domingo, julho 19, 2015

Contemporânea do Chiado

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O que nasce torto...


A inauguração de algumas salas da nova extensão do Museu do Chiado deu origem a uma trapalhada lastimável.
  • O secretário de estado revogou um seu despacho anterior sobre a transferência das obras de arte da chamada Coleção da SEC (na realidade, um cúmulo de aquisições discricionárias e tipicamente burocráticas), depositadas desde 1997 no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, para o acervo do agora chamado Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em fase de ampliação das suas exíguas instalações.
  • O diretor do museu, David Santos, e a curadora Adelaide Ginga, que está ao serviço da instituição e é co-curadora da exposição em causa, não gostaram que o subtítulo da exposição —“O legado da coleção da Secretaria de Estado da Cultura ao MNAC”— fosse inopinadamente mudado para “Arte Portuguesa na Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (1960-1990)”.
  • O copo finalmente transbordou quando a hierarquia de que depende o Museu do Chiado (Secretário de Estado da Cultura e Diretor-geral do Património) exigiu a supressão nos textos da exposição da frase “incorporação da coleção SEC no MNAC”, para assim, segundo Adelaide Ginga, “não criar problemas institucionais com Serralves”.

A versão de Serralves

Num comunicado de três páginas, no qual é relatada a sequência de correspondência entre as duas instituições, Serralves realça que o então diretor do Museu do Chiado David Santos, que se demitiu na passada semana, “concordou integralmente e de forma explícita com as condições” pedidas, ou seja, que as 114 obras da designada “Coleção da SEC” emprestadas por Serralves seriam creditadas como “obras da Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito na Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea”.

“O Conselho de Administração de Serralves considerou então que estavam reunidas as condições para o empréstimo das obras e, em 22 de junho de 2015, foi assinada pelos diretores dos dois museus, Suzanne Cotter e David Santos, uma ficha de empréstimo das obras que cumpriu integralmente as condições estabelecidas”, refere o mesmo comunicado.

e ainda...

Num protocolo assinado em 1997, entre a Fundação de Serralves e o Ministério da Cultura, pode ler-se que a intervenção de Serralves, em termos da coleção de arte do Estado - a chamada coleção da Secretaria de Estado da Cultura - se “deverá centrar no período a partir da década de [19]60 e que o Museu do Chiado abarcará a arte portuguesa dos finais do século XIX até à década de 60”, ficando as obras afetas à coleção da Fundação de Serralves depositadas “por um período de 30 anos”, a contar da data daquele protocolo - até 2027 - automaticamente “renovável por períodos de cinco anos”.

Lusa via RTP, 16 Jul, 2015, 07:09 (notícia completa)

As razões de David Santos (1)

Resposta ao Comunicado do Conselho de Administração da Fundação de Serralves sobre a Coleção da Secretaria de Estado da Cultura

Tal como decorre do teor do próprio texto da carta de 18 de Maio de 2015, citada no comunicado do Conselho de Administração da Fundação de Serralves de 15 de Julho, o assentimento que então dei, em conformidade com ordem hierárquica superior, à identificação das obras nos termos da creditação “solicitada” pela Fundação de Serralves, e que aceitei, numa lógica de cooperação institucional e por entender que não esvaziava de sentido a exposição, tal qual tinha sido inicialmente concebida, jamais implicou abdicar, no próprio texto curatorial, da justificação da exposição, com a necessária referência à afectação da colecção SEC ao Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, determinada por despacho do SEC de 5 de Fevereiro de 2014, cuja revogação me foi comunicada no dia 6 do mês em curso e na sequência da qual me foi, então sim, determinado superiormente que eliminasse qualquer referência à dita afectação.

Vila Franca de Xira, 16 de Julho de 2015
David Santos

Comparando as duas versões relatadas dos acontecimentos parece-me evidente que houve uma gestão desastrosa do melindre suscitado pelo despacho de Barreto Xavier, entretanto revogado, que determinava a “incorporação da coleção SEC no MNAC”. A ser verdade o que escreve a administração da Fundação de Serralves, então a frase citada não poderia mesmo ser inscrita na exposição Narrativa de uma Coleção, independentemente do estipulado no despacho de 2014, pois compete ao SEC, e não do diretor do Museu do Chiado, estabelecer o tempo e o modo de execução do referido despacho.

Não há também censura, nem usurpação de autoria, quanto à decisão da tutela.

Sou amigo de David Santos, e sou amigo de Adelaide Ginga, como amigo sou de Jorge Barreto Xavier e de Nuno Vassallo. O critério desta opinião teria, pois, quer de outra natureza.

Alguns antigos responsáveis pela dislexia museológica nacional solidarizaram-se com David Santos e protestaram in situ contra as decisões de Jorge Barreto Xavier e Nuno Vassallo. Se não foi apenas um reflexo condicionado, nem um ato falhado, gostaria de conhecer os seus argumentos (2)

Como tenho opinado, e recentemente escrevi, o Museu do Chiado não deve ser mais um museu de arte contemporânea sem estrutura institucional à altura do título, sem missão clara e justificada, sem meios nem orçamento decentes, sem autonomia, sucessivamente entregue a direções fracas porque dependentes de um estado burocrático capturado pelas clientelas partidárias ou culturais de turno.

O Museu do Chiado deve ter uma e uma única missão: ser o Museu do Chiado, começando por reler o que Pessoa opinou sobre a Contemporânea, e museografar de forma competente e viva o legado riquíssimo de quem o habitou aquele coração da cidade, dando-lhe a forma e a fama cultural que merece.

Como é possível ainda não termos visto no Museu do Chiado uma exposição antológica sobre Rafael Bordalo Pinheiro?

“Perante qualquer obra de qualquer arte — desde a de guardar porcos à de construir sinfonias — pergunto só: quanta força?” (Álvaro de Campos, in Arquivo Pessoa)

Sobre este mesmo tema, neste blogue

NOTAS
  1. Da leitura deste esclarecimento enviado por David Santos ao Público online concluo que havia atrito evidente nas negociações do 'empréstimo' das obras da Coleção SEC, à guarda da Fundação de Serralves, ao Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado. Se não fosse este o caso, o Museu de Serralves não poderia emprestar o que não era seu à entidade a quem fora destinada a referida coleção, embora só depois 2027, se... Mais relevante é ainda o facto de as divergências terem sido levantadas pela própria administração de Serralves, instância obviamente acima da que representa a diretora do museu com o mesmo nome, Suzanne Cotter. Logo, o assunto deveria ter transitado (transitou?) para o secretário de estado da cultura, Jorge Barreto Xavier, a quem competiria decidir as ações a empreender. Nem o diretor do Museu do Chiado, nem a co-curadora da exposição, Adelaida Ginga, tinham autoridade para insistir numa frase —“incorporação da coleção SEC no MNAC”—, menos ainda depois do despacho para que remetia a frase ter morrido. O SEC revogou a 6 de julho. O diretor demitiu-se a 8. Mas a exposição só inauguraria a 15, ou seja, tudo poderia ter sido resolvido nos oito dias que se seguiram à revogação do despacho de 2014.
  2. Li, entretanto, o panfleto de Raquel Henriques da Silva publicado em tempo útil pelo Público. O raciocínio do panfleto é tipicamente formal e burocrático, e aposta, como é usual em vésperas eleitorais, numa das hipóteses que concorrem, no caso, António Costa, e portanto numa mudança de titular à frente dos negócios da cultura, e certamente também num novo diretor para o que não deixa de ser um micro museu—segundo RHS, nacional e da arte portuguesa dos séculos 19, 20 e 21!

    Raquel Henriques da Silva sabe muito bem o que é engolir sapos, e conhece melhor que ninguém o resultado pífio da sua prestação museológica no país. O que decidiu ruiu, e o que se mantém, bem (Serralves), ou mal (Museu Berardo), não dependeu de si. A sua visão de típica burocrata centralista nunca lhe permitiu perceber a periferia de Lisboa, quanto mais o resto do país.

    Estender o Museu do Chiado para as antigas instalações ocupadas pelo Governo Civil de Lisboa foi obra do atual secretário de estado, Jorge Barreto Xavier, assim como o despacho que, se executado com prudência, sensibilidade e diplomacia, teria levado paulatinamente o acervo sofrível, conhecido como Coleção SEC, para as futuras reservas do Museu do Chiado, quando as mesmas estivessem prontas. Por isto, aliás, o protocolo com Serralves, de 1997, previu prudentemente um depósito das mencionadas obras, nas reservas no novo Museu de Serralves, até 2027. A abertura da nova extensão do Museu do Chiado e a exposição que hoje lá podemos ver teria antecipado este prazo, precisamente porque fora coroado de êxito o trabalho político paciente e juridicamente informado de Jorge Barreto Xavier. No fim, alguém borrou a pintura, cedendo à provocação (admito) de um administrador de Serralves, mas esta culpa, do que pude apurar, não pode ser assacada ao secretário de estado da cultura. Este engole sapos, tal como Raquel Henriques da Silva, à sua dimensão, terá engolido uma mão cheia deles ao longo da sua carreira. É a vida dos funcionários públicos e dos políticos que chegam e partem. Falar de censura, ou de atentado à autoria, a propósito deste escusado incidente é que não tem o mínimo fundamento.

    David Santos foi colocado perante uma pressão vinda do alto, tal como Barreto Xavier e Nuno Vassallo. Não soube gerir a pressão, e portanto decidiu mal, pois em nome de uma honra e deontologia que não estavam em causa comprometeu a sua própria agenda profissional e o projeto que defendeu para o Museu do Chiado. Os artistas que dele muito esperavam ficaram, uma vez mais, apeados.

    Leio insistentemente que os quadros da dita Coleção SEC andam por ai abandonados nos gabinetes ministeriais, “em gabinetes no Palácio da Ajuda e na Presidência do Conselho de Ministros” (RHS, Público, 14/7/2015), como se fosse uma lepra que ataca a pintura, a fotografia e a escultura. Mas as obras de arte não são feitas para decorar ou comemorar os aposentos de quem as compra—as nossas casas, os átrios e os gabinetes das administrações de empresas e instituições, as praças emblemáticas das cidades de todo o mundo? Não vemos, quase diariamente, uma monumental tapeçaria de Eduardo Batarda decorando as molduras humanas do Tribunal Constitucional? Não vemos pela televisão pinturas do mesmo Batarda, de Jorge Martins e de outros artistas portugueses nas reportagens políticas que nos chegam da sede da Comissão Europeia em Bruxelas? Onde crê a Raquel Henriques da Silva que as obras de arte devem estar? Nas morgues dos museus, onde por definição só os conservadores e os restauradores as observam, em museus que ninguém visita, ou entre os mortais que todos somos?

    Não temos nem poupança, nem competências para alimentar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 museus de arte moderna e contemporânea com os impostos que pagamos cada vez mais, ou com isenções fiscais que muita falta fazem noutras instâncias sociais. Sobretudo quando é para mostrar os mesmos artistas do cardápio palaciano de sempre, e boa parte destes museus estão invariavelmente às moscas salvo quando há inaugurações. E mesmo nestas...

    Se querem rentabilizar o Museu do Chiado chamem-lhe apenas Museu do Chiado, e convoquem Álvaro de Campos, o Almada Nome de Guerra, o Rafael Bordalo Pinheiro, Leitão de Barros, Mário Barradas, a voz genial de Villaret, Cezariny, O'Neill, Jorge Vieira, Lopes Graça, Joly Braga Santos, Hogan, Luís Pacheco, em suma, os mortos mais vivos do Chiado, e então teremos um museu a sério, pós-contemporâneo, habitado e explosivo.

    Estou farto de escribas e burocratas.
Atualizado: 19/7/2015, 18:00

sábado, julho 18, 2015

A opinocracia indígena



Culpado de investir, ou de esconder um conflito de interesses?


Miguel Sousa Tavares tinha 2 milhões investidos no GES mas diz que não sabia
Observador, 17/7/2015 8:46

Escritor terá investido cinco vezes num ano no GES, através do fundo ES Liquidez. No total foram 2 milhões de euros, diz o semanário Sol. Mas Sousa Tavares diz que nunca "soube" nem "nunca autorizou".

Miguel Sousa Tavares dá mais explicações sobre investimentos no GES
Observador, 17/7/2015, 23:53

O escritor diz que se quisesse ter investido no GES, tê-lo-ia feito de forma direta; diz que está a ser "um alvo colateral" e queixa-se de violação de sigilo bancário.

Agora é só compilar o que MST foi dizendo e escrevendo sobre o BES, o GES e a (também) sua família Espírito Santo. Ou ainda sobre o famoso 'TGV', cujo projeto aprovado foi anulado pelo Tribunal de Contas, satisfazendo assim o cartel do NAL em Alcochete.

Se a linha de alta velocidade e bitola europeia Pinhal Novo-Poceirão-Caia tivesse ido para a frente o embuste da cidade aeroportuária de Alcochete-Canha-Rio Frio, ou seja o novo aeroporto de Lisboa na Margem Sul (ex-NAL da Ota) teria caído imediatamente, destruindo toda a estratégia de investimento especulativo imaginada pelo senhor Ricardo Espírito Santo (+ BPN, Cavaco, PSD, PS e PCP) para aquela-sub-região.

Convém lembrar aos investigadores, jornalistas e procuradores, que a compra de 4000ha da Herdade de Rio Frio, por 250 milhões de euros, ocorreu 34 dias antes de José Sócrates ter anunciado, a 10 de janeiro de 2008, o fim do NAL na Ota e o novo NAL de Alcochete.

Um dos testas de ferro da SLN (e de Cavaco), o senhor Fantasia, munido de empréstimos do BPN, BCP, BES, Banif e Banco Popular, foi um dos principais protagonistas das aquisições de terrenos na zona destinada ao futuro mega aeroporto de Lisboa e à correspondente cidade aeroportuária, como lhe chamou o visionário Mateus.

Há também, ao que consta, nesta trapalhada toda, o envolvimento dum fundo financeiro do PS sediado na Holanda. Há, ou não há?

Felizmente, o Memorando, a venda da ANA, e as Low Cost rebentaram com este monumental e previsivelmente ruinoso negócio de piratas, no qual também existiram os interesses do senhor Ho, pois parte do financiamento do NAL da Ota em Alcochete viria da privatização da ANA e da venda dos terrenos da Portela para aí construir uma China Town de luxo!

A Grécia estourou, entre muitos outros motivos, pela ruína e corrupção somadas do novo aeroporto de Atenas e das Olimpíadas.

E no entanto, em Portugal o turismo não parou de crescer desde o Memorando, sem precisar de qualquer novo aeroporto. O aeromoscas de Beja existe, mas não consta que tenha ajudado ao crescimento do turismo no Alentejo! Foi, sim, preciso remover as proteções que durante mais de uma década foram levantadas contra as companhia aéreas Low Cost.

Caímos na pré-bancarrota por causa do roubo sem freio dos recursos e dos empréstimos, mas também pela obstrução criminosa ao crescimento criada pelo Bloco Central da Corrupção, de que a banca portuguesa foi obviamente parte cúmplice e interessada.

Sobre o trovão que opina sem cessar, aqui fica a moral da história: um opinocrata que não declara os seus interesses é um opinocrata destituído de credibilidade. Que tal demitir-se de opinar, ou colocar um carimbo na testa antes de opinar?

quinta-feira, julho 16, 2015

A última ponte para Atenas

Em discurso no Parlamento, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, voltou a afirmar que assinou um acordo no qual não acredita para evitar uma 'tragédia' — Globo (Foto: Aris Messinis / AFP Photo)

A Grécia encontra-se numa espécie de quarentena, fora do euro


O FlashGrexit é evidente, como evidente é também o facto de a Grécia ser hoje um estado falhado; um estado europeu, da União Europeia, mais ou menos moderno e desenvolvido, mas falhado.

A estratégia de Angela Merkel e Wolfgang Schäuble, que passava por um Grexit duradouro e por uma espécie de Blitzkrieg institucional no seio União Europeia, da zona euro e do BCE, foi derrotada por Washington, cujas ações apareceram claramente sintonizadas com a França e a Itália, mas também com o FMI, o BCE, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, o presidente do parlamento europeu Martin Shulz, e o polaco e presidente do Conselho Europeu Donald Tusk.

Ou seja, apesar de a Grécia ser hoje uma gangrena financeira, social, política e institucional, decepá-la da zona euro e da União Europeia —a consequência provável de um Grexit definitivo— poderia abrir uma Caixa de Pandora de consequências imprevisíveis. E por isso não foi aberta.


O mapa que decidiu a sorte da Grécia

O mapa que ajudou a segurar a Grécia dentro da zona euro

Todos os novos projetos de fornecimento de gás natural à Europa, alternativos à massacrada Ucrânia, entram pela Grécia:

Turkish Pipeline : planeia transportar gás natural da Rússia para a Europa : Rússia - Mar Negro - Turquia - Grécia...

The Friendship Pipeline, aka Islamic Pipeline (Iran-Iraq-Syria pipeline) : planeia transportar gás natural do Golfo Pérsico para a Europa : Qatar-Irão - Iraque - Síria - Líbano - Chipre - Grécia...

TANAP (Trans Anatolian Natural Gas Pipeline) : planeia transportar gás natural do Mar Cáspio para a Europa : Azerbeijão (Baku) - Geórgia - Turquia - Grécia...

TAP (Trans Adriatic Pipeline) : planeia transportar gás natural do Mar Cáspio para a Europa : Turquia - Grécia - Albânia - Mar Adriático - Itália.... Faz parte do TANAP.

Os principais países fornecedores de gás natural em competição são a Rússia, o Irão/Qatar, e o Azerbeijão. Os mais importantes países da região envolvidos na passagem do gá são a Rússia, o Irão, a Turquia, o Iraque e a Síria. Outros países especialmente envolvidos nesta disputa: Israel, Líbano, Egito e Arábia Saudita. Potências ocidentais especialmente envolvidas nesta guerra: Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

O acordo nuclear com o Irão só foi assinado depois de clarificada a questão grega. 

Não foi por acaso. Um Grexit teria levado a Rússia a bloquear as negociações com Teerão, adiando sine die o Gasoduto da Amizade Irão-Iraque-Síria, em benefício do Gasoduto Turco acordado entre Putin e Tsipras no passado dia 19 de junho.

O dilema alemão

A Alemanha tinha, pois, um dilema pela frente: ou continuava a alimentar os piratas gregos a Pão de Ló, ou teria que contar com a Gazprom, tanto a leste, como a sul... Em todo o caso, os seus graus de liberdade energética continuam a passar pela Grécia, pela Itália e pela França. Capiche?

Tordesilhas 2.0

A aliança atlântica está para lavar e durar. A Alemanha terá, pois, que se conformar com a sua geografia, sobretudo porque o Novo Tratado de Tordesilhas, a ter lugar, será decidido entre os países atlânticos e a China. África ficará no hemisfério ocidental do Tratado. A Ásia no hemisfério oriental do mesmo. Quanto ao Médio Oriente e à Rússia, terão que se preocupar cada vez mais com a falta de gente, ou com a falta de água, e ainda com as suas ideologias arcaicas, pelo que continuarão numa espécie de limbo violento e sem grande futuro cultural nos tempos mais próximos.

A Grécia de Tsipras

Quanto à Grécia, quem sabe se o radical Tsipras não é o novo realista de que o país precisa para sair da sua degenerada democracia em direção a algo decente e próspero.

terça-feira, julho 14, 2015

FlashGrexit: humilhação ou falta de vergonha?


Alexis Tsipras prova o amargo sabor do realismo político

Não sei se já repararam, mas a Grécia está neste momento fora do euro, e o regresso pleno à moeda única poderá levar mais de dois anos a ter lugar.


A Grécia está em plena bancarrota e isolada da zona euro, apesar de manter formalmente a moeda. De uma maneira ou doutra a sua permanência na União Europeia e na zona euro terá que passar por uma reestruturação da sua gigantesca dívida pública, a caminho dos 200% do PIB, incluindo um perdão parcial da dívida (com perdas inevitáveis para as várias classes de credores, incluindo os detentores de depósitos bancários acima dos 100 mil euros), um alongamento das maturidades dos empréstimos com período de carência para o stock da dívida europeia que poderia chegar aos trinta anos, juros retroativos mais favoráveis nos empréstimos já concedidos, uma nova troca de obrigações do tesouro grego (haircut/ PSI) com perdas avultadas (75% em 2012) para quem investiu ou especulou com a dívida grega.

Afirmar, como afirmam as araras populistas do PS, do PCP e do Bloco, que estes sucessivos resgates são uma humilhação desferida contra os gregos, é ver a realidade de pernas para o ar.

A Grécia continua a ser uma plutocracia amparada por uma igreja omnipresente e por uma nomenclatura corporativa, burocrática e partidária corrupta e oportunista. A Grécia é um país sem verdadeiras instituições democráticas, apesar dos hinos a uma história há muito interrompida. Fazem cada vez mais lembrar essas famílias romenas que percorrem a Europa a pedir esmola, como se todos nós lhes devêssemos alguma coisa.

O clube europeu tem regras. Ninguém é obrigado a entrar, mas uma vez dentro, aldrabar os restantes sócios do clube é um comportamento inadmissível que terá sempre um custo a pagar.

Talvez seja o momento de Portugal também cumprir parte do memorando do resgate que até agora aldrabou ou diferiu para as calendas gregas:
  • plafonamento das pensões públicas, 
  • cortes drásticos nas rendas excessivas, 
  • nomeadamente no setor energético, 
  • renegociação das PPPs ruinosas, 
  • diminuição do número de governos municipais, 
  • eliminação das redundâncias burocráticas do aparelho de estado, 
  • e fim das inúmeras isenções fiscais e privilégios de que gozam partidos políticos, sindicatos, corporações várias, IPSSs, advogados, juízes, gestores públicos, etc...

Ou será que só quando chegarmos ao estádio grego é que iremos acordar, e implorar à Virgem de Fátima que nos salve?





Atualizado: 15/7/2015, 00:39

Não é só a Grécia

A gangrena das dívidas públicas é fatal

A nossa principal prioridade é proteger a propriedade privada de milhões de portugueses. Protegê-la dos bancos, da voragem fiscal e dos credores do cancro estatal e das suas intermináveis metástases


Grécia, Portugal, Europa, Estados Unidos, China, em suma, o mundo caminha rapidamente para uma enorme instabilidade. O pico demográfico e a inversão da pirâmide etária, o fim da progressão da taxa de crescimento mundial, o endividamento público global, que cresce a 9,3% ao ano desde 2007, o apetite pelo risco (especulativo) por parte dos investidores institucionais e particulares, depenados pela destruição das taxas de juro e pela repressão fiscal, não poderão deixar de provocar (até 2030?) uma radical desestruturação das sociedades humanas desenvolvidas. Extrema direita, extrema esquerda, nacionalistas radicais e populistas multiplicam as suas hostes de demagogia e terror potencial... Ponham as barbas de molho!

Today’s Dark Lords of Finance
Alexander Friedman. Project  Syndicate, JUL 14, 2015

LONDON – In his Pulitzer-Prize-winning book, Lords of Finance, the economist Liaquat Ahamad tells the story of how four central bankers, driven by staunch adherence to the gold standard, “broke the world” and triggered the Great Depression. Today’s central bankers largely share a new conventional wisdom – about the benefits of loose monetary policy. Are monetary policymakers poised to break the world again?

segunda-feira, julho 13, 2015

No Grexit. Zona euro soma e segue

Este gráfico precisa de correção

Grécia—1, Alemanha—0 (já o tínhamos escrito...)


Quer queiramos, quer não, Alexis Tsipras está de parabéns. Evitou o Grexit e travou a nova arrogância alemã. Soube usar os dois pés da Grécia: o pé romano e o pé grego (hoje, a aliança atlântica e o novo eixo Moscovo-Pequim). Nós avisámos o senhor Schäuble: quem não tem dinheiro, não tem vícios! 

Flash Grexit (ou a mini quarentana)

Na realidade, a Grécia esteve fora do euro durante mais de duas semanas e regressará lentamente a esta união monetária ao longo dos próximos meses. Há quem diga que a normalização do sistema bancário grego poderá levar mais de dois anos. De algum modo, esta foi a pequena-grande vitória de Schäuble, e os seus efeitos catastróficos na sociedade grega funcionarão certamente como um último aviso: ou as elites gregas ganham juízo, ou da próxima vez, tudo será mais expedito e resoluto. Ironia, a que já nos habituámos, da história: coube e caberá a um ex-comunista e a um governo de esquerda radical levar a cabo esta complicada e dolorosa metamorfose. Uma lição para os esqueletos da esquerda e da extrema esquerda indígena que aturamos há décadas no nosso dispendioso e insuportavelmente populista parlamento.

Consequências em Espanha e Portugal

Uma vez analisadas em pormenor as medidas de austeridade acrescida que a Grécia irá adotar, os governos em funções e abraços com programas de resgate apressar-se-ão, por um lado, a demonstrar, com razão, que parte do desenho e dos pacotes de austeridade é, por assim dizer, inevitável. E por outro, irão certamente exigir alterações nos seus próprios programas de austeridade—cortesia do Syriza! Quando ao PS, ao Podemos e ao Bloco, já estarão neste momento a esgotar o stock de bicarbonato de sódio existente nas pharmacias, tal a indigestão causada pelos sapos que as suas retóricas populistas começaram a engolir e terão ainda que engolir até às eleições.

“We fought to get the best result. We gave a chance for the country to stand on its own two feet” (Alexis Tsipras, 13/7/2015) —in Politico

Schaeuble and others seemed to favour a “Grexit”, another participant said. The European Central Bank’s Draghi seemed “the strongest European” in the room, most opposed to the risky experiment of cutting Greece loose and braving Schaeuble’s ire by interrupting him during a discussion on Athens’ debt burden — in The Latest Out Of Europe: “Pretty Steady Level Of Shittiness”, Zero Hedge, 07/12/2015 20:30 -0400
... 
The Greek parliament now has to approve four laws by Wednesday at the latest, to set in motion the so-called prior actions. Those include reforms of the pension system, raising the VAT rate, reforming the labor and products markets, and changing the current format of the country’s statistical office.

Those include measures that were on the table before last week’s referendum, such as privatizing the country’s energy market and modernizing the labor market — Vince Chadwick 30 minutes ago, WHAT HAPPENS NOW?, Politico, 13/7/2015 09:55.


By contrast, Greek Finance Euclid Tsakalotos, appointed last week in place of the often provocative Yanis Varoufakis, seemed calm and expressed a willingness to take steps to convince creditors Athens could be trusted to implement budget and economic reform measures to unlock tens of billions of euros.

At one point a fellow minister turned to Tsakalotos and told him to ignore the rows raging around him: “Don’t worry Euclid,” he said. “It’s not your problem any more, it’s theirs.”

...

in Berlin and Paris, officials have played down differences in tone on Greece, stressing that Merkel and Hollande must sell their decisions to different national constituencies — in The Latest Out Of Europe: “Pretty Steady Level Of Shittiness”, Zero Hedge, 07/12/2015 20:30 -0400

sábado, julho 11, 2015

Museu do Chiado


Uma demissão inesperada, ou talvez não


Director do Museu do Chiado demite-se em ruptura com a tutela
Vanessa Rato. Público, 08/07/2015 - 19:03 (actualizado às 20:45)

A uma semana da inauguração das novas instalações do MNAC-MC, a tutela quer revogar o depósito da Colecção SEC no museu.

“Apesar de discordar da instrução superior, assumi o compromisso de alterar o subtítulo da nossa exposição […] na condição de que o texto de apresentação da exposição pudesse esclarecer tratar-se de uma mostra baseada numa colecção integrada desde Fevereiro de 2014 no MNAC-MC”.

Num texto de 13 de julho de 2014 —Museu de Arte Contemporânea ou do Modernismo?—reiterei as minhas reservas à expansão 'contemporânea' do pequeno museu do modernismo português conhecido como Museu do Chiado, um lugar ermo e despovoado apesar de existir no coração da capital e no hotspot do turismo português. Ao longo da sua existência este museu sem meios andou sempre de Pôncio para Pilatos, sem estatuto, nem definição, nem autonomia claramente definidos pelo estado, que é seu dono e único responsável. No desvario da era socratina e da passagem por lá dum tal Pedro Lapa, assentou-se (quem? quem é que que assentou, porquê, com que autoridade?) que o Museu do Chiado, onde sempre fomos visitar obras de António Carneiro, Amadeo de Souza-Cardoso, Mário Eloy, ou Jorge Vieira, passaria a ser o Museu Nacional de Arte Contemporânea—MNAC, onde desde logo começou a predominar uma programação de contemporaneidade e novas tendências, com sucessivos encargos a jovens artistas portugueses e estrangeiros.

Saltava à vista que o pequeno museu dos Malhoas e Almadas fora tomado de assalto por um condottieri do pequeno e pindérico mundo da arte contemporânea local e do franchising e mercados secundários que o rodeiam. A arte contemporânea, num país pobre como Portugal, com um mercado expositivo exíguo (apesar da engenharia estatística dos públicos fabricados) passava a dispor de uma multiplicidade de espaços públicos a competir pelo mesmo vanguardismo curatorial importado e colado com cuspo: Museu de Serralves, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Museu Berardo, Museu Nacional de Arte Contemporânea, e ainda o futuro Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da EDP. Salvo o CAM-FCG, todos estes equipamentos são financiados direta ou indiretamente com dinheiro público, afunilando inexplicavelmente o diapasão da frágil cultura museológica que sempre tivemos e continuamos a ter.

Nada disto faz sentido.

O desfecho inesperado da inauguração dos novos espaços do MNAC, que levou à demissão do seu jovem diretor, David Santos, na sequência de um braço de ferro com a tutela, tem, na minha opinião, uma causa sistémica, que é a que acabo de descrever e deriva do desnorte permanente e falta de responsabilidade política e institucional de quem tem (des)cuidado há décadas os museus públicos do país, da arqueologia à arte sacra e ao traje, passando pela música, pela fotografia, pela arquitetura e pela chamada arte contemporânea.

No episódio da demissão de David Santos esteve sobretudo em causa a pressão vinda do Museu de Serralves, e certamente também do novo vereador da cultura de Rui Moreira, Paulo Cunha e Silva, para quem a transferência da coleção de arte da SEC para o MNAC poderia sinalizar simbolicamente um recuo do protagonismo consignado e ganho pela instituição do Porto no campo da promoção qualificada da arte contemporânea, dentro e fora do país. Os cortes orçamentais já operados em Serralves levaram mesmo a instituição a organizar no âmbito do seu décimo quinto aniversário, em setembro de 2014, um jantar comemorativo que serviu também para prestar publicamente contas e angariar fundos. A escassos meses de umas eleições de desfecho incerto, tudo o que este governo não precisava era de comprar uma guerra com o Porto. Será que David Santos pesou bem o melindre político do que estava em causa ao insistir que o catálogo da exposição anunciada mencionasse expressamente que o acervo exposto, e entregue ao cuidado de Serralves por um período de trinta anos, já pertencia de direito, desde fevereiro de 2014, ao MNAC?

Este fiasco é fruto da falta de antecipação política de Jorge Barreto Xavier, o secretário de estado da cultura em funções, é fruto da insensibilidade de última hora do então diretor do MNAC, David Santos, mas no fundo no fundo é também o desfecho antecipado de uma ideia sem sentido: transformar o museu do Chiado em mais um centro de arte contemporânea sem meios, sem autonomia de gestão e cujo défice de público tenderia a eternizar-se. Não basta já vermos como o CAM da FCG tem vindo a morrer de pasmo, apenas salvo in extremis pelo seu excelente buffet?

O Museu do Chiado só será um museu visitado aos milhares se puder e souber ser um verdadeiro museu do modernismo em Portugal, transversal nas disciplinas (literatura, poesia, pintura, arquitetura, cinema, cultura urbana, etc.), com verdadeira autonomia de gestão, imaginativo na direção museológica e na programação, com suporte estatal claro e decente, com apoio camarário adequado, e recorrendo ainda a parcerias e acordos de mecenato com as empresas do Bairro Alto e da Baixa-Chiado. Se o estado não tem competência para o fazer, lance um concurso internacional para gestão privada do mesmo. O interesse público poderia ser bem melhor acautelado do que até agora, e pouparíamos o país a episódios lamentáveis como o que ainda decorre na sequência da demissão do diretor do MNAC em vésperas de uma inauguração. Até o sítio web do museu deixou de funcionar!

POST SCRIPTUM

Já depois desta opinião ter ido para a nuvem surgiu uma Petição Pública sem objeto, dirigida à presidente da Assembleia da República e ao primeiro ministro, na qual nada é pedido, mas sim se repudia o fiasco burocrático que empurrou David Santos para uma escusada e lamentável demissão. Não é uma petição, mas uma carta aberta de protesto, da qual se desconhece o primeiro subscritor: “Manifesto de Repúdio pelo Processo Conducente à Demissão de David Santos – Director do MNAC”. O protesto é compreensível, mas como acima escrevi, as causas do fiasco residem nas sucessivas más decisões sobre o Museu do Chiado. Quanto às responsabilidades por este desenlace precipitado devem ser repartidas por todos os intervenientes no mesmo: secretário de estado da cultura, diretor-geral do património cultural, e diretor do museu. Falar de ato censório a propósito deste fiasco é errado, desviando as atenções do que é essencial, ou seja, a necessidade de definir uma política museológica racional, ajustada à economia do país, e tendo em conta prioridades estratégicas outrora outorgadas, nomeadamente ao Museu de Serralves e ao chamado Museu Berardo.

Atualizado: 12/7/2015 16:59