quinta-feira, setembro 18, 2008

Crise Global 20

O colapso da América

Bancos centrais mundiais anunciam acordo para injecção de dinheiro nos mercados


18-09-2008 (TSF). O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta quinta-feira, uma iniciativa conjunta com outros bancos centrais mundiais para a injecção de mais dólares norte-americanos nos mercados financeiros.

Em comunicado, o BCE diz que a iniciativa envolve a Reserva Federal norte-americana, o Banco do Canadá, o Banco de Inglaterra, o Banco do Japão e o Banco Nacional da Suíça e tem por objectivo «enfrentar as continuadas pressões elevadas» e garantir a liquidez nos mercados financeiros.

Em mais uma tentativa para tentar acalmar os mercados financeiros, os bancos voltaram a injectar capital no total de 180 mil milhões de dólares (127 mil milhões de euros).

Comentário
-- traduzido por miúdos, isto quer dizer o seguinte: os Estados Unidos estão falidos! E o Japão parece ir pelo mesmo caminho. A reunião dos bancos centrais atrelados ao dólar é o reconhecimento camuflado do colapso da Reserva Federal e do império americano. A situação é dramática. Só mesmo os imbecis do Banco de Portugal e o motorista-mor do BES é que podem pensar o contrário!

Como a riqueza (a poupança, os superavit financeiros e comerciais, bem como os fundos soberanos) está na China, na Coreia do Sul e nos produtores de energia, de matérias primas e de alimentos básicos, o que o concílio da especulação financeira mundial vai injectar nos mercados financeiros europeus e norte-americanos, ambos à borda do suicídio, não é mais liquidez, mas mais dívida pura -- que os pobres contribuintes, consumidores e PMEs da Europa-América irão suportar com sangue, suor e lágrimas! Como não se cansa de repetir Elaine Meinel Supkis, também eu digo: prendam estes piratas!!

Morgan Stanley Said to Be in Talks With China's CIC
By Christine Harper

Sept. 18 (Bloomberg) -- Morgan Stanley, the second-biggest independent U.S. securities firm, may sell a larger stake to China Investment Corp. and is in talks about a possible merger with Wachovia Corp., a person familiar with the matter said.

Morgan Stanley pared its loss on the New York Stock Exchange after the person said China's state-controlled fund may buy as much as 49 percent of the New York-based investment bank. The person declined to be identified because the talks aren't public and may end in no agreement.

Comentário: os americanos precisam desesperadamente de dinheiro! Os chineses, pressionados, mostram-se dispostos a colaborar. Mas desta vez querem o melhor Pata Negra da região! Ora aí está: 49% do Morgan Stanley. Até parecem o Edu dos Santos a tomar conta do BPI! Como diria o Rui V Santos: só para apreciadores ;-)


Taxa Euribor a seis meses sobe para valor mais alto de sempre

18-09-2008 (TSF). A taxa Euribor a seis meses, a mais usada nos créditos à habitação, subiu esta quinta-feira para níveis históricos.
Taxa Euribor a seis meses chegou ao valor mais alto de sempre, atingindo os 5,223.
Já a Euribor a três meses subiu para os 4,991, o que corresponde ao valor mais elevado desde Dezembro de 2000, enquanto a 12 meses ascendeu aos 5,386 por cento.

Comentário
: a isto chama-se burlar os clientes depois de os ter seduzido para compras fáceis e irresponsáveis de casas, cuja construção, por outro lado, alimentou a indústria especulativa e corrupta do betão. Vale e Azevedo (o antigo pirata do Benfica) está sujeito a um mandado de captura. Mas as tríades de banqueiros e construtores civis que alimentam as nomenclaturas político-partidárias do Bloco Central (PP incluído) continuam incólumes! Continuarão a rir-se quando o sistema financeiro indígena começar a ser arrastado pela crise internacional? E você, vai continuar a votar no Bloco Central?


Rentabilidade dos títulos do tesouro americano a 3 meses caiem para 0,02 %

Wed Sep 17, 2008 1:00pm EDT (Reuters) - The 3-month U.S. Treasury bill yield "last traded at 0.02 percent as an actual trade and may have traded negative earlier today," said Sean Murphy, Treasuries trader at RBC Capital Markets in New York, shortly after 12:30 p.m. EDT (1630 GMT).
The last time the 3-month U.S. T-bill yield was at or below zero was in January 1940, said Bryan Taylor, chief economist with Global Financial Data in Los Angeles.
Murphy cited "a flight to quality into the Treasury bill market." "People are just panicking and they just want their principal," he said.

"Foge ladrão que te querem fazer barão! Mas para onde, se me querem fazer conde!!"


Esta velha diatribe contra a monarquia portuguesa decadente (que vendia títulos nobiliárquicos para sobreviver), serve perfeitamente para a actual crise financeira da Europa-América. As acções em bolsa e as acções das empresas andam aos trambolhões há pelo menos um ano, estando agora em plena queda livre. O refúgio proverbial nestas situações são as acções de Estado, isto é, os célebres e antes confiáveis títulos do tesouro, ou certificados de aforro. Mas quando até estes começam a oferecer rentabilidades negativas, de que vale confiar a poupança doméstica e os salvados do colapso financeiro à guarda destes outrora guardiões da riqueza dos povos?


OAM 435 18-09-2008 13:11 (última actualização: 16:30)

Sem comentários: