sexta-feira, março 07, 2014

Imagem de um regime perdido

Manif de polícias junto ao parlamento, 6/3/2014

A escadaria descendente de uma democracia falida


Nem num FC Porto-Benfica se vê tanto polícia
PSP mobilizou um número recorde de efetivos para vigiar os 12 mil colegas que são esperados na ‘manif’. Ninguém quer confrontos, que podem custar a cabeça ao ministro e a razão aos polícias. Concentração está marcada para as 17h30, em Lisboa.

Ler mais: Expresso

Quando um regime não consegue alimentar os seus polícias, por manifesta insolvência do Estado, ou por incompetência e irresponsabilidade dos governantes e da casta política, só lhe resta uma alternativa: dar lugar a outros. Esta democracia populista e corrupta chegou ao fim. A sua substituição por uma democracia transparente, responsável e decente é uma questão de tempo.

E mais uma coisa: quando um furúnculo incha de pus há que espremê-lo e desinfetar com cuidado a ferida. Deixá-lo crescer é permitir que a infeção cresça, alastre e acabe por rebentar quando menos se espera, provocando estragos maiores no organismo.

O nacionalismo e a extrema direita são filhos da imprevidência democrática, do populismo e da corrupção, quando tudo isto desemboca na falência económica, financeira e social das sociedades. Já todos sabemos isto, mas não aprendemos nada com o passado recente. Triste :(

1 comentário:

M Castro disse...

António, estes tipos não reformam nada. Cortes no rendimento não sao reformas, mas medidas de merceeiro.
- círculos uninominais e independentes no parlamento? Nada!
- regime de incompatibilidades para deputados? Nada!
- criminalizaçao da gestão publica danosa? Nada!
- reforma administrativa e autarquica? Nada!
- sanções para a falta de transparencia das contas dos partidos? Nada!
E por ai fora!
Os culpados somos nós que somos mansos!
Ab