segunda-feira, janeiro 17, 2011

BP: Bolshoi Petroleum

Sem especulação, o capitalismo actual afunda-se como um Titanic
The Kremlin is about to become the biggest shareholder in BP

BP is set to do a $16bn share swap with Rosneft, Russia’s biggest oil producer. Rosneft – which is state-owned, hence the Kremlin connection – will own 5% of BP. BP’s stake in Rosneft will rise to near 11%.
So what’s behind the deal? It’s all about access to new reserves. BP is going to explore the Russian Arctic with Rosneft. This is a complicated, risky region. That’s why Rosneft needs BP’s expertise. The payoff could be huge – the region has been described as a new North Sea, in terms of its potential. — Money Week, 2011-01-17.
Para lá de toda a esperança em novas jazidas de petróleo escondidas pelo gelo do Árctico, o que está em causa nestes movimentos são três coisas distintas:
  1. negociar parcerias estratégicas onde o poder das armas deixou de funcionar — este cruzamento de participações poderá significar, em breve, impensáveis aproximações da BP ao Irão.
  2. aumentar os activos estratégicos das empresas, por forma a apreciar as respectivas cotações em bolsa, sem o que as gigantescas necessidades de capital fresco para investir, e sobretudo para pagar dívidas, não afluirá facilmente (por cá, insisto na observação atenta dos casos EDP e GALP, ambas presas apetecíveis e cada vez mais indefesas!)
  3. reparar o motor de arranque da economia capitalista mundial, i.e. as bolsas, para o que se procuram desesperadamente novas bolhas especulativas, que possam reparar o colapso da bolha imobiliária que antecedeu o colapso à vista da bolha soberana; e substituir as tentativas falhadas de criar duas bolhas verdes, uma a partir do mercado de emissões de carbono, e outra em volta das energias eólicas e solar. Há presentemente duas bolhas em formação, que poderão rebentar antes do tempo, mas ainda assim estão aí: a bolha do gás de xisto (shale gas), e a bolha do que poderíamos chamar a GLOBALIZAÇÃO IMPROVÁVEL —i.e. o cruzamento de participações entre gigantes económico-financeiros politicamente inimigos!

REFERÊNCIAS

domingo, janeiro 16, 2011

O Aviso

Tragédia dos Comuns
mais importante do que uma tempestade solar




Ver todo o documentário no sítio da Frontline.

O custo estimado da prevista grande tempestade solar de 2013 — 1 a 2 biliões de USD (o Furaccão Katrina terá custado entre 80 a 125 mil milhões) — é ainda assim insignificante quando comparado com o buraco negro dos derivados financeiros OTC, cujo valor nocional era, em Junho de 2010, segundo o BIS, de US$582.655.000.000.000 (10x o PIB mundial), e a que corresponderá, segundo o mesmo "banco dos bancos centrais", um valor bruto de mercado na ordem dos 24,673 biliões de USD.

Estamos pois a caminho de uma inimaginável tragédia com uma origem estrutural única: a exaustão dos recursos energéticos e naturais do planeta, que é, por sua vez, consequência paradoxal da insustentável demografia humana tornada possível pela qualidade do nosso desenvolvimento. É isto a Tragédia dos Comuns.

A crise mundial do endividamento, a que deram livre curso a desregulação da era Greenspan (de Clinton a Bush) e os instrumentos de especulação financeira, engendrados em 1987 por Drexel Burnham Lambert (os catastróficos CDO — Credit Default Obligation), ou em 1994, pelo J.P. Morgan & Co. (os catastróficos CDS — Credit Default Swaps), significa não só uma clara fuga em frente perante as dificuldades estruturais do Capitalismo, mas sobretudo a ocultação criminosa do que a crise petrolífera de 1972 significara: o fim próximo de um concentrado de energia e de materiais químicos acumulados ao longo de centenas de milhões de anos, cuja descoberta tornou possível as sociedades industriais afluentes dos últimos duzentos anos e a insustentável explosão demográfica da humanidade. Não vale a pena perdermos demasiado tempo com o jogo da culpa. Estamos perante uma emergência sem precedentes. É preciso pensar nas suas consequências, bem como nas respostas e custos das acções radicais que em breve seremos todos forçados a tomar.

A segurança e eficiência energéticas, e a autonomia e segurança alimentares, são as duas prioridades absolutas para qualquer país, ou grupo de países, que queira e possa agir desde já. Tudo o mais pode esperar.

É importante perceber as causas da actual crise sistémica do Capitalismo, contornando ao mesmo tempo a irresponsabilidade dormente dos bangsters e do seus spin doctors, e as orações cada vez mais ininteligíveis dos herdeiros oportunistas e burocráticos da esquerda marxista.

J20

Caça furtivo chinês chega uma década antes do previsto

China Flexes Its Muscles with Stealth Fighter Test

For a stealth fighter, it was a remarkably obvious flight, but perhaps that was the point. On a day when U.S. Defense Secretary Robert Gates was in Beijing meeting with Chinese President Hu Jintao, China's new stealth fighter took what is believed to be its maiden test flight, according to a defense analyst.

(…) While en route to Beijing, Gates told reporters that the U.S. had been tracking the development of China's stealth fighter but that the earlier tests had come as something of a surprise. "They may be somewhat further ahead in the development of that aircraft than our intelligence had earlier predicted," he said. — Read more in TIME.




As imagens captadas pelos planespotters chineses, que as autoridades de Pequim deixaram passar, revelam um facto muito importante: a China está adiantada no plano que traçou para a expansão da sua influência no mundo. A explicação deste adiantamento pode residir na própria crise sistémica do Capitalismo. O colapso precipitado e aparentemente incontrolável do Ocidente, sobretudo depois de rebentar a bolha incomensurável do mercado de derivados financeiros, não pára de fazer vítimas —mercado imobiliário, bancos, e agora as dívidas soberanas. O nervosismo, a impaciência e as explosões súbitas de violência, nomeadamente contra os poderes instituídos, começaram já a fazer as suas vítimas. Como se isto não bastasse, temos pela frente a confluência de duas crises anunciadas: a crise das alterações climáticas, e a crise energética global induzida pelo fim do petróleo barato. A inflação dos preços alimentares e o colapso, em breve, do sistema de transportes de pessoas e bens que há décadas usamos e consideramos uma trivialidade insubstituível, ameaçam já de forma grave —para lá de toda a retórica e impotência dos últimos dez anos— a segurança mundial.



Não é possível uma acumulação de riqueza e poupança, rápida e em grande escala, sem pelo menos uma de duas condições prévias: a sobre-exploração do trabalho humano, ou o acesso não limitado a abundantes recursos materiais, energéticos e alimentares. Pior ainda, nas actuais condições demográficas e de esgotamento das fontes de energia barata, de escassez de água potável, e de exaustão dos solos, ainda que regressássemos à escravatura, seria impossível alimentar a actual população mundial para lá de 2030, ou 2050. Desde 1972 que se prevê um colapso demográfico sem precedentes como desenlace possível da insustentabilidade do actual crescimento exponencial da humanidade e consequente decréscimo, igualmente exponencial, dos recursos disponíveis. Sem percebermos isto, não saberemos como, nem porquê, os poderes do mundo iniciaram a contagem decrescente de uma nova guerra mundial.

sábado, janeiro 15, 2011

Bangsters!

A China entra no próximo dia 3 de Fevereiro no ano do coelho.
E nós também. Saltam por todos os lados!



Pois é, o senhor Cavaco saiu-me um bom figurão. De acima de toda a suspeita, nada! Com mais umas  semanas de revelações ainda se punha em marcha um processo de Impeachment. Só não percebo o motivo porque a Tríade de Macau agiu tão tarde. Erro de cálculo, ou cálculo certeiro?

A minha teoria é há muito esta: a Tríade de Macau prefere ter o amigo da sociedade de bangsters SLN/BPN prisioneiro das suas inconfessáveis distracções, inconveniências, prováveis ilegalidades e escandalosas solidariedades.

Mas como o desajeitado Silva resolveu atacar a actual monitorização do BPN, os alarmes tocaram em São Bento, e a resposta não se fez esperar, contundente. Será possível arrefecer depois das eleições a actual dinâmica de embate fatal? Não sei...

Tenho, no entanto, um palpite: a Tríade de Macau não vai deixar cair no regaço dos bangsters do BPN toda a sementeira que fizeram no Brasil, Líbia, Argélia, Venezuela e China!

Fernando Fantasia, administrador da SLN e membro da Comissão de Honra da candidatura de Cavaco Silva, comprou 4000 hectares de terrenos em Alcochete (por 250 milhões de euros?) 15 dias antes de Sócrates ter anunciado o fim do embuste da Ota. Se compaginarmos isto com a tentativa insistente e já desesperada de boicotar a nova ligação ferroviária rápida, para passageiros e mercadorias, entre Lisboa (Sines-Setúbal) e Madrid (resto de Espanha), em nome da construção duma cidade aeroportuária (Augusto Mateus dixit) e de um novo aeroporto em Alcochete, com a consequente privatização da ANA, percebemos melhor os altos serviços que o traste Cavaco Silva poderá prestar à Nação. Votem nele, votem. Mas depois não se queixem!

O novo aeroporto de Alcochete é uma impossibilidade económica e financeira comprovada. A sua construção seria mais um prego no caixão de Portugal. Não nos esqueçamos que foram as Olimpíadas e o novo aeroporto de Atenas os principais responsáveis pela precipitação do colapso económico, financeiro e social da Grécia!

Jorge Coelho, Passos de Coelho, Aldeia da Coelha — vamos mesmo entrar no ano do coelho! Mas aquele de quem gosto mais é mesmo o candidato madeirense às presidenciais, José Manuel Coelho. Sinal dos tempos...

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Pequim, meu amor!

TOYOTA: “Where there is a road, there is a Toyota.”
VW: “I’m not afraid of going anywhere in a Santana.”

Em 1992 a China produzia 1M de automóveis; em 2001, 2M, e em 2010: 18 Milhões!

Xangai: a China comprou 999 Ferrari desde 2004.
"China and Germany have never come face-to-face with conflict or dispute in history. Besides, Chinese think highly of German's sincere apology after World War II. That's why I say Germany has a natural advantage over Japan." — Yan Guangming in "European automakers cash in on China car boom" China Daily, 2011-01-14".
A China tornou-se em 2010 no maior construtor de automóveis do planeta, ultrapassando os EUA. E nesta corrida, convém dizer que o grande símbolo de identidade entre a nova China e o automóvel vem da Alemanha, mais precisamente da Volkswagen, e chama-se Santana.

Recordo a primeira vez que estive em Xangai, no ano de 1999, a impressão que então me causou o facto de nove em cada dez carros que me passavam pela frente, com especial destaque para os táxis, serem Santanas às cores, metalizados, com frisos e para-choques cromados, vidros negros atrás, estofos claros, e quando se tratava de um táxi, ao lado do motorista, a presença quase misteriosa, mas invariável, de um frasco de chá verde, entre os bancos da frente ou fixo em qualquer parte do tablier.

Mais recentemente, em 2008, estive em Pequim, poucas semanas antes do Jogos Olímpicos. O panorama automóvel já era outro, mas nem por isso menos alemão. Em vez da predominância dos velhos Santanas, abundavam, entre os táxis, os Volkswagen Jetta, em concorrência evidente com os sul-coreanos Hyundai Elantra ou mesmo Sonata. Mas o mais impressionante foi a abundância de Audis 6 e 8, e de Mercedes topo de gama, que desfilavam à porta do hotel e pelas ruas. Na zona onde estive durante uma semana, relativamente perto da Cidade Proibida e da Praça de Tianamen, não vi nenhum Ferrari, mas sim um esplêndido Porche 911 amarelo, descapotável, com o qual me cruzei, eu a pé, e ela ao volante, pelo menos meia dúzia de vezes.
Luxury carmakers are gearing up for rich pickings in the Chinese market

“By the end of 2009, the Chinese mainland had 875,000 millionaires, up 6.1 percent year-on-year, according to the 2010 Hurun Wealth Report - and top-end cars are on top of shopping lists of wealthy Chinese.”

“…By the end of 2009, the Chinese mainland had 875,000 millionaires, up 6.1 percent year-on-year, according to the 2010 Hurun Wealth Report - and top-end cars are on top of shopping lists of wealthy Chinese.”

“…In the first 11 months of last year, Audi’s China’s sales topped 200,000 units, maintaining its two-decade reign in the country’s luxury car market. But rivals BMW and Mercedes-Benz are not far behind.

From January to November 2010, BMW sold 152,866 vehicles - a massive rise of more than 90 percent from a year earlier - and Mercedes-Benz moved 129,500 vehicles in the same period, swelling 119 percent.” — in Posh parade, China Daily, 2011-01-14.

Imagino que dois anos e meio depois, com a economia alemã a crescer 3,6% em 2010, as ruas de Pequim comecem a polvilhar-se com outras marcas, mais liberais e menos institucionais: os BMWs, os Porches, e um número crescente de exemplares vermelhos do sempre irresistível Ferrari. Os chineses adoram o vermelho, o desenho europeu, e sobretudo a qualidade, fiabilidade e honestidade alemãs. Não são muito diferentes dos portugueses. Na realidade, somos dois países do mesmo signo: Peixes!

O rendimento disponível médio dos habitantes de Pequim (ler este  elucidativo artigo do China Daily) rondava, em 1983, os 5,7 euros mensais. Em 2010, chegou aos 2228 Yuan, ou seja, 256 euros. A moral da história é clara: enquanto a China enriquece a olhos vistos, americanos e europeus, sobretudo os europeus menos organizados e menos competitivos, como é o nosso triste caso, estão a empobrecer.

Em Portugal, apesar de ser quase impossível saber qual é o rendimento disponível per capita em Lisboa e no Porto, tal é a pobreza da informação económica disponível online, podemos fazer uma conta simples: se ao salário médio, de 894 euros, retirarmos 30% para impostos, obtemos um rendimento disponível mensal na ordem dos 626 euros. Como o desemprego continua a aumentar, nomeadamente em consequência do colapso financeiro do país e dos seus insustentáveis níveis de endividamento, é de prever que este valor continue a degradar-se. Resumindo: entre Lisboa e Pequim, o custo do trabalho já é irrelevante para o sucesso dum negócio. As rendas comerciais e de habitação são mais elevadas na capital chinesa do que em Lisboa, os serviços andam ela por ela, os impostos são mais baixos na China do que em Portugal (obviamente!) e, por fim, oportunidade e mercado são coisas que não faltam a oriente, e parecem ter-se evaporado no Ocidente. A conclusão do raciocínio é irrecusável: há que aprender Mandarim, e depressa.

A marca de roupa barata sueca H&M vai encerrar em breve a sua produção em Portugal. O motivo é simples de entender: só conseguem produzir trapos a custo zero se o trabalho for de borla. Ora o trabalho no nosso país já não é de borla, felizmente. Mas também na China deixou de ser! De facto, as fábricas que da Europa e da América se deslocaram para a China nas décadas de 80 e 90 do século passado, estão já a deslocalizar-se para novas paragens: Vietname, Cambodja e... México!

Em Portugal, se não nos libertarmos a tempo da democracia burocrática, palaciana, partidocrata e corrupta que nos conduziu até ao actual atoleiro, ainda acabaremos por importar, com fanfarras sindicais atrás e tudo, as maquiladoras de Tijuana e Ciudad Juarez para repovoar o Vale do Ave.

É preciso corrigir drasticamente o comportamento político das nossas elites burocráticas, ou a sua acção irresponsável e egoísta acabará por destruir o país. O maná acabou. Ajustar toda uma tradição colonial a novas regras de racionalidade, honestidade e inteligência colectiva, vai ser o nosso maior desafio, nesta e na próxima década.

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO: 2011-01-14 17:39

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Good bye Wall Street



Afinal Portugal não é o Lehman Brothers

Cavaco admite "grave" crise política e Alegre fica "perplexo"

Professor de Economia, homem de números, Cavaco Silva fez as contas: já tinha falado 12 vezes numa "crise política, económica e social". Certo. Mas o que não tinha dito de forma tão directa e clara era admitir o cenário de "crise grave". Ainda que pela dupla negativa. A frase, dita ontem no almoço-comício na Guarda, é muito clara e serve de aviso ao Governo para os cenários pós-eleitorais, caso se mantenha em Belém. Cavaco prepara o terreno para o que der e vier.

Depois de, na véspera, em Castelo Branco, ter desafiado o Governo a explicar melhor as medidas de austeridade e de "sacrifícios" impostos aos portugueses, o candidato foi mais duro. "Não podemos excluir a possibilidade de ocorrer uma crise grave em Portugal, não apenas no plano económico e no plano social, mas também no plano político", considerou — Público, 13/01/2011.

Cavaco é um provinciano imprestável e potencialmente perigoso na actual conjuntura! O que ele sabe de economia já a mim me esqueceu (que nem sou economista). Se não serviu até agora para nada, a não ser para criar o tal monstro administrativo do Estado, também não servirá, no futuro, para coisa alguma, ou a quem quer que seja (pois até nos seus investimentos domésticos é uma desastre). Esta criatura sem olhar está rodeada (aliás prisioneira) dum bando de piratas ainda pior do que a Tríade de Macau. Esta, ao menos, parece ter entendido duas coisas óbvias: que a crise portuguesa é um dos muitos reflexos da crise energética e de endividamento mundial (1); e que em vez de ler religiosamente o Wall Steet Journal e o Economist, ou tremer sob a batuta das três agências de notação nova iorquinas, é melhor prestar mais atenção ao que se publica no Spiegel online, no Daily China, e no China View (da Xianhua News Agency), ao mesmo tempo que se comparam as notações das manas Fitch Ratings, Moody's e Standard & Poor's com as da chinesa Dagon.

A guerra não declarada que americanos e ingleses lançaram contra o euro, em defesa dos seus falidos impérios e moedas de vento, sofreu ontem uma derrota histórica, com a colocação surpreendente de dívida soberana portuguesa nos mercados internacionais (80% dos títulos foram comprados por outros europeus, chineses... ), que o leilão de dívida pública espanhola de 13 de Janeiro consolidou. Portugal era o bater de asa que poderia deitar o euro a perder. Mas a asa não bateu —e isto, por mais que odeie escrever o resto desta frase, foi mérito do Pinóquio.
O Albert Maersk, o mais recente porta-contentores da classe "post panamax", da companhia dinamarquesa Maersk, que a partir de 2014 passará pelas novas enclusas do Canal do Panamá. A redução de custos de transporte será da ordem dos 30%.
 (C) In an elaborate ceremony attended by President Martinelli and most of the Cabinet, the Panama Canal Authority (ACP) announced that the consortium led by Spanish firm Sacyr had won the $3.2 billion contract to build the third set of locks, centerpiece of the once-in-a-century Canal Expansion project. This award marks an increased tide of Spanish influence in Panama. President Torrijos had established very close ties with the Spanish Royals, attending a ceremony in Madrid in his honor during devastating floods last November, during which Spain announced a gift of two helos to Panama. The Spanish government also established a regional crisis response center in Panama. In early June, President Martinelli visited the King of Spain, and the Spanish delegation at President Martinelli's inauguration, led by Prince Felipe, was very well received (ref A). We strongly suspect that the financially troubled Sacyr was able to offer a surprisingly low price due to backing from the Spanish government. — in Wikileaks.
 Sócrates fez jogging nos quatro continentes, numa maratona teimosa em busca de compradores e futuros investidores no nosso país. Explicou certamente ao mundo que Portugal e Espanha iriam estar em breve, de novo, no centro geográfico das trocas mundiais, e que isso mesmo fora já bem compreendido por Lula, Putin e Hu Jintao. Se não, porque é que a China pensa financiar um novo canal marítimo entre o Pacífico e o Atlântico, pelo meio da Nicarágua? Se não, porque carga de água Washington ficou furioso e conspirou contra o consórcio espanhol-italiano, liderado pela Sacyr (2), que ganhou o concurso internacional e está neste momento a construir as novas enclusas do Canal do Panamá? Se não, porque foi Vladimir Putin a Berlim dizer à querida chanceler alemã que a Europa ia de Lisboa a Vladivostoque? Se não, porque quer a China ligar a sua rede ferroviária à Europa (3) Se não, porque vai a China financiar a conclusão do caminho de ferro entre o porto atlântico angolano de Benguela e os portos índicos, tanzaniano, de Dar-es-Salem, e moçambicano, de Nacala? (4) Dívida soberana da União Europeia? Peanuts!

Eu fiz umas continhas de somar e cheguei à seguinte conclusão: a dívida externa do Reino Unido, mais de 9 biliões de dólares, é superior à dívida externa somada dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), pouco mais de oito biliões de USD. Sobre que realidade escrevem então os escritores fantasma do Economist?! A dívida externa dos EUA, por sua vez, supera os 13 biliões de USD. Em que pesadelo estava ontem o senhor Paul Krugman quando espirrou no seu blogue este comentário lacónico e estúpido:
I’m with Calculated Risk here: it says something about the sheer desperation of the European situation that Portugal’s ability to sell 10-year bonds at an interest rate of “only” 6.7 percent is considered a success. If you think about the debt dynamics here — the burden of growing interest payments on an economy that is likely to face years of grinding debt deflation — an interest rate that high is little short of ruinous. But it is, indeed, not as bad as people were expecting last week; hence, success.

A few more successes and the European periphery will be destroyed. — Paul Krugman. "Pyrrhic Bond Auctions", January 12, 2011.

O crescimento na Alemanha disparou. Em breve poderão fabricar BMWs a hidrogéneo em Portugal (I'm kidding ;) A economia mundial vai crescer a uma média superior a 3%, ou seja, o preço do petróleo vai disparar até aos 100USD/barril. Portugal tem imensos problemas pela frente. Cito cinco :
  • endividamento excessivo
  • presença castradora do Estado e dos governos na economia e na vida dos cidadãos
  • excesso de impostos (5)
  • corrupção, sobretudo induzida pelo actual sistema partidário
  • afunilamento do sistema partidário
Mas tudo isto, que é pesado e muito preocupante, não nos deve toldar a visão. Há uma guerra contra o euro, que não é movida pelo Irão. De que lado está o traste Cavaco nesta guerra? De que lado está o senhor Passos de Coelho nesta guerra? Virei socialista, outra vez? Não. Continuo a pensar pela minha cabeça.


    NOTAS
    1. O que não desculpa os pecados graves do capitalismo burocrático e da nomenclatura que se apoderaram do país em nome de um regime democrático desfigurado.
    2. De que a antiga empresa portuguesa especialista em barragens, Somague, faz parte.
    3. "China To Connect Its High Speed Rail All The Way To Europe" — Inhabitat.
    4. For over a century, various Western colonial powers have tried to link the two African coasts. De Angola a contra costa (from Angola to the other coast) dreamed the Portuguese. Upon independence, civil war and chronic instability prevented any progress and that dream was all but forgotten. Now a new power from the East believes that this is the right moment to invest in that old dream. This is not without precedent. In the 1970s China built, at the request of Tanzania and Zambia, the Tanzan Railway, a massive 1,800 kilometer line linking landlocked copper-rich Zambia to the coast of China's long time ally Tanzania. Beijing built the railway at great cost to the PRC and after every Western country rejected the two African states. The Tanzan Railway would allow the PRC to move important commodities to the coast in a much faster and cheaper way substantially cutting down costs. The rail link would also benefit African nations and contribute to foster regional trade.
      Three decades later, China may reap some rewards for it continued relations Tanzania. Along with this gesture, China would only have to upgrade the existing line and connect it to the Bengela railway, which it already rehabilitated for the Angolan government. For the first time the continent may be linked from coast to coast, which may pave the way for potential economic benefits. — "China Building Africa's Economic Infrastructure: SEZs and Railroads". By Loro Horta. The Jamestown Foundation
    5. O argumento de que em Portugal há uma economia informal que não paga impostos, para justificar o terrorismo fiscal em curso, é um mau argumento. O dinheiro negro do mundo representa 2 a 5% do PIB mundial; a riqueza alojada em paraísos fiscais, regulamentados e piratas, representa qualquer coisa como 26% da riqueza existente no mundo, ou seja, uns 15,3 biliões de USD. Por sua vez, as economias informais no mundo não chegam aos 14% do PIB mundial. No Sul da Europa (Grécia, Itália, Espanha e Portugal), a economia que escapa aos impostos andará entre 20% e os 25%. Não é aqui, por conseguinte, que a porca do sobre endividamento das nações torce o rabo! Mas num monstro muito mais assustador, chamado mercado dos derivados financeiros —cujo potencial de desastre poderá andar à volta dos 600 milhões de milhões de dólares, isto 10 vezes mais do que a riqueza total criada anualmente no mundo inteiro! Vamos pois evitar dar atenção ao disco partido da demagogia populista dos partidos.

    sábado, janeiro 08, 2011

    Carris de Lisboa odeia turistas

    Eléctrico 28. Foto @ Marcelo Almeida (LINK)
    Um país de salteadores

    Os bilhetes de Eléctrico comprados ao condutor subiram de 1,20€ para 2,50€. Ou seja, uma ida-e-volta entre o Cais do Sodré e a Graça fica mais cara (5€) do que uma ida-e-volta entre a Graça e a Praia de Carcavelos num BMW. Que tal exportar o Pinóquio Sócrates e os administradores da Carris para a Sibéria?

    Deve ser assim que o autarca António Costa quer menos carros na cidade!

    Alguém me disse, entretanto, para ter calma, porque "este preço é apenas praticado na tarifa de bordo. Os turistas provocam atrasos gigantes por comprarem os bilhetes a bordo. Nos pré-comprados os preços não diferem dos restantes meios da Carris".

    O dinheiro dos turistas é, porém, melhor do que o nosso (na sua maioria importado e emprestado), porque é uma exportação de serviços sem sair de casa. Como tal, devemos atrai-lo com carinho e sabedoria, não com taxas de inflação anuais superiores a 100%. Seja como for, os outros bilhetes terão subido 15%, muito acima da inflação... Mas não foram reduzidas, que saibamos, algumas despesas muito desnecessárias, com comissários políticos e outra criadagem de luxo :(

    E já agora, terá o Alegre ou algum dos demais colegas de hemiciclo comprado algum dos novos, verdes e extraordinários bilhetes pré-comprados da Carris, da CP ou do Metro? Um por cada meio de transporte, claro! Experimentem alçar o traseiro dos Mercedes que vos oferecemos, e provem, nem que seja por um dia, a realidade inconcebível da vossa administração!

    Por fim: será constitucional criar um regime de excepção para o bilhete comprado a bordo com dinheiro, impondo-lhe um regime criminoso de hiperinflação? Quem disse que um estado, mesmo falhado, pode penalizar desta forma o dinheiro vivo? Quem disse que um estado, mesmo falhado, pode exigir dum viajante ocasional, por exemplo vindo do Porto, ou de Barcelona, que pague por adiantado viagens que não irá fazer? Ou mesmo que as venha a fazer, quem disse que um estado, mesmo falhado, como o nosso manifestamente é, pode forçar os cidadãos a fazerem compras antecipadas de títulos de transporte, sob pena de, se se atreverem a comprar um bilhete a bordo, lhes espetarem com uma tarifa assassina?

    Não sei, em suma, com que sonham os advogados desempregados. Há tanto que fazer, para endireitar este falhado país!