Fernando Pinto deve explicações ao país |
TAP sob investigação criminal?
A greve é para cumprir? Em que termos aceitam desconvocar?
A greve é desconvocada quando o Governo e TAP decidirem honrar os compromissos que assumiram com os pilotos. (Diário Económico, 22-04-2014)
“Matérias alegadas pelos pilotos não têm suporte legal”, diz Fernando Pinto (Negócios, 22-04-2015)
Presidente da SPAC acusa administração da TAP de “gestão ruinosa”. (Diário Económico, 22-04-2014)
“Acontece que as consequências dos actos de gestão ruinosa que subsistem ao longo dos últimos 14 anos tornaram-se intoleráveis.” — Manuel Santos Cardoso, presidente do SPAC. (Diário Económico, 22-04-2014)
Sindicato dos pilotos admite processar TAP por gestão ruinosa
Manuel dos Santos Cardoso, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) desde novembro, defende que o que tem prejudicado gravemente a TAP “é a gestão ruinosa desta administração, com a conivência e o beneplácito dos sucessivos governos”. DN, 22/04/2015
A Procuradora-Geral da República confirma existirem investigações em curso à TAP, alegando segredo de justiça para não dar mais informações.
A informação foi avançada à Renascença, na sequência da entrevista do presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil ao “Diário Económico”. RR, 22-04-2015.
Em que ficamos? Eu diria que as afirmações do comandante da TAP e presidente do sindicato dos pilotos (SPAC), Manuel Santos Cardoso, não são bluff, e não sendo bluff, as orelhas de Fernando Pinto e do resto da obscura e completamente incompetente administração da TAP devem estar a arder. Vamos a factos:
- Vai para quinze anos que esta administração foi contratada para privatizar a TAP. Quinze anos!
- O passivo acumulado da empresa flutua nos relatórios ao sabor das conveniências, e é superior aos anunciados 1.062 milhões de euros reportados no Relatório e Contas de 2012. Nós pensamos que poderá chegar perto dos três mil milhões, mas o ministro que tão avidamente substituiu o Álvaro, Pires de Lima, já reconheceu publicamente que não sabe onde foram parar 800 milhões de euros. E os espanhóis da Globalia, que entretanto desistiram da TAP, mencionaram ao El País uma dívida acumulada de 2.400 milhões de euros—dando a entender que parte da mesma estaria a ser negociada por baixo da mesa da reprivatização.
- Poderão estar em curso investigações policiais sobre as relações entre a TAP e o BES, com dossiers específicos
- sobre a operação da venda da PGA à TAP (2007), durante o governo de José Sócrates e intermediada pelo Millennium BCP, à época gerida pelo camarada do grupo cor-de-rosa de Macau, Carlos Santos Ferreira,
- sobre a ex-VEM, um estranho buraco negro brasileiro, comprado à Varig pela TAP e pela GEO Capital, e conhecido hoje como TAP Maintenance & Engineering,
- e sobre a encomenda firme de 12 Airbus A350, com opção para mais três e reserva de compra de oito A320, um acto de gestão verdadeiramente suicida atendendo a que já à época (25/11/2007), o grau de endividamento da TAP era excessivo: 1.218 milhões de euros.
É por isto que os pilotos da TAP não abdicam de uma participação de 20% da próxima companhia.
O governo deve pensar bem no que vai fazer. Rejeitar os pilotos não é opção.
Atualização: 23-04-2014 12:09 WET
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2 comentários:
Mas o senhor que se eu falar português nunca percebe e eu tenho de aprender brasilês quando visitei a terra dele, não tinha desde o primeiro dia que chegou aqui, um plano e programa a cumprir até lixar a TAP embora devagarinho em 16 anos para ser mais verosímil que afinal a TAP nunca foi a MAIS CONCEITUADA do mundo fora da gestão ele, e agora de facto não é mesmo quando afirmou um ano ou outro grandes lucros ?? Vá-se lá entender esta língua de trapos - Devia ser inquirido desde o 1º dia como governou e como comeu, por mês, 26 mil euros pois para ele, pelo menos, nada podia faltar ??0 Começo a ser xenófoba para experimentar o que nunca fui mas jã tenho idade para erperimentar isso
Se fizerem as contas só às vossas greves selvagens perceberão de onde vem grande parte do passivo. De resto a Tap tem sido administrada como uma verdadeira empresa pública, pior, como todas as empresas públicas e esse é um dos seus grandes problemas. Só não percebo a atitude esquizofrénico e completamente oportunista dos pilotos que tanto são contra a privação como pedem, de forma obscena, 20% dela. Eu por mim entregava a TAP inteira aos sindicatos, mas só após ser retirado o aval do estado para a dívida, passando os novos accionistas e os novos gestores, no caso os pilotos com a maioria do capital, a serem responsabilizados solidariamente pela dívida passada e futura. O estado e o contribuinte assumiam as perdas mas acabava a sangria do dinheiro do contribuinte que ainda no ano passado lá meteu 100 milhões directamente do orçamento de estado e outro tanto via CGD, não evitando mesmo assim que andassem a vender aviões para pagar salários. Ou isso ou liquidava-se a empresa de uma vez que esta história já cheira mal demais. A TAP morreu e os pilotos foram os coveiros!
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