quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Iberdrola vende 2,097% do capital da EDP e prepara saída da eléctrica | iOnline

As vacas leiteiras da EDP ou já secaram ou estão a secar. Capice?


A espanhola Iberdrola (Ibertrola, como lhe chamam em Espanha, e que significa embuste ibérico) abandonou as centrais térmicas a Gás na Figueira da foz, onde perdeu 8 milhões de euros, e não consegue financiamento para as barragens do Tâmega que lhe tocaram no famoso, aldrabão e ruinoso Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH) do socratino Sócrates. Tal como as cidades aeroportuárias do adiantado Mateus, e as SCUT afinal com custos insuportáveis para o utilizador, a construção das barragens vão acabar por parar uma a uma. A partir do momento que perceberem, e já perceberam, que não podem contar com as rendas dos contribuintes engendradas pela corja partidária do governo, dos parlamentos, das autarquias, e correspondentes gabinetes de advogados, só têm um caminho a seguir: encerrar os negócios sem futuro, ou então...
No total, as operações renderam à Iberdrola 222,22 milhões de euros e geraram mais valias brutas de 44,48 milhões de euros

A espanhola Iberdrola anunciou a venda de 2,097% do capital que detinha na EDP em duas operações distintas e vai sair totalmente da elétrica portuguesa até maio, segundo um comunicado enviado ao regulador do mercado espanhol (CNVM).

A Iberdrola Energia alienou um pacote de 72.360.357 ações representativas de 1,979% do capital social da EDP, a um preço unitário de 2,90 euros, numa operação de "colocação acelerada" junto de investidores institucionais qualificados, mediada pela UBS Limited, que rendeu 209,84 milhões de euros e gerou mais valias brutas de 42,08 milhões.

Iberdrola vende 2, 097% do capital da EDP e prepara saída da eléctrica | iOnline

Autarcas e empresários de acordo com ferrovia Aveiro-Vilar Formoso - JN

Quem tem o dinheiro manda!


Os autarcas finalmente acordaram para a dura realidade: ou ligamos por via férrea os portos do norte-centro do país (Leixões-Aveiro-Figueira da Foz), e do Sul (Lisboa-Setúbal-Sines) à nova rede ferroviária de bitola europeia que Espanha tem vindo a construir em modo acelerado para se ligar à Eurásia, ou Portugal transforma-se numas segundas Desertas do arquipélago da Madeira.

E já agora não se cometa mais um assalto aos bolsos dos portugueses construindo linhas que não estejam preparadas para transportar passageiros a velocidades competitivas com o avião.  O problema de saber que Carochas e Ferraris circularão nestas novas linhas não será do estado português, nem das suas finanças, mas de quem tiver guitarra e unhas para a tocar na nova bitola.

O estado português, neste caso, fortemente subsidiado pela UE, apenas tem que garantir a construção das linhas e dos correspondentes sistemas de alimentação elétrica e de sinalização. O resto serão concessões a ser entregues a quem ganhar os concursos de exploração. Pelo que temos visto ultimamente, para além dos naturais interessados, com economias de escala adequadas aos negócios em perspetiva —Alemanha, Espanha, França e Reino Unido—, haverá ainda que contar com o interesse dos chineses, brasileiros, angolanos e árabes na formação dos consórcios cujo principal investimento recairá no chamado material circulante (locomotoras, carruagens, etc.) e nos recursos humanos qualificados.

A ideia de usar bi-bitolas para atamancar e proteger mais uma vez os indigentes rendeiros que temos deve ser afastada desde já, pois tais fantasias e engenharias à LNEC apenas poderão redundar em novos SWAPs e em novas PPP ruinosas. Continuaremos atentos!
O anúncio foi feito após o encontro que, para além de vários autarcas das duas regiões (como do Porto, Braga, Viseu e Guarda), reuniu esta terça-feira, no centro de congressos do Europarque de Santa Maria da Feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, o seu homónimo no Centro, o secretário-geral do Eixo Atlântico, vários especialistas em transportes e os responsáveis máximos da Associação Empresarial de Portugal (AEP), da Associação Industrial do Minho e do Conselho Empresarial do Centro.

Terminado o encontro, o presidente da AEP, José António Barros, declarou que "este corredor entre Aveiro e Vilar Formoso deve ser a prioridade do país, com as devidas ligações aos quatro portos existentes entre Viana do Castelo e a Figueira da Foz".

Autarcas e empresários de acordo com ferrovia Aveiro-Vilar Formoso - JN

Estudo: Nomeações no Estado estão directamente ligadas a interesses partidários - Jornal de Negócios

Não é, como se vê, só um problema de perceção.

Claro que conclusões destas, mesmo sendo claras e objetivas, para a partidocracia, para o neo-corporativismo e para o rentismo que arruinaram o país, são manifestações de populismo. Tenciona votar nas próximas eleições nalgum dos partidos da nomenclatura que enterrou o país? Eu não!
Investigadora da Universidade de Aveiro foi analisar as nomeações feitas entre 1995 e 2009 e conclui que estas são, sobretudo, uma recompensa por serviços prestados.

Uma investigadora da Universidade de Aveiro analisou 10.482 escolhas para dirigentes no Estado entre 1995 e 2009. Por trás delas detectou dois tipos de motivações: o controlo de políticas públicas e a recompensa por serviços prestados anteriormente ou em antecipação aos mesmos.

O estudo, realizado por Patrícia Silva, é divulgado esta quarta-feira, 12 de Fevereiro, pelo Público e pelo Diário de Notícias e as conclusões são transversais a vários Governos, de Cavaco Silva a António Guterres, Durão Barroso e Santana Lopes.

Estudo: Nomeações no Estado estão directamente ligadas a interesses partidários - Política - Jornal de Negócios

Alberto da Ponte: RTP cortou custos 70 milhões de euros nos últimos três anos - Jornal de Negócios

Cortar não é o mesmo que reformar, privatizar, ou colocar a RTP num plano de igualdade concorrencial com as empresas privadas. O Almerindo Marques também disse que tinha cortado, mas a hidra do pseudo serviço público voltou a multiplicar cabeças, cabecinhas, braços, pernas e perninhas, cuja fatura indecente foi, é e continuará a ser apresentada aos indígenas, até que estes desliguem de vez a luz!

Alberto da Ponte: RTP cortou custos 70 milhões de euros nos últimos três anos - Media - Jornal de Negócios

terça-feira, fevereiro 11, 2014

El transporte aéreo retrocede en España al nivel post 11-S

A propósito da famosa saturação da Portela...

Onde está a sapiência do LNEC e daquela voz do dono que agora manda nos engenheiros deste país? E já agora, para que serve o INE? Onde estão as estatísticas dos transportes desde 2008? Se serve para tão pouco, o melhor mesmo é vendê-lo ao EUROSTAT!
    El avión fue, sin duda, el gran perjudicado por los efectos de la crisis económica en el transporte durante 2013. Su demanda de viajeros se desplomó un 14% hasta los 28,7 millones, casi cinco millones menos que el año pasado. Se trata del nivel más bajo del sector desde 2002, es decir, después del desplome que sufrió tras los ataques terroristas del 11 de septiembre de 2001 y la psicosis posterior.

    El resto de medios de transporte también bajaron su demanda, según los datos publicados este lunes por el Instituto Nacional de Estadística (INE). Por ejemplo, un 4,5% el popular Metro y un 1,5% de media el autobús, si bien en los trayectos de larga distancia la caída llegó al 7,2%. La causa la hayamos en el fuerte tirón de la demanda registrado por las líneas ferroviarias de alta velocidad, más conocidas como AVE.
El transporte aéreo retrocede en España al nivel post 11-S

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

German Top Court Finds ECB's OMT Is Illegal, Then Promptly Washes Its Hands Of Final Decision | Zero Hedge

Oops! 

Tribunal constitucional alemão rejeita OMT, ou pelo menos afirma que a dita enteléquia inventada por Mário Draghi —“Within our mandate, the ECB is ready to do whatever it takes to preserve the euro”— não cabe no mandato do BCE:
“There are important reasons to assume that [the OMT] exceeds the European Central Bank’s monetary policy mandate and thus infringes the powers of the member states, and that it violates the prohibition of monetary financing of the budget,” the German court said Friday. “Subject to the interpretation by the Court of Justice of the European Union, the Federal Constitutional Court considers the OMT decision incompatible with primary law,” the German court said.

German Top Court Finds ECB's OMT Is Illegal, Then Promptly Washes Its Hands Of Final Decision | Zero Hedge
O BCE respondeu poucas horas depois ao pronunciamento do tribunal constitucional alemão reafirmando que está no seu mandato preservar a estabilidade do euro, e que para isso o OMT (Outright Monetary Transactions) é uma arma que pode e será usada usada se for preciso.

O tit-for-tat prossegue.

Scandal: Bank Of England Encouraged Currency Manipulation By Banks | Zero Hedge

Banco de Inglaterra no topo da manipulação cambial que tem vindo a destruir empresas, poupanças, bancos, governos, economias, países e regiões inteiras. Anda tudo ligado e é cada vez mais assustador.

"If the BOE did not encourage currency manipulation by bankers, then the world would have crashed"

Scandal: Bank Of England Encouraged Currency Manipulation By Banks | Zero Hedge: "If the BOE did not encourage currency manipulation by bankers, then the world would have crashed"