quinta-feira, maio 01, 2008

PPD-PSD-4

Liberais versus Bloco Central (reedição)

01-05-2008. "Se pegarmos num responsável empresarial só porque é sério ou porque tem ar de mau e o transformarmos" em presidente executivo ou presidente do conselho de administração, "o que é que acontece? Daqui a um ano está falida" -- Mira Amaral e Passos Coelho criticam política financeira de Ferreira Leite, Público.

Manuela Ferreira Leite é a candidata do impasse, apoiada por todo o Bloco Central. No entanto, esta agremiação endogâmica de interesses já não existe, a não ser dispersa pelos conselhos de administração das empresas públicas e privadas por onde se foram enfiando ao longo da última década, e mais apressadamente desde que se percebeu que o actual cartel político-partidário começara a perder aderência democrática. Ferreira do Amaral, Pina Moura, António Vitorino e Jorge Coelho, entre muitos outros, são o exemplo vivo da dispersão do até agora indisputável e escandalosamente lucrativo Bloco Central. O PPD-PSD e o PS foram literalmente comidos por dentro, tendo ambos servido de escada e almofada protectora de uma nomenclatura indecorosa, irresponsável, corrupta, sem um mínimo de visão estratégica para o país e completamente nas tintas para a sorte e a qualidade de vida dos seus compatriotas. É uma canalha que deve desaparecer!

O PPD-PSD e o PS são hoje aparelhos esquálidos com pouca ou nenhuma capacidade de auto-regeneração. Estão basicamente assustados. E é por isto que só no contexto de uma mudança profunda do actual regime político-partidário e parlamentar, haverá esperança. Para isso, porém, é preciso separar os populistas dos liberais dentro do PPD-PSD, e é preciso, depois, separar os sociais-democratas dos neo-liberais do PS. Por menos do que uma separação clara de águas com esta dimensão não iremos a lado nenhum. E pelo contar das espingardas, diria que Pedro Passos Coelho (1) se tem vindo a afirmar (contra as minhas expectativas iniciais) como protagonista de um possível futuro partido liberal com pés e cabeça. Falta ainda o protagonista do futuro partido populista. Pedro Santana Lopes, ou Alberto João Jardim? Creio que o experiente demagogo da Madeira faria melhor! Quanto a Manuela Ferreira Leite, é mais uma figura para arder no fogo da cisão inevitável do PPD-PSD.



NOTAS
  1. Curriculum Vitae

    Antes de se meter ao caminho, seria bom que este candidato à liderança do PPD-PSD tornasse claro qual tem sido o seu percurso profissional, nomeadamente ao serviço da empresa que dá pelo nome de Fomentinvest, dirigida por Ângelo Correia.
    - Está ou esteve envolvido no negócio dos biocombustíveis?
    - Que pensa da reciclagem doméstica de óleos alimentares como medida particular de mitigação do preço do gasóleo?
    - Está de acordo com a utilização de solos agrícolas e de cereais alimentares na produção de bioetanol?
    - Está ou esteve envolvido, directa ou indirectamente, em negócios de armamento?
    - Conhece as actividades do grupo Carlyle em Portugal? Esteve alguma vez envolvido em operações com este grupo?

    A melhor maneira de começar um ciclo novo de vida pública é fazer uma declaração honesta de interesses, evitando assim dúvidas e suspeitas futuras, porventura infundadas.


OAM 353 01-05-2008, 12:45 (actualização: 01-05-2008 22:38)

2 comentários:

Jose Silva disse...

Apesar de conter um regionalista (Miguel Relvas) e de ter o apoio da distrital do Porto, PPC não tem lastro suficiente para resistir às pressões neo-liberais nas máfias do centralismo (PPP, obras públicas, etc). É a minha opinião. O processo de clarificação não ocorrerá numa única etapa ou lider.

António Maria disse...

Provavelmente teremos que esperar ainda pela consumição de Manuela Ferreira Leite, até que algo de irremediável rebente nas entranhas do sem futuro PPD-PSD.