Cuidado com o CDS e a senhora Cristas
Os pequenos países devem apostar na agricultura familiar e comunitária, e evitar a voragem financeira predadora das agro-indústrias. Mas para atingir este objetivo é preciso confrontar sobre esta matéria, direta e regularmente, a corja partidária: PS, PSD e CDS-PP.
Área urbanizada do planeta triplicou em 14 anos
Público, 05/05/2014 - 13:21
A superfície terrestre voltou a ser catalogada depois de um levantamento feito em 2000. Catorze anos depois, a versão actualizada é a mais detalhada de sempre sobre a forma como está distribuído o planeta. Conclusão: a área com construção humana triplicou e ocupa agora 0,6% da Terra, enquanto as zonas de cultivo e as cobertas por árvores diminuíram.
A base de dados Global Land Cover SHARE, divulgada pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas, reuniu informação sobre toda a superfície terrestre recolhida através de imagens por satélite e da harmonização de definições e padrões internacionalmente aceites para a classificação da superfície terrestre. Até aqui, este processo era complexo, já que eram utilizados dados de países e organizações recolhidos através de processos com diferentes critérios de selecção de informação.
Regressar à aldeia?
Muitos portugueses que trocaram o campo pela cidade,
- estão deprimidos, sem dinheiro para comprar medicamentos, pagar a água e a luz;
- a maioria veio do campo no final dos anos 50 e início dos anos 60 julgando que iriam viver muito melhor na cidade;
- deixaram as suas terras onde não passavam fome, nem tinham contas para pagar todos os meses, e vieram viver em barracas nos arredores do Porto e Lisboa;
- muitos deles receberam casas municipais, mas passaram a pagar renda alguns anos depois, rendas, taxas e consumos que hoje não conseguem suportar;
- a maioria tem, porém, vergonha de voltar à terra de onde acham que nunca deveriam ter saído;
- e o pior é que agora não têm dinheiro para recuperar as suas antigas casas (onde não pagavam qualquer renda), campos e leiras, e pesa sobre eles a ameaça da senhora Cristas, do CDS, e dos especuladores do costume, para quem, depois da bolha da construção civil ter rebentado, a próxima vítima é a propriedade rústica 'abandonada'.
Atualizado: 12-05-2013 13:49 WET
1 comentário:
Grande António Maria, nada escapa ao seu olhar felino doa a quem doer,
Cada vez espero mais por ler o seu blog, nem que seja de madrugada.
Obrigada.............Lidia
Enviar um comentário