Deitaram ao lixo mais de 950 milhões de euros, isso sim!
Uma demonstração simples de que o indígena Tribunal de Contas diz apenas as baboseiras que o poder político-partidário de turno lhe encomenda:
DANIEL GROS: "Muitos projectos ferroviários e rodoviários também avançam lentamente, devido à oposição local e não à falta de financiamento. Estas são as verdadeiras barreiras ao investimento em infraestruturas na Europa. As grandes empresas europeias podem facilmente obter financiamento a taxas de juro próximas de zero."
A Europa e a mania dos investimentos mal orientados
Jornal de Negócios, 05 Janeiro 2015, 10:09 por Daniel Gros
O que o TdC deveria fazer, ou seja, julgar e punir os descalabros das derrapagens orçamentais e os contratos leoninos contra o interesse público, não faz. Mas armar-se em gestor de negócios, já faz, caindo no ridículo, claro!
Além do mais, tanto o TdC, como o TC, não são verdadeiros tribunais, dignos de ostentar semelhante timbre, mas sinecuras partidárias ao serviço dos governos corruptos e/ou incompetentes de turno.
Neste caso, o frete tem um endereço claro: a teimosia encomendada de Passos Coelho relativamente ao famoso, mas que nunca foi, TGV, e as manobras do Sérgio das PPP em defesa da salamandra, que ainda mexe, do NAL da Ota em Alcochete, da Cidade Aeroportuária da Margem Sul propalada pelo adiantado mental Mateus, da TTT do sargento-ajudante Costa, em suma, dos pinheiros e das herdades onde a malta do BES e a corja do BPN, Soares e Cavaco incluídos, andaram, e pelos vistos ainda andam, objetivamente metidos!
Entretanto, a suspensão do projeto da ligação Poceirão-Caia já custou aos contribuintes, entre estudos pagos e por pagar, e verbas comunitárias deitadas ao lixo (que a França e a Espanha imediatamente recuperaram, claro!) perto de MIL MILHÕES DE EUROS (1). Quando é que a imprensa portuguesa fará o seu trabalho?
Temos que varrer este lixo, chamado Bloco Central da Corrupção, para bem longe.
Tribunal de Contas diz que alta velocidade não teria "viabilidade financeira"
Jornal de Negócios, 05 Janeiro 2015, 12:12 por Lusa
POST SCRIPTUM
O único motivo porque Portugal tem feito uma triste figura no que respeita às ligações ferroviárias em bitola europeia de Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Aveiro-Salamanca, sabotando reiteradamente os compromissos com Espanha e com a União Europeia (Ver Mobility and Transport e TEN-T in EC) tem sido a tentativa do Bloco Central da Corrupção Alargado (PS-PSD_CDS/PP e PCP) de favorecerem o negócio da destruição do Aeroporto da Portela e da construção de um mega-aeroporto (na Ota, ou em Alcochete, tanto faz). Os argumentos pseudo estratégicos (2) com que vendem a patranha ao lóbi militar da importação de submarinos, helicópteros e blindados todo o terreno são conversa de vigaristas que só convence quem quiser ser convencido. O argumento da falta de dinheiro é, especialmente neste caso, uma mentira pegada e escandalosa, pois se há investimento estratégico que conta com avultados fundos da UE é precisamente este!
No entanto, haveria que investigar qual o peso que a perda do concurso para a construção da famigerada —e essa sim, ruinosa e criminosa— TTT Chelas-Barreiro, da Mota-Engil para o consórcio espanhol, ditou a sentença abusiva do TdC sobre a ligação ferroviária Poceirão-Caia.
Detalhe do mapa das ligações ferroviárias prioritárias na UE. TEN-T, Set. 2014 |
NOTAS
- Leia o que escrevíamos em dezembro de... 2012 neste mesmo blogue.
- Imaginem que a Bélgica pensava da mesma maneira que as grandes inteligências pardas da Lusitânia...
Ligações ferroviárias atuais (GoEuro-Planear Viagens) entre a Bélgica e três poderosos países vizinhos
—Bruxelas-Londres: 11 comboios diretos/dia
—Bruxelas-Paris: 10 comboios diretos/dia
—Bruxelas-Colónia: 7 comboios diretos/dia
Pela lógica dos acagaçados estrategos que temos, a Bélgica já teria sido toda trincadinha pelos papões franceses, alemães e ingleses!
Última atualização: 5/1/2015, 23:38