos deste país não podem cair nas mãos despesistas e incompetentes dos autarcas. Em primeiro lugar, porque as autarquias têm uma visão curta dos problemas; em segundo, porque estão sobre-endividadas; e em terceiro, porque a orla marítima e fluvial, tal como a raia com Espanha, são zonas estratégicas do país, ou seja, domínios da competência partilhada entre o governo central e a presidência da república. Isto não significa que as autarquias não possam colaborar nas tarefas de ordenação e gestão das zonas portuárias, e até obter o justo rendimento que tais infraestruturas podem e devem pagar às comunidades onde estão sediadas. Mas isto é um cenário completamente diferente do assalto preparado por António Costa. O Miguel Sousa Tavares tem que rever o seu pensamento sobre esta questão -- eminentemente prática!

Post scriptum -- 18-03-2008. João Soares manifestou no Frente-a-Frente do Jornal das Nove (SIC) desta noite a sua discordância frontal com o cozinhado preparado por António Costa (o actual presidente do município lisboeta), José Miguel Júdice (advogado gourmet e cliente habitual dos corredores governamentais) e José Sá Fernandes (vereador eleito nas listas do Bloco de Esquerda), para estender o poder autárquico às zonas portuárias e orlas costeiras do país, começando, claro está, por Lisboa. Tal como na questão da Ota, o antigo edil da capital demonstrou ter opiniões próprias e sobretudo lúcidas.

OAM 337 16-03-2008, 18:12

sábado, março 15, 2008

Cães perigosos

American Pit Bull
American Pit Bull

Um governo de piratas!

Em vez de impedir a invasão do país pelas sementes transgénicas (OGM *), através das quais se pretende instalar entre nós o oligopólio alimentar (e da água!) da Rockefeller, da CGIAR - Consultative Group on International Agriculture Research, da Global Crop Diversity Trust, da Monsanto, da Syngenta, da DuPont/Pioneer Hi-Bred, e da Microsoft (por intermédio da Bill&Melinda Gates Foundation), arrasando o que resta da autonomia agrícola portuguesa, o governo socratintas e o respectivo dandy encarregue de velar pela nossa segurança e produtividade alimentares, preferem criar bodes expiatórios a cada transe da sua manifesta incompetência e capitulação canina diante dos poderes económico-financeiros que os alimentam e à sua vasta clientela.

Desta vez, a manobra de diversão passa por proibir e esterilizar sete raças de canídeos no nosso país! Como se as medidas propostas não devessem antes e apenas aplicar-se à minoria de criminosos que se dedica à exploração comercial e ao uso de algumas raças de cães para fins intoleráveis.
"O Governo está a preparar a proibição de sete raças de cães consideradas perigosas e de todos os animais que resultem do seu cruzamento com exemplares de outras raças."

Comentário 15.03.2008 - 13h50 - Anónimo, Lisboa
Quando ouvi esta noticia fiquei deveras satisfeito, porque afinal já não era sem tempo mandar castrar pedófilos e outros predadores sexuais. Só mais tarde me apercebi que a noticia era outra, afinal eram animais de raça canídea, e aí fiquei triste, porque afinal continuamos a ser um país da treta com políticos a condizer. Quanto á isenção por parte das ditas forças da lei e da ordem (PSP, GNR e companhia) a essas sim deveria ser proibido o seu uso e detenção, porque afinal de contas o treino que lhes é ministrado de certeza não é para nos dar beijinhos, sabendo de antemão que aqueles que, de acordo com a orientação dos ventos politicos, hoje nos protegem são os mesmos que amanhã nos reprimem. Tenham vergonha!

Comentário 15.03.2008 - 12h37 - Rui, Por este andar, futuro emigrante/ex-residente - com muito gosto.
Sou dono de um Rottweiler com 11 anos, tenho 1 filha com 10 anos e nunca deixei de ter familiares, amigos (incluindo crianças) em casas nas festas de anos, natal, etc. O cão serviu para tudo: desde almofada a saco de pancada, e nunca mordeu a ninguém. Por isso, saber que um país que se diz civilizado e europeu, pondera a possibilidade de proibir determinadas raças é para mim uma anedota. Mais uma neste país de ignorantes (sem querer generalizar). Por esta lógica, se se descobrir que o assassino de Lisboa nas últimas semanas fui um cigano (sem qualquer menosprezo pelos mesmos), então devemos proibir/extraditar todos os ciganos, já agora também os árabes - podem explodir em Lisboa. Eventualmente, até foi um branco... nesse caso, fazemos um favor a nós próprios e ao Mundo e acabamos connosco. Os apoiantes desta lei podem ser os primeiros se faz favor... Resumindo, preocupemo-nos em exigir que a Justiça funcione neste país (casa Pia, Apito, Felgueiras e semelhantes são uma vergonha - daqui a anos ainda não sabem quem foi o culpado ou se foi culpado) e deixemo-nos de tretas e discussões sem nexo. Os cães não têm culpa nenhuma. PS: Já fui mordido 2x - por um caniche e um pastor alemão.... -- in - Público, 14-03-2008.

Eu tive um Cocker adorável. Chamava-se Farrusco. Como o dono que o amava, era um bom animal, generoso, terno, mas dado à variabilidade de humores. Às vezes irritava-se, rosnava e chegou a morder a minha filha, uma sobrinha dona de uma temível cadela Dobbermann, o Sr. João, que dele cuidava sempre que nos ausentávamos, e eu próprio, quando um dia resolvi interromper o seu sono com uma patada gentil a dedo descoberto! Sempre que mordeu teve, na sua perspectiva, motivo e ocasião. Na realidade, fomos nós, animais humanos, que o provocámos, com ou sem intenção de agredir. Soube mais tarde que a raça Cocker é uma das mais "agressivas" e que detem maior historial de pequenas agressões contra os humanos, incluindo os donos. Devemos então esterilizar todos os Cockers existentes em Portugal? Penso que o ridículo da situação está bem patente para quem saiba o que são cães e os direitos que lhes assistem.

A legislação sobre a posse de animais domésticos deve ser criteriosa, nomeadamente quanto à avaliação prévia das condições exigíveis à sua posse, registo obrigatório numa base de dados dos animais donos e respectivos animais domésticos, marcação electrónica dos animais domésticos, direitos dos animais e aplicação efectiva das leis existentes relativamente aos ilícitos cometidos pelos humanos contra os animais domésticos de estimação, guarda, caça ou pastoreio. Por exemplo, a condenação do abate cruel de cães de caça pelos respectivos donos, isso sim é uma medida urgente que o actual dandy da agricultura deveria implementar sem concessões. Mas como o dandy não quer deixar de ser recebido por todos os Sintra que habitam na aldeia lusitana, e provar dos seus presuntos e perdizes, prefere voltar a sua ira ridícula contra os American Pitt Bull, os Bull Terrier e demais "cães de guerra" que alimentam as audiências dos MCS ("meios de comunicação social".)

Perseguir e punir seriamente os criadores de "cães de guerra"? Não poderia estar mais de acordo. Perseguir e punir seriamente as lutas de cães? Não poderia estar mais de acordo. Registar todos os canídeos do país e respectivos proprietários? Não poderia estar mais de acordo. Marcar electronicamente todos os canídeos? Não poderia estar mais de acordo. Criar leis estritas para a posse e passeio de cães na via pública? Não poderia estar mais de acordo. Proibir a posse de cães em apartamentos sem condições de alojamento apropriadas? Não poderia estar mais de acordo. Proibir certas raças de cães, porque há quem as utilize para fins ilegítimos? Nem pensar! O Estado "socialista" tem que se habituar à ideia da liberdade e responsabilidade que a cada cidadão é devida e exigível. O paternalismo burocrático revelado nas decisões destemperadas da actual nomenclatura "democrática" é um sendeiro perigoso que nos levará à sociedade concentracionária de Orwell, muito mais depressa do que poderíamos imaginar. O fascismo doce prometido pelos piratas que tomaram de assalto o Partido Socialista tem que ser intransigentemente combatido. Não temos que eliminar os Rottweiler deste país. Mas, pelo caminhar da carruagem, parece cada vez mais evidente que temos que impedir a transformação do actual regime democrático numa democracia suburbana a soldo de máfias e tríades de piratas!

* -- Sobre este tema escaldante, de que nada dizem os nossos acomodados parlamentares, leia-se o elucidativo Seeds of Destruction; The Hidden Agenda of Genetic Manipulation, de F. William Engdahl. Como introdução ao mesmo, vale a pena ler o seu artigo

OAM 336 15-03-2008, 17:09

Piercing



E se for nos mamilos? Ou no clítoris?

"O PS entregou hoje no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam 'piercings', passando a ser proibida a sua aplicação na língua." - 15-03-2008, Lusa/Sol.

A fúria legislativa de um país que nem cheques sem cobertura consegue penalizar, que nem os carros consegue tirar das esquinas e de cima dos passeios, que pavimenta e atulha de prédios leitos de rios e ribeiras, que tem um pato-bravo a fazer de primeiro ministro, resolveu agora atacar o direito privado dos cidadãos muito para lá do que seria uma normal preocupação com a saúde pública. Esta última protege-se apenas com a aplicação de leis responsabilizadoras dos actos praticados que a prejudiquem. Danos causados a terceiros devem ser castigados. Ou seja, se um automobilista atropela um peão numa passadeira deveria sofrer uma pesada pena de prisão, para além das indemnizações cíveis; se um cão (nomeadamente da polícia) morde alguém, salvo em situações especiais claramente tipificados na lei (defesa da propriedade privada, ou de um deficiente, por exemplo), o respectivo dono deve pagar e sofrer pena de prisão proporcional ao dano causado. Agora, interferir na liberdade individual de uma pessoa a propósito do seu próprio corpo, proibindo actos feitos em consciência e sem qualquer laivo de coação familiar, social, cultural ou religiosa, apenas demonstra o desnorte cultural da actual burocracia parlamentar. Esta iniciativa do néscio deputado do PS (que poderia ter nascido da mente encolhida de um qualquer outro aparatchik da nossa desnaturada democracia) deve ser combatida firmemente como aquilo que é e revela do desvio em curso no actual regime político: uma medida prepotente, visando regulamentar o território íntimo da liberdade individual, e como tal, sintoma revelador de uma lógica tipicamente fascista.

Que eu saiba sempre se furaram as orelhas das meninas em Portugal. É uma tradição que remonta, pelo menos, à época céltica, muito antes de Portugal existir, e muitíssimo antes de termos um parlamento atulhado de funcionários e manhosos suburbanos. O pascácio proponente deveria ser informado de que no nosso país não há "piercing", porque "piercing" é uma palavra inglesa. A minha filha, como as filhas de milhões de portugueses furaram as orelhas para lá colocarem os brincos de ouro oferecidos pelas madrinhas. Se agora a filha de um deputado pretender colocar um brinco na língua, no mamilo, ou no clítoris, que lhe havemos de fazer? É caso para recomendar ao deputado em causa, paciência e juízo. Que se preocupe com o regime de roubalheira instalado e com o futuro do país, e terá certamente muito que fazer.

OAM 335 15-03-2008, 12:53

terça-feira, março 11, 2008

Portugal 25

Da inépcia burocrática à manipulação sindical

Foi a "marcha da indignação" mais do que um rito de passagem para o ambicioso candidato à liderança da central sindical comunista, CGTP? Se não foi, então a actual equipa ministerial deve ser demitida pela sua inadmissível inépcia.
"Sindicatos concordam com sugestão de Vitorino de avaliação experimental dos professores."

11.03.2008 - 09h41 Lusa. Os sindicatos dos professores elogiaram hoje a sugestão do dirigente socialista António Vitorino para que o Governo adopte um modelo experimental de avaliação dos professores, como forma de resolver o impasse entre docentes e o Ministério da Educação.

No seu programa de comentário político Falar Claro na RTP, António Vitorino disse ontem que o Governo deve aceitar que a aplicação do novo modelo de avaliação seja "aferida" ao longo do tempo e não concretizado "instantaneamente". -- in Público.

Primeiro foi Pedro Silva Pereira, no Jornal das Nove, a anunciar que o processo de avaliação não seria interrompido, mas que tal firmeza não se traduziria numa imposição cega das medidas à generalidade das escolas. Pelo contrário, a ajuizar pelos dados disponíveis, a avaliação prevista seria aplicada a um número reduzido de professores, sempre em articulação local com os interessados e corrigindo no terreno as naturais imperfeições. Depois veio outra socialista e ex-ministra, Maria de Belém Roseira, no Frente-a-Frente do mesmo telejornal, sugerir que a correcção da trajectória ministerial deveria atingir quem conduziu materialmente o processo, ou seja o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, e não a ministra, cuja orientação política lhe parece correcta, mas não o modus operandi e o spin doctoring que foram seguidos. Finalmente, temos António Vitorino aconselhando o governo a salvar a face pela via de um pequeno recuo táctico: aplicar o programa num universo de teste limitado, aferir resultados, corrigir e finalmente implementar o programa universalmente no próximo ano lectivo. Mário Nogueira, enquanto martela a opinião pública com mais desinformação sobre o que vai pela escolas, acolhe imediatamente a sugestão da eminência reservista do PS. Mas afinal a grande indignação resume-se a isto?! Basta adiar seis meses a reforma, e já não há problemas? Quem foi manipulado em toda esta sórdida maquinação? Eu digo-vos: os pobres professores!

A introdução dum sistema de avaliação dos professores e a redução dos seus vencimentos, conseguida através da cessação do regime de progressões automáticas de carreira, visa um objectivo claro: criar uma pirâmide profissional baseada no mérito. Por outro lado, o regime de competitividade assim introduzido destina-se a atingir uma maior produtividade de todo o sistema, tendo por objectivo educacional imediato incrementar rapidamente as taxas de sucesso no ensino secundário. Outra medida associada a este último objectivo prende-se com a renovação das infraestruturas escolares, a abertura dos seus leques disciplinares e uma mais ampla assumpção de responsabilidades sociais. Tudo isto que é simples de entender e pode ser discutido em moldes de transparência dialéctica, esteve imerso numa autêntica batalha demagógica entre os diversos actores do problema. Caiu-se no melodrama oportunista e escondeu-se de todos o primordial, isto é, que a filosofia da reforma governamental por que luta a actual ministra, em nome do governo que serve, decorre de forma límpida e transparente das recomendações da OCDE, não tendo pois nada de original, nem de extravagante, traduzindo assim as mais recentes inovações conceptuais aplicáveis à melhoria da produtividade dos sistemas educativos, tanto em Portugal, como na Alemanha, na Letónia ou nos Estados Unidos.

Os sindicatos, em vez de terem aproveitado todo o tempo de que dispuseram para proceder ao esclarecimento dos seus sócios e ao mesmo tempo estabelecer uma discussão fina e fundamentada com os burocratas ministeriais, preferiram lançar achas para a fogueira, estimular a contra-informação sistemática e lançar os professores numa corrida angustiada para o beco sem saída da manifestação de Sábado passado. Para quê? Para dois dias depois afirmarem ao mundo que o grande problema que deveria levar à demissão da ministra é só um pormenor de prazos, que se resolveria facilmente adiando por seis meses a aplicação do novo regime de avaliação!

Os professores deveriam meditar no embuste para onde os levaram. E deveriam também pensar nas óbvias relações deste caso com o tirocínio do senhor Mário Nogueira para futuro secretário-geral da CGTP. O homem precisava de conduzir uma boa luta comunista para fazer o seu caminho até ao lugar hoje ocupado pelo monocórdico Manuel Carvalho da Silva. Aí têm!

As referências que se seguem ajudam a compreender as balizas conceptuais do que foi programado pelo actual governo para a melhoria do actual sistema educativo, e que pelos piores motivos governo e sindicatos ocultaram da opinião pública e da opinião dos professores, a quem o corrente processo reformista atinge em primeiro lugar.

Education at a glance, OECD Indicators 2007.

Houve um progresso considerável no número de indivíduos que completam o ensino secundário nos países da OCDE.

Em 22 dos 29 países da OCDE e nos parceiros económicos da Estónia, Israel, Federação Russa e da Eslovénia, 60% ou mais dos adultos já completaram pelo menos o ensino secundário, enquanto 26% completaram o ensino superior. Constata-se que:
- A proporção de indivíduos entre os 25 a 34 anos em todos os países membros da OCDE que concluíram o ensino secundário é em média 13 pontos percentuais mais alta que a da faixa etária entre os 45 e os 54 anos. Esta tendência é particularmente acentuada na Bélgica, França, Grécia, Irlanda, Itália, Coreia do Sul, Portugal e Espanha, assim como no parceiro económico Chile, os quais viram um aumento de 20 pontos percentuais ou mais no número de jovens adultos que completaram o ensino secundário. -- Link.


Modernising Portugal's Secondary Schools

By Teresa V. Heitor, Parque Escolar, Portugal
PEB Exchange 2008/1
© OECD 2008

Portugal has a total of 477 public secondary schools. Some date from the end of the 19th century but the majority were built after 1970, reflecting the period of expansion in the school network and the extension of compulsory schooling. The schools are heterogeneous in terms of building types, architectural features and quality. An assessment of the school buildings has revealed that they require renovation and/or repair work as well as improvements to their operating systems. Overall the facilities suffer from construction anomalies, physical deterioration and functional obsolescence which affect their environmental comfort, usefulness and image. Physical disrepair has resulted from the buildings’ natural deterioration, as well as from the lack of ongoing maintenance programmes. The buildings have become less functional due to several factors, such as changes in usage since their initial construction, evolution of the curricula and educational practices, and the increasing use of information and communications technology (ICT). The facilities need to be made more efficient and suitable for modern needs, including bringing together formal education and vocational training systems. Link.


Easy do Dance To: Solving the Problems of Teacher Evaluation with Peer Assistance and Review
- Jennifer Goldstein, © 2007 by The University of Chicago. All rights reserved; in American Journal of Education 113 (May 2007).

Scholars and practitioners have long criticized teacher evaluation as ineffective. Peer assistance and review (PAR) alters traditional teacher evaluation, as master teachers conduct summative as well as formative assessment of beginning teachers and veteran teachers in need of intervention. Relying on data from a longitudinal case study of one urban district, this article describes key components of teacher evaluation with PAR, in particular how it differs from teacher evaluation as typically conducted by principals. Findings are reported across six key factors: time, professional development, transparency, labor relations, decision making, and accountability. Notably, a substantially higher level of accountability appeared present with PAR than prior to program implementation. In contrast to popular opinion, this study provides an example of teachers willing and able to engage in the summative evaluation of their peers, a key component of professionalism and professionalization. Implementation challenges and areas for future research are addressed. Link.


Developing teacher evaluation systems that promote professional growth
- Daniel L. Duke; in SpringerLink. Link.


Resource Management Services. The 360 Performance Monitor web-site.


360º Feedback is a proven method of helping individuals review their performance through the eyes of their working colleagues.

The individual first completes a self assessment, rating themselves over a serious of specific behaviours. They then select a number of working colleagues and categorise as e.g. Manager, Colleague, Team Member. Each selected person then assesses the individual for their current performance under the same series of behaviours using a simple rating scale mechanism.

The feedback is then summarised and collated for the individual as a series of reports. Each report is designed to emphasise a different aspect of the feedback e.g. Strengths, Development Areas, Opinion Differences.

Once the individual has received the report they are in a position to identify which behaviours are seen as in need of improvement and to choose appropriate development actions.

360 Feedback is often used as a support aid for management development training. Managers can use the 360 report to focus on areas of the course which have been highlighted by colleagues.

360º Feedback is also highly effective as a self development tool as it provides managers with key information which they would otherwise find hard to obtain.

RMS have been assisting organisations to run their 360º projects since 1990 and have experience in many projects ranging in scope from just a few key staff to many thousands within a global corporation. Link.

Chinese Educators, U.S. Publishers Look to Project 2061

In its 20 years of promoting science literacy, AAAS Project 2061 has shared its vision of standards-based curriculum, assessment, and instruction with educators across the U.S., including those who design and publish science textbooks. Project 2061 has also collaborated with and advised educators around the world -- in Asia, Africa, Europe, and South America.

This past fall, Deputy Director George DeBoer continued Project 2061's work with both U.S. publishers and international educators through two invited talks. He traveled to Shanghai, China, for a forum on science literacy, and he participated here at home in a summit sponsored by the Association of American Publishers. At both events, DeBoer discussed Project 2061's current efforts to develop the assessments and instructional resources needed to help students achieve the knowledge and skills specified in K-12 science content standards. Link.


OAM 334 11-03-2008, 14:09

Portugal 24

Professores: indignados ou manipulados?


De tudo o que se disse do conflito entre os professores do Ensino Secundário e o Ministério da Educação fica, depois de uma memorável jornada de protesto, a ideia de que afinal ninguém estaria, no fundo, contra a avaliação, mas sim contra a narrativa provocatória com que, não a ministra, mas o secretário de estado dela (subtileza de última hora...), teria embrulhado o processo de imposição das medidas. Ou seja, desde que com outros modos, maior flexibilidade e mais devagarinho, a coisa até nem tem problema nenhum. Os sindicatos estão dispostos a "negociar" o que for preciso desde que despeçam a ministra, para salvar a face, claro! Ou seja, tudo não passou de um exercício do mais sórdido sindicalismo, para eleitor ver, e sem a menor consideração efectiva pela indignação íntima dos seus representados. Os SMS agitaram a classe, a indignação subiu de tom e contagiou um número surpreendente de professores. Os sindicatos prometeram então controlar os danos e reconduzir o rebanho ao perímetro pacato da escola, desde que (seria esse o preço a pagar) José Sócrates corresse com a ministra. Para evitar a repetição do que se passou com Correia de Campos, Maria de Belém Roseira opinou subtilmente que talvez fosse bom despedir o secretário de estado que conduziu até agora o polémico processo. Ora aí está como se esvazia um processo sem que fiquemos a perceber patavina do que esteve em causa.

Procurei em vão um sítio na blogosfera onde algum ou alguns professores tivessem sido capazes de explanar preto no branco as razões essenciais da sua indignação. Nem um só sítio onde fosse possível obter o esclarecimento que toda a opinião pública gostaria de ter tido. Os debates televisivos não apresentaram nem números claros, nem palavras simples. Tudo era burocratês, indignação frágil e retórica inacessível. E no entanto os dados do problema tinham história e estavam até disponíveis! Aqui ficam alguns deles, para que a discussão prossiga em moldes mais sérios, dispensando os jogos hipócritas e manipuladores dos poderes governamentais, burocráticos e sindicais.

Progress in Responding To The 2007 Policy Priorities: Country Notes

PORTUGAL -- Living standards have fallen vis-à-vis the OECD average in recent years, with the widening GDP-per-capita gap essentially reflecting low productivity.

Policy priorities

Improve upper-secondary and tertiary education attainment

Challenge and recommendations: To improve human capital formation, it was recommended that a greater proportion of primary and secondary education spending be allocated to non-wage spending and a systematic evaluation of higher education institutions be implemented.

Actions taken: As decided earlier, very small and inefficient primary schools are being closed. A new career scheme for primary and secondary teachers, including new performance assessment procedures, has been approved by the Council of Ministers. The authorities have commissioned reviews of the higher education sector, including the current accreditation and quality-assurance processes.

in ECONOMIC POLICY REFORMS: GOING FOR GROWTH -- ISBN 978-92-64-04284-1 -- © OECD 2008


OCDE, 06-12-2007 Primary and secondary education in the United States

The average educational attainment of US students is weak by international comparison. For example, mean results of PISA test scores are below the OECD average. This is despite substantial resources devoted to the schooling system. One partial explanation for this is that academic standards, curriculum and examinations are not sufficiently challenging in most US states. In 2001, Congress enacted the No Child Left Behind Act (NCLB) to raise achievement levels, especially of certain groups that perform badly. The Act requires states to establish clear content standards as to what students should know, to regularly assess performance and to set thresholds for adequate yearly progress; it also requires schools where students are failing to meet such thresholds to improve or close, while enhancing options for parents of children in such schools to place their children elsewhere. The law appears to be well conceived, addressing key problems in a sensible manner. Preliminary indications are consistent with it raising school performance and closing achievement gaps. The NCLB legislation should therefore be reauthorised. Moreover, the NCLB framework of standards, assessment and accountability should be extended through upper secondary education.

in PRIMARY AND SECONDARY EDUCATION IN THE UNITED STATES ECONOMICS DEPARTMENT WORKING PAPER No. 585 By Peter Tulip and Gregory Wurzburg


Modernising Portugal's Secondary Schools

Portugal has a total of 477 public secondary schools. Some date from the end of the 19th century but the majority were built after 1970, reflecting the period of expansion in the school network and the extension of compulsory schooling. The schools are heterogeneous in terms of building types, architectural features and quality.

... Portugal's modernisation programme provides for improvements to 330 public school buildings by the year 2015 with a total investment of EUR 940 million, 60% of which will be funded by the European Union (EU), the state government and local governments. The remaining 40% will be secured through bank financing (25%) and through asset building actions and the development of business units (15%).

ISSN 1609-7548 Modernising Portugal's Secondary Schools PEB Exchange 2008/1 © OECD 2008 By Teresa V. Heitor, Parque Escolar, Portugal.


OAM 333 11-03-2008, 02:00