segunda-feira, setembro 24, 2012

Blow Job airlines

Um tiro na testa? Quem poderá salvar a TAP?
Foto: autor desconhecido

Foi Você que pediu uma TAP Low Cost?
 

Aguarde, por favor, uma década, até que os sábios lusitanos acabem de refletir sobre o tema.

Entretanto, as redes Low Cost dos EUA e do Canadá ligar-se-ão à Europa, nomeadamente através de Lisboa, a partir de 2013-2014.

Chegados aqui, quem fará as ligações de Lisboa e do Porto para o resto da Europa? A nova TAP Low Cost?

Não, esqueceram-se de pensar no assunto!

Esqueceram-se do Pico do Petróleo —uma coisa que vem de 1956—, e acreditaram no milagre brasileiro luliano do pré-sal, e num tal brasileiro_colombiano_polaco_judeu que depois de ter deixado naufragar uma plataforma petrolífera inteirinha da Petrobrás, resolveu dedicar-se à aviação.

A Blogosfera pacientemente explicou, insultou, suplicou... e nada!

Sob o império da tríade de Macau, da máfia do BPN e em geral do Bloco Central da Corrupção incharam artificialmente os movimentos da Portela, deram cabo do serviço de bagagens e da Groundforce, tentaram lixar o aeroporto Sá Carneiro por todas as formas (até entalando a gestão com uma infraestrutura sumptuosa e caríssima), compraram a sucata da PGA ao senhor Ricardo Salgado por 140 milhões de euros, encomendaram 12 aviões à Airbus por mais de 3 MIL MILHÕES DE EUROS, cujas primeiras entregas estão previstas para 2013 (!), certamente a pensar na grande cidade aeroportuária que o adiantado mental Mateus, criador do aeromoscas de Beja, imaginou na Margem Sul.

O resultado está à vista:

—a TAP faliu, e as suas dívidas não podem ser vendidas (pois é disto que se trata!), nem a empresas extra-comunitárias, nem muito menos a um indivíduo de múltiplas nacionalidades, ainda por cima sem credenciais firmadas no ramo!

—a aviação no Brasil vai ter que mudar rapidamente para o regime Low Cost, sob pena de ver o seu mercado nacional e intercontinental comido pelo Chile, pelos EUA e pelo Canadá. A adaptação é inevitável. E depois, para que servirão os A350 900 encomendados pelo gaúcho Fernando Pinto?

A Low Cost Portugal já tinha anunciado esta eventualidade, mas por cá andou-se, como sempre, a dormir na forma.

Mais uma que o senhor Sérgio Monteiro, secretário de estado do ministro Álvaro Santos Pereira, terá que explicar ao país. Porque é que não demitiu a gerência da TAP a tempo e horas e arregaçou as mangas, como lhe competia?

Portugal está a transformar-se não só numas Berlengas ferroviárias, mas também aeronáuticas. E quanto a transporte TIR estamos conversados.


Não precisamos de adoptar o paradigma Blow Job recomendado pelo sátiro da Ryanair, mas lá que o paradigma do transporte aéreo mudou, para sempre, mudou!


POST SCRIPTUM

Algumas vozes da Blogosfera, e nós também, sugerem que o enorme problema da TAP pode ter estado na origem do lançamento precipitado e desastroso da TSU. É que o BES é um dos bancos envolvidos no negócio aparentemente furado da compra de 12 aviões Airbus A350-900. Além do mais os movimentos brownianos de Portas e Relvas no Brasil devem ter tudo a ver com esta castanha preste a rebentar.

A TSU, ao contrário da mudança nos escalões do IRS, permitiria alocar receitas fiscais de forma imediata a operações obscuras futuras como, por exemplo, o refinanciamento imediato de dívidas de curto prazo da TAP (500 milhões, ou mais?) sob a forma de um expedito aumento de capital.

Com receitas imediatamente alocáveis provenientes do assalto à TSU, o Estado poderia oferecer garantias junto dos piratas financeiros do costume para um novo empréstimo, embora disfarçado de subscrição de capital.

Se esta hipótese estiver correcta, o assalto à TSU foi sobretudo uma manobra desesperada para salvar a TAP do encerramento, o que, se acontecer, deitará por terra de vez o embuste do NAL da Ota em Alcochete — prejudicando criticamente os investimentos piratas que a máfia do BPN/SLN e a tríade de Macau fizeram nas imediações do Campo de Tiro de Alcochete. Está pois esclarecida a origem "técnica" da medida que ia deitando o governo abaixo: Moedas—Macedo—Borges—Goldman Sachs (com o apoio de um PM de plástico).


Última atualização: 26 ser 2012 12:39

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