quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Autarcas e empresários de acordo com ferrovia Aveiro-Vilar Formoso - JN

Quem tem o dinheiro manda!


Os autarcas finalmente acordaram para a dura realidade: ou ligamos por via férrea os portos do norte-centro do país (Leixões-Aveiro-Figueira da Foz), e do Sul (Lisboa-Setúbal-Sines) à nova rede ferroviária de bitola europeia que Espanha tem vindo a construir em modo acelerado para se ligar à Eurásia, ou Portugal transforma-se numas segundas Desertas do arquipélago da Madeira.

E já agora não se cometa mais um assalto aos bolsos dos portugueses construindo linhas que não estejam preparadas para transportar passageiros a velocidades competitivas com o avião.  O problema de saber que Carochas e Ferraris circularão nestas novas linhas não será do estado português, nem das suas finanças, mas de quem tiver guitarra e unhas para a tocar na nova bitola.

O estado português, neste caso, fortemente subsidiado pela UE, apenas tem que garantir a construção das linhas e dos correspondentes sistemas de alimentação elétrica e de sinalização. O resto serão concessões a ser entregues a quem ganhar os concursos de exploração. Pelo que temos visto ultimamente, para além dos naturais interessados, com economias de escala adequadas aos negócios em perspetiva —Alemanha, Espanha, França e Reino Unido—, haverá ainda que contar com o interesse dos chineses, brasileiros, angolanos e árabes na formação dos consórcios cujo principal investimento recairá no chamado material circulante (locomotoras, carruagens, etc.) e nos recursos humanos qualificados.

A ideia de usar bi-bitolas para atamancar e proteger mais uma vez os indigentes rendeiros que temos deve ser afastada desde já, pois tais fantasias e engenharias à LNEC apenas poderão redundar em novos SWAPs e em novas PPP ruinosas. Continuaremos atentos!
O anúncio foi feito após o encontro que, para além de vários autarcas das duas regiões (como do Porto, Braga, Viseu e Guarda), reuniu esta terça-feira, no centro de congressos do Europarque de Santa Maria da Feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, o seu homónimo no Centro, o secretário-geral do Eixo Atlântico, vários especialistas em transportes e os responsáveis máximos da Associação Empresarial de Portugal (AEP), da Associação Industrial do Minho e do Conselho Empresarial do Centro.

Terminado o encontro, o presidente da AEP, José António Barros, declarou que "este corredor entre Aveiro e Vilar Formoso deve ser a prioridade do país, com as devidas ligações aos quatro portos existentes entre Viana do Castelo e a Figueira da Foz".

Autarcas e empresários de acordo com ferrovia Aveiro-Vilar Formoso - JN

Estudo: Nomeações no Estado estão directamente ligadas a interesses partidários - Jornal de Negócios

Não é, como se vê, só um problema de perceção.

Claro que conclusões destas, mesmo sendo claras e objetivas, para a partidocracia, para o neo-corporativismo e para o rentismo que arruinaram o país, são manifestações de populismo. Tenciona votar nas próximas eleições nalgum dos partidos da nomenclatura que enterrou o país? Eu não!
Investigadora da Universidade de Aveiro foi analisar as nomeações feitas entre 1995 e 2009 e conclui que estas são, sobretudo, uma recompensa por serviços prestados.

Uma investigadora da Universidade de Aveiro analisou 10.482 escolhas para dirigentes no Estado entre 1995 e 2009. Por trás delas detectou dois tipos de motivações: o controlo de políticas públicas e a recompensa por serviços prestados anteriormente ou em antecipação aos mesmos.

O estudo, realizado por Patrícia Silva, é divulgado esta quarta-feira, 12 de Fevereiro, pelo Público e pelo Diário de Notícias e as conclusões são transversais a vários Governos, de Cavaco Silva a António Guterres, Durão Barroso e Santana Lopes.

Estudo: Nomeações no Estado estão directamente ligadas a interesses partidários - Política - Jornal de Negócios

Alberto da Ponte: RTP cortou custos 70 milhões de euros nos últimos três anos - Jornal de Negócios

Cortar não é o mesmo que reformar, privatizar, ou colocar a RTP num plano de igualdade concorrencial com as empresas privadas. O Almerindo Marques também disse que tinha cortado, mas a hidra do pseudo serviço público voltou a multiplicar cabeças, cabecinhas, braços, pernas e perninhas, cuja fatura indecente foi, é e continuará a ser apresentada aos indígenas, até que estes desliguem de vez a luz!

Alberto da Ponte: RTP cortou custos 70 milhões de euros nos últimos três anos - Media - Jornal de Negócios

terça-feira, fevereiro 11, 2014

El transporte aéreo retrocede en España al nivel post 11-S

A propósito da famosa saturação da Portela...

Onde está a sapiência do LNEC e daquela voz do dono que agora manda nos engenheiros deste país? E já agora, para que serve o INE? Onde estão as estatísticas dos transportes desde 2008? Se serve para tão pouco, o melhor mesmo é vendê-lo ao EUROSTAT!
    El avión fue, sin duda, el gran perjudicado por los efectos de la crisis económica en el transporte durante 2013. Su demanda de viajeros se desplomó un 14% hasta los 28,7 millones, casi cinco millones menos que el año pasado. Se trata del nivel más bajo del sector desde 2002, es decir, después del desplome que sufrió tras los ataques terroristas del 11 de septiembre de 2001 y la psicosis posterior.

    El resto de medios de transporte también bajaron su demanda, según los datos publicados este lunes por el Instituto Nacional de Estadística (INE). Por ejemplo, un 4,5% el popular Metro y un 1,5% de media el autobús, si bien en los trayectos de larga distancia la caída llegó al 7,2%. La causa la hayamos en el fuerte tirón de la demanda registrado por las líneas ferroviarias de alta velocidad, más conocidas como AVE.
El transporte aéreo retrocede en España al nivel post 11-S

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

German Top Court Finds ECB's OMT Is Illegal, Then Promptly Washes Its Hands Of Final Decision | Zero Hedge

Oops! 

Tribunal constitucional alemão rejeita OMT, ou pelo menos afirma que a dita enteléquia inventada por Mário Draghi —“Within our mandate, the ECB is ready to do whatever it takes to preserve the euro”— não cabe no mandato do BCE:
“There are important reasons to assume that [the OMT] exceeds the European Central Bank’s monetary policy mandate and thus infringes the powers of the member states, and that it violates the prohibition of monetary financing of the budget,” the German court said Friday. “Subject to the interpretation by the Court of Justice of the European Union, the Federal Constitutional Court considers the OMT decision incompatible with primary law,” the German court said.

German Top Court Finds ECB's OMT Is Illegal, Then Promptly Washes Its Hands Of Final Decision | Zero Hedge
O BCE respondeu poucas horas depois ao pronunciamento do tribunal constitucional alemão reafirmando que está no seu mandato preservar a estabilidade do euro, e que para isso o OMT (Outright Monetary Transactions) é uma arma que pode e será usada usada se for preciso.

O tit-for-tat prossegue.

Scandal: Bank Of England Encouraged Currency Manipulation By Banks | Zero Hedge

Banco de Inglaterra no topo da manipulação cambial que tem vindo a destruir empresas, poupanças, bancos, governos, economias, países e regiões inteiras. Anda tudo ligado e é cada vez mais assustador.

"If the BOE did not encourage currency manipulation by bankers, then the world would have crashed"

Scandal: Bank Of England Encouraged Currency Manipulation By Banks | Zero Hedge: "If the BOE did not encourage currency manipulation by bankers, then the world would have crashed"

On Portugal, PSI and a national salvation pact | Macropolis

O xeque-mate já foi jogado há muito, mas os partidos do regime estenderam uma cortina de fumo que não deixa ver o colapso que aí vem :(

A circunstância de David Salanic, presidente executivo e fundador da Tortus Capital, ser um especulador profissional não retira valor aos seus argumentos. Muito pelo contrário. Na realidade, o caminho da União Europeia e da sua moeda é estreito, e Portugal continuará a viver em permanente sobressalto durante os próximos anos. O melhor, pois, é aprendermos a desconfiar metodicamente do Estado e da nomenclatura partidária enquanto não aparecer nenhum sinal de verdadeira mudança e verdadeira esperança no horizonte. O melhor mesmo é defendermos o que temos e buscarmos entre os familiares e amigos estratégias de partilha e colaboração.
Troika reviews, and particularly the IMF DSA (debt sustainability analysis), although considering that the debt overhang is highly vulnerable, concluded for its sustainability. You refer that the main arguments for that conclusion are misconceptions. Can you summarize the main reasons why the Portuguese debt is not sustainable?

A sovereign, just like a corporation or an individual, needs to be able to service its debt at some point in the future. Today, servicing Portugal’s debt costs €7.2 billion in interest payments a year and this number will grow every year. In order to service its debt, Portugal would need to be able to generate cash flow before interest expense (called a primary budget surplus) of €7.2 billion a year or whatever amount the interest will have grown to in the future.

Will it be possible?

That will never happen. This would imply a primary budget surplus of 4.3% of GDP. Portugal has had a negative primary budget balance for over 15 consecutive years. The highest primary budget surplus ever realized over the past 36 years for which we have data is 3% of GDP. Portugal’s current primary budget balance is negative 1.6% of GDP. In order to get to a 4.3% primary budget surplus, Portugal would need to improve its annual primary budget balance by €10 billion. Any attempt by the Portuguese government to extract an additional €10 billion annually from the economy, would destroy the economy and the social fabric of the country. - See more at:

Troika
reviews, and particularly the IMF DSA (debt sustainability analysis),
although considering that the debt overhang is highly vulnerable,
concluded for its sustainability. You refer that the main arguments for
that conclusion are misconceptions. Can you summarize the main reasons
why the Portuguese debt is not sustainable?


A sovereign, just like a corporation or an individual, needs to be able
to service its debt at some point in the future. Today, servicing
Portugal’s debt costs €7.2 billion in interest payments a year and this
number will grow every year. In order to service its debt, Portugal
would need to be able to generate cash flow before interest expense
(called a primary budget surplus) of €7.2 billion a year or whatever
amount the interest will have grown to in the future.


Will it be possible?

That will never happen. This would imply a primary budget surplus of
4.3% of GDP. Portugal has had a negative primary budget balance for over
15 consecutive years. The highest primary budget surplus ever realized
over the past 36 years for which we have data is 3% of GDP. Portugal’s
current primary budget balance is negative 1.6% of GDP. In order to get
to a 4.3% primary budget surplus, Portugal would need to improve its
annual primary budget balance by €10 billion. Any attempt by the
Portuguese government to extract an additional €10 billion annually from
the economy, would destroy the economy and the social fabric of the
country.

- See more at: http://www.macropolis.gr/?i=portal.en.the-agora.928#sthash.E9WsPrji.dpuf
Troika
reviews, and particularly the IMF DSA (debt sustainability analysis),
although considering that the debt overhang is highly vulnerable,
concluded for its sustainability. You refer that the main arguments for
that conclusion are misconceptions. Can you summarize the main reasons
why the Portuguese debt is not sustainable?


A sovereign, just like a corporation or an individual, needs to be able
to service its debt at some point in the future. Today, servicing
Portugal’s debt costs €7.2 billion in interest payments a year and this
number will grow every year. In order to service its debt, Portugal
would need to be able to generate cash flow before interest expense
(called a primary budget surplus) of €7.2 billion a year or whatever
amount the interest will have grown to in the future.


Will it be possible?

That will never happen. This would imply a primary budget surplus of
4.3% of GDP. Portugal has had a negative primary budget balance for over
15 consecutive years. The highest primary budget surplus ever realized
over the past 36 years for which we have data is 3% of GDP. Portugal’s
current primary budget balance is negative 1.6% of GDP. In order to get
to a 4.3% primary budget surplus, Portugal would need to improve its
annual primary budget balance by €10 billion. Any attempt by the
Portuguese government to extract an additional €10 billion annually from
the economy, would destroy the economy and the social fabric of the
country.

- See more at: http://www.macropolis.gr/?i=portal.en.the-agora.928#sthash.E9WsPrji.dpuf
On Portugal, PSI and a national salvation pact | Macropolis