terça-feira, janeiro 20, 2015

EDP insolvente

Uma darling, em desgraça, chamada EDP


EDP vende edifício no Marquês de Pombal a seguradora francesa

O número 46 da Rua Camilo Castelo Branco, em Lisboa, tem novo dono. O Fundo de Pensões da EDP vendeu no final do ano passado o imóvel ao grupo segurador francês SMA, que opera em Portugal através da subsidiária Victoria Seguros.

Entre os termos do acordo está prevista a permanência da EDP no imóvel durante os próximos cinco anos, explicou a consultora imobiliária CBRE, que mediou o negócio. O edifício de 4.830 metros quadrados junta-se a outros quatro vendidos em Junho pela eléctrica portuguesa ao fundo americano Global Asset Capital.

in Jornal de Negócios

Eu não avisei? A EDP, que foi engolida pelo negócio das ventoinhas que lhe impingiu a Goldman Sachs, e que depois os chineses, mal aconselhados, compraram, encontra-se em estado de insolvência. Para cumprir o serviço da sua descomunal dívida (mais de 18 mil milhões de euros), já só tem uma hipótese: vender os aneis. E em breve, os dedos! Com a subida do dólar, e a queda do euro, presume-se que parte da dívida, a que estava denominada em moeda americana, disparou...

O embuste das novas barragens e o preço escandaloso da energia elétrica em Portugal, são o resultado direto desta pessegada, de que o Recluso 44 é também, obviamente, responsável. O dito recluso, o cabotino Mexia, e o compadre Catroga, claro!

Sem comentários: