sábado, maio 10, 2014

Nestlé, nunca mais!

O animal que preside à Nestlé

Que tal um boicote aos produtos da empresa que esta criatura dirige? 

Eu já cortei com o Nespresso.

Is water a free and basic human right, or should all the water on the planet belong to major corporations and be treated as a product? Should the poor who cannot afford to pay these said corporations suffer from starvation due to their lack of financial wealth? According to the former CEO and now Chairman of the largest food product manufacturer in the world, corporations should own every drop of water on the planet — and you’re not getting any unless you pay up.

The Mind Unleashed, 9 May 2014
Não esquecer que estes animais costumam trazer no bolso os imbecis que elegemos, alimentando-os a pérolas e Pão de Ló. Há que vigiar e discutir publicamente a Lei da Água e o embuste do Plano Nacional de Barragens que Sócrates-Mexia e a corja do CDS prepararam para entregar, de bandeja, recursos vitas do país a estas corporações cuja utopia seria um mundo sem humanos. Só com animais da sua laia!

Este animal está, no entanto, errado num ponto: num mundo de robots não há lucros. O lucro, por definição, é o grau de exploração do trabalho variável. As máquinas e os robots são capital fixo puro e duro, sem elasticidade em matéria de input e output. Sem capital humano não pode haver mais valia, apenas monopólios e carteis de produção-distribuição e recursos. Mas aqui chegados há outros animais que se impõem à vulgar corja dos gestores otimistas. Um deles é a revolta popular que iça guilhotinas pelo caminho. O outro, que já começou a impor-se, chama-se estado-nação.

Seria bom que este animal lesse o livro que comecei a lçer a semana passda: The Structure of World History, de Kojin Karatani.

E agora, Caparica?

Caparica sem areia é o resultado do populismo desmiolado dos partidos

Os autarcas exigem areia, centenas de milhões de euros de areia, para tapar décadas de gestão danosa do território. E também querem encalhar navios no lodo do Barreiro! Que tal sentar governantes e autarcas no banco dos réus?


Eventual terminal de contentores no Barreiro pode chegar aos 14 metros de calado
- Cargo News, 07.05.2014

Não é novidade que o Governo estuda a hipótese de instalar o novo terminal de contentores da Área Metropolitana de Lisboa no Barreiro. Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, afirmou que os estudos demonstram que o Barreiro pode receber um terminal para barcos com 14 metros de calado, referindo que o projecto pode impulsionar novas ligações rodoviárias na região.

O autarca do Barreiro disse que a hipótese Barreiro é, neste momento, a única que está a ser estudada na Área Metropolitana de Lisboa para receber o novo terminal de contentores, apesar de salientar que a decisão final é do Governo.

Ouvimos a autarca de Almada aos gritos contra um investimento de centenas de milhões de euros que o governo queria aplicar na Trafaria, concelho que chefiou por encargo do PCP durante vinte seis anos. O terminal de contentores para navios de grande porte e calado foi assim rejeitado em nome duns surfistas e da manipulação partidária comunista, para quem crescimento económico e desenvolvimento são, no fundo, ameaças evidentes à sua religião sem Deus.

Há muitos anos que se vem defendendo o fecho da Golada (1) como obra de grande impacto na pacificação do estuário do Tejo, com benefícios claros tanto para a margem sul, como para a margem norte do rio. Só fechando a Golada, isto é, só unindo o Farol do Bugio à Cova do Vapor, construindo um dique, e já agora um Terminal de Contentores de águas profundas que crie emprego na zona, se garante a proteção da Caparica — e não só dos surfistas!

Em vez de discutirmos seriamente esta questão de fundo, temos mais uma montagem mediática eleitoral promovida pelo PCP e um seu autarca. Desta vez, lançaram um balão de ar quente, mas sem neurónios, sobre o terminal de contentores que o Barreiro poderia receber, já que não se fez a tão famosa quanto idiota TTT Chelas-Barreiro.

Querem meter Lisboa na Rua da Betesga. O tique é bem indígena e bem antigo. Revela, como sempre revelou, o paroquialismo caciqueiro de boa parte da nossa indigente classe política. O povo, por sua vez, é analfabeto funcional, vê telenovelas, futebol e 'reality shows' e, de vez em quando, como o cão de Pavlov, é despertado por um sininho, e vai votar. Menos mal que o país está nas mãos dos credores!

Para os curiosos, cito e adapto livremente um email recebido sobre a desmiolada ideia de construir um terminal de águas profundas no charco do Barreiro.

Levar para o Barreiro grandes navios - com mais de 200 m de comprimento, 50 m de boca e 15 m de calado - através dum canal com 60 metros de largura e 7 a 8 de fundo, mesmo dragando para garantir que os navios não encalhem, é problemático. Por outro lado, se estiverem apenas em causa pequenos navios, ninguém ali investirá os largos milhões de euros necessários ao novo terminal de que Lisboa precisa.

Duvido que algum comandante meta um navio de grande porte num canal pouco mais largo do que boca do navio, mesmo dragado mais meio metro abaixo da quilha, em direção a um cais sem área suficiente para manobar com rebocadores à popa e à proa do navio.

Nenhum armador estará disposto a deslocar grandes navios nas águas paradas do Barreiro - preia mar -, e não irá certamente fazê-lo a meia altura de água, com correntes fortes de través, canal abaixo. As inúmeras horas de sobre-estadia aguardando o momento das marés... desencorajarão qualquer armador.

Quanto às questões das dragagens, só sei que sempre que fui responsável pelo terminal da Matinha, para os petroleiros, a SOPONATA gastava mensalmente largos milhares de contos (já lá vão largas décadads) em dragagens do canal que lhe dava acesso, rio acima.

O material dragado, por sua vez, era composto de lodos na sua maior parte altamente contaminados, e já então de difícil remoção, destruição e depósito. Não faço ideia quantos milhões de m3 seria preciso remover para alargar e aprofundar o canal e a área de manobra no Barreiro; mas que não são areias, não são não senhor...

Resumindo: a área do porto de Lisboa precisa de ser enriquecida com um terminal para grandes navios.

Penso, porém, que não há opção mais viável e com menores custos, monetários e ambientais, do que fazer o novo terminal sobre a Golada reposta.

O local permite amplo espaço para manobra dos grandes navios, águas profundas e muito menores custos de tempo de estadia e consumo nas suas movimentações.

E é tudo o que sei.

JFS

NOTAS
  1. «A Ampliação do Terminal de Contentores em Alcântara». Artigo da autoria do Sr. Eng. José Manuel Cerejeira, publicado na Revista de Marinha. anmpa, 2008.10.2

    A Revista de Marinha, na sua Edição 946 de Outubro/Novembro de 2008, traz um artigo sobre a Ampliação do Terminal de Contentores, obra que foi apresentada à sociedade sem ser precedida de qualquer discussão pública nem de estudo técnico que a fundamente, e, ainda por cima, ao arrepio dos Planos Estratégicos de evolução para o Porto de Lisboa, quer o elaborado em 1990/1992, quer, mais recentemente, o de 2006/2007.

    Agradecemos ao Sr. Cte Lobo Fialho, Digmo. Editor e Director da Revista de Marinha a autorização concedida para fazer eco deste excelente artigo no nosso site.

    Leia também a Nota da Direcção da ANMPN - "Lisboa Emparedada" que se segue à reprodução do artigo do Sr. Eng. José Manuel Cerejeira, onde se dá conta das diferentes intervenções que têm vindo a ser efectuadas na frente ribeirinha de Lisboa, limitando e condicionado cada vez mais o acesso da cidade ao rio que lhe deu a alma.

    [...]

    O FECHO DA GOLADA COMO GARANTE DA VIDA FUTURA DO PORTO DE LISBOA

    Em Agosto de 1990 (1), A. Conceição Rodrigues, Presidente da Administração do Porto de Lisboa nessa época, escreveu “...definiram-se linhas de força de progresso do Porto de Lisboa num documento que constitui o seu 1º Plano Estratégico de Desenvolvimento (1990/1992). Dessas linhas de força avulta como essencial a que diz respeito ao fecho da Golada do Bugio, obra que, com toda a determinação, se terá que levar a cabo, por ser a mais importante deste século como garante da vida futura do porto de Lisboa”.

    Nesse sentido, para a melhoria das condições de acesso marítimo ao porto através do Canal da Barra Sul e poder permitir receber, sem restrições, os navios porta-contentores da 4ª geração, a APL havia contratado serviços especializados de engenharia, cuja responsabilidade e coordenação estiveram a cargo da HP - Hidrotécnica Portuguesa e tiveram intervenções fundamentais do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do IH - Instituto Hidrográfico.

    Dos estudos realizados (2), que envolveram ensaios em modelos físico e matemático, concluiu-se, em síntese o seguinte:

    1—Que o canal de navegação deveria ter a cota de fundo de -16,0m (ZH) e a largura de rasto de 300m.

    2—Que entre 1939 e 1985 foram acumulados na vertente Norte do banco do Bugio cerca de 35 milhões de metros cúbicos de areia, o que se traduziu no avanço dessa vertente para norte de cerca de 700m; que durante o mesmo período, a extremidade Sul do Cachopo Norte designada por Cabeça de Pato avançou perto de 800m para Sul, assoreando constantemente o Canal da Barra Sul (figura 1).

    3—Que, para combater o agravamento do assoreamento devido, principalmente, ao avanço para Sul da Cabeça de Pato, deveria ser realizada a obra do fecho da Golada, por meio de um dique de areia ligando a Cova do Vapor ao Bugio, para o que seriam aproveitadas, em grande parte, as areias provenientes da dragagem de abertura do referido canal (figura 2).

    4—Que, além da vantagem anterior, a execução dessa obra teria ainda outras igualmente valiosas, nomeadamente as seguintes:

    • A redução da agitação marítima na margem direita do rio e, consequentemente, a melhoria do comportamento das obras de protecção marginal existentes e do custo de outras, a realizar;
    • A melhoria das condições de exploração das instalações portuárias existentes e da concretização futura de outras;
    • O robustecimento da faixa do areal da praia da Caparica;
    • A protecção natural do Farol do Bugio.


    Atualizado: 10/5/2014 11:28 WET

sexta-feira, maio 09, 2014

A Rússia não é o Panamá

RT-2UTTH Topol M: linha de mísseis balísticos intercontinentais da Russia. Foi o primeiro míssil a ser desenvolvido depois do desmembramento da União Soviética. Wikipédia.



Rússia testa mísseis balísticos na véspera do aniversário da vitória na II Guerra
PÚBLICO, 08/05/2014 - 19:32

A Rússia fez, esta quinta-feira, testes de mísseis balísticos, durante exercícios supervisionados pelo Presidente, Vladimir Putin, informou o Ministério da Defesa de Moscovo.

Foi disparado um míssil balístico intercontinental de tipo Topol, a partir da base de Plesetsk, no Norte da Rússia, e “vários” outros de mais curto alcance, por submarinos das frotas do Norte e do Pacífico, segundo informações divulgadas pelas agências noticiosas russas.

Os exercícios incluíram o lançamento de mísseis ar-terra por bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95. Segundo a televisão  russa internacional RT foram também feitas demonstrações de utilização de mísseis, artilharia, aviação e defesa antiaérea.

Atualizado: 9/5/2014 10:54

quinta-feira, maio 08, 2014

O perigoso vazio ferroviário português

"A Nova Entrada Atlâncita em direção à Europa" LINK

 

A fusão Refer—Estradas de Portugal é um embuste


...para pagar dívidas aos piratas das autoestradas (Bloco Central da Corrupção), e para continuar a drenar fundos comunitários que deveriam ter começado a financiar a nova rede ferroviária de ligação de Portugal a Espanha e resto da Europa —no anterior quadro comunitário de apoio— mas que, em vez disso, foram parar aos parceiros espanhol e francês do mesmo projeto estrutural (RTE-T ) por boicote criminoso dos cleptocratas que dominam o Bloco Central da Corrupção e este governo.

Os dados estão aí: desde o tempo de Cavaco Silva que a destruição estratégica da economia e a desestruturação da sociedade portuguesas somam e seguem... em nome da especulação bancária e das fantasias aeroportuárias!


A decadente 'esquerda' populista que temos

Jorge Moreira da Silva. Renegociar contratos leoninos é uma prioridade.


Governo quer mais cortes nas rendas leoninas da EDP e da GALP

O Governo pretende alcançar uma poupança de mais 1.000 milhões de euros com o terceiro pacote de medidas no sector energético, designado "pós 'troika'", totalizando assim cerca de 4.400 milhões de euros em cortes.

As últimas medidas no sector energético - a manutenção em 2015 da contribuição extraordinária e o reequilíbrio do contrato de concessão com a Galp - vão permitir uma poupança de cerca de 1.000 milhões de euros, segundo as contas do ministro Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas.

No parlamento, o governante desafiou o PS a tomar uma posição sobre a medida que implica um reequilíbrio do contrato de concessão com a Galp, que já foi contestada pela petrolífera.

"Ainda não ouvi nem uma palavra do maior partido da oposição. Se consideram que esta é ou não uma renda excessiva", lançou Moreira da Silva, dizendo que "gostava de perceber se o PS apoia ou não esta vontade do Governo de partilhar com os consumidores os benefícios da Galp".

LUSA/Diário Económico (reportagem vídeo)
É por estas e por outras que a 'esquerda' portuguesa se transformou num embuste populista desmiolado que tão cedo não voltará a cheirar o veludo coçado do poder. Eu não votarei nas próximas eleições, mas se o fizesse, apostaria no MPT—Partido da Terra e no truculento António Marinho e Pinto. O PEV, por sua vez, deveria ser exposto como aquilo que é: uma bengala do PCP para impedir o aparecimento de um partido ecologista a sério em Portugal.



PS: o consumo da energia está a cair, por causas diversas: crise económica, desemprego, emigração, e estagnação demográfica. Por outro lado, a produção energética tornou-se cara, em grande medida por causa do fim do petróleo leve e barato (o qual não baixa dos 100 dólares o barril desde meados de 2010), mas também por efeito das apostas puramente especulativas na bolha das energias eólica e solar, e no abortado mercado global de CO2 equivalente. Pela lógica das economias de escala, a menor consumo corresponde uma pressão para elevar os preços, devida aos enormes empates de capital envolvidos na produção energética. Basta meditar na dívida acumulada da EDP: dezoito mil milhões de euros—dezoito pontes Vasco da Gama!
Pela lógica das economias rentistas, menos consumo traduz-e em pressão para transferir as perdas privadas para os orçamentos públicos. Tais compensações saídas dos orçamentos públicos traduzem-se invariavelmente em mais impostos que, por sua vez, retroalimentarão a queda do consumo, e assim sucessivamente. Como estes quase monopólios funcionam em cartel, a única forma de romper o ciclo vicioso é intervir politicamente. Mais um argumento que explica a emergência efetiva do capitalismo de estado em tantas partes do mundo, enquanto a 'esquerda' clama contra o 'neoliberalismo'!

Os cretinos do meu país

Três paquetes em Lisboa — Mail Online


Portugal prepara-se para destruir completamente a viabilidade comercial de todas as suas ligações ferroviárias em direção a Espanha e resto da Europa


Como o governo continua a pastar bovinamente em matéria ferroviária, ou entregue aos piratas do NAL da Ota em Alcochete (piratas do Bloco Central da Corrupção —PS-PSD-CDS— entenda-se), a Espanha diz que aspira a converter-se na grande plataforma logistica do sul da Europa e norte de África.

A propósito, quando é que despedem o impedido da EDP, das Estradas de Portugal, da TAP e de outras PPP, Sérgio Monteiro?

A propósito, quando é que deixamos de ter uma imprensa indigente?

A corja rendeira e este Governo nem sequer percebem o que está a acontecer.


MINISTERIO DE FOMENTO

España aspira a convertirse en la gran plataforma logística del sur de Europa y el norte de África

Para el desarrollo de esta infraestructura, se está llevando a cabo una implantación progresiva del ancho UIC en este corredor ferroviario. Así, se ha avanzado en las nuevas líneas de alta velocidad, con pasos importantes como la puesta en servicio el pasado enero de los 131 km de la línea de alta velocidad Barcelona-Figueres, con una inversión de 3.700 M€, completando la primera conexión ferroviaria transfronteriza en ancho internacional en España. Además, en junio de 2013 entró en funcionamiento el tramo Albacete–Alicante, que forma parte también de este de este corredor.

En los PGE-2014, ha recordado el secretario de Estado, se van a destinar 606 M€ para la construcción de las principales líneas de Alta Velocidad que forman parte del corredor.

PDF

Portugal, que tem uma excelente posição estratégica e a possibilidade de criar uma fachada de portos ligados à futura rede de RTE-T (será que a indigente imprensa indígena sabe o que isto é?), vai acabar por ficar apenas com "portos de fachada" entregues à malta dos TIR, vendo reduzir o seu hinterland a uma facha vertical de 240Km, limitada pela raia, de Vigo e Salamanca e Badajós!

Ou seja, os cretinos e corruptos da classe política do meu país estão a transformar Portugal numa ilha ferroviária.

Como é lógico, a Espanha aproveita o cretinismo galaico-lusitano. Nesta matéria a ignorância alastra de Lisboa até ao Norte. Que triste :(

Enquanto este encolhimento gritante do país ocorre diante dos paspalhos que somos, entretidos com futebol, concursos descerebrados e telenovelas, outros paspalhos, engravatados, posam como pacóvios diante de paquetes cheios de velhos. Que acham que vai acontecer a este turismo daqui a uma década?

quarta-feira, maio 07, 2014

Monetização da dívida europeia acelera

Christine Lagarde, chefe desesperada do FMI

BCE vai começar a pagar para emprestar. Mas só aos governos e banqueiros!


IMF urges European Central Bank to mull cutting interest rates below zero
Larry Elliott Economics editor
The Guardian, Wednesday 19 February 2014 19.55 GMT   

The International Monetary Fund has urged the European Central Bank to consider cutting interest rates to below zero as it warned that deflation in the eurozone was a key new risk facing the world economy.

In its assessment of global prospects published ahead of the meeting of G20 finance ministers in Sydney, the IMF said recovery from the deep global recession had been disappointingly weak and urged stronger co-operation between developed and developing countries to promote growth and financial stability.

"A new risk stems from very low inflation in the euro area, where long-term inflation expectations might drift down, raising deflation risks in the event of a serious adverse shock to activity," the Fund said.

A demagogia da 'esquerda' oportunista e desmiolada que temos perdeu o pé.

Na medida em que a monetização da dívida europeia acelera, o que teremos, em suma, é a famosa reestruturação das dívidas soberanas tão do agrado da burocracia partidária que fede por toda a Europa, embora não exatamente como gostariam.

Já toda a gente sabe que os estímulos financeiros, e agora a descarada súplica da chefe do FMI para que os bancos centrais reinflacionem as economias, não tem qualquer efeito na resolução da profunda recessão global —oficialmente reconhecida por Lagarde—, salvo no prolongamento da agonia que o sobreendividamento provoca, e ainda na pseudo socialização forçada da riqueza material das pessoas e das empresas através da destruição completa das poupanças e dos rendimentos de capital —seja pela destruição das taxas de juro, seja pelo fascismo fiscal que medra por toda a parte. Quererão o PS, o PCP e o Bloco, expropriação da propriedade privada mais descarada do que esta?

Os gráficos são consistentes: destruir as taxas de juro de referência não levou, até hoje, dinheiro à economia, seja nos Estados Unidos, seja na Europa. Esta política financeira desesperada serve apenas para manter os bancos centrais e os governos em unidades de suporte de vida. Entretanto, as depressões e os suicídios aumentaram exponencialmente entre os banqueiros. E o emprego continua encalhado no chamado 'estado social', cujos serviços de dívida não param de aumentar e vão conhecer em breve novos episódios, nomeadamente em França e no Reino Unido.

Antes e depois das eleições europeias iremos assistir a um novo ciclo de afluência monetária destinado a proteger, in extremis, os regimes políticos, democráticos ou não, das múltiplas rebeliões em formação, ou que já tomaram as ruas de muitas cidades por esse mundo fora. Pode até acontecer que o Quantitative Easing seja uma forma de Jubileu, ou seja, uma forma sofisticada de anulação recíprocas das dívidas, públicas e externas. Mas se esta foi a intenção, pode ter chegado tarde demais.

Neste campeonato cada vez mais exigente o PS e a 'esquerda' em geral ficaram, de repente, descalços.




Why European QE Will Not Help (In 2 Simple Charts)
Submitted by Tyler Durden on 05/06/2014 14:55 -0400 | ZeroHedge

With the world (or mostly the Japanese) front-running Draghi's ever-increasing threat of QE in Europe, Spanish and Italian government bond yields have reached levels commensurate with insanity compared to their risk (event and macro). Lower rates are great news right? They encourage growth... as the cost of borrowing drops across the nation's capital assets and the phoenix rises from the flames. Well - as the following 2 charts show - no! The lower rates are not 'trickling down' to real loans and loan creation continues to contract.



Comentário oportuno e certeiro recebido por email (07/05/2014 19:14)

"Tudo o que a esquerda pediu foi dado pela eurocracia:

1. eurobonds = bce compromete-se a comprar dívida no mercado secundário no caso dos Estados não honrarem as suas obrigações.

2. restruturação da dívida = bce reduz taxa de juro (quase zero), o que permite que os empréstimos de especuladores e bancos, aos Estados, sejam feitos com dinheiro barato e "bons negócios" se façam com juros entre 1 a 4% a pagar pelos Estados.

3. Plano Marshal e relançamento do crescimento = quantitative easing assumido há pouco mais de um mês pelo Draghi.

Em suma, a eurocracia e os grandes bancos q controlam o bce, enganaram os eleitorados do norte e deram ao sul tudo o que é preciso para controlar a dívida e reduzir a austeridade."

Ou seja, Seguro fica a falar sozinho, ou melhor, com o PCP e o Bloco. Três partidos populistas a ver navios. Ainda não perceberam que a receita do Capitalismo de Estado já foi absorvida inteiramente pela grande burguesia! OAM

Réplica recebida por email (07/05/2014 22:14):

Meu caro Desculpe lá, mas o seu leitor faz uma série de confusões,  e algumas grosseiras.

1º Comprar dívida pública no mercado secundário foi assumido pelo BCE em 2012, através das OMT, e na sequência do anúncio ( Mário Draghi) de que o BCE faria tudo o que fosse preciso para defender o Euro. Foi uma decisão que mudou a luta entre o Dólar e o Euro. Foi um anúncio  decisivo  no pior período da crise das dívidas soberanas ( 2011/2012). Isto nada tem a ver com Eurobonds. Estas são uma mutualização da dívida pelos vários membros do Euro, e destinavam-se a financiar directamente os governos em dificuldades. Felizmente nunca foram levadas a sério, pois só serviriam para precipitar a crise dentro do Projeto Europeu. E não haveria unanimidade entre os membros do Euro.

2º Reestruturação da dívida vai acontecer com a descida das taxas de juro?

Mas elas estão baixas ( 0,25%) para empréstimos à banca, desde finais de 2011 e princípios de 2012, e o BCE emprestou através das LTRO    (   long term refinancing operations) a 3 anos mais de 1 trilião de Euros à banca comercial europeia, para combater a falta de liquidez e ausência de mercado interbancário. O BCE     fez isso para combater a fragmentação financeira ( diferenças nos vários mercados financeiros entre países do centro da Europa e da periferia, sobretudo). Mas não foi por isso que a banca começou a emprestar mais às empresas dos países da periferia. E não foram as LTRO que melhoraram o financiamento  dos bancos nacionais aos seus   governos. Os bancos continuaram a comprar  dívida dos seus países aos preços especulativos.

3º Plano Marshall e relançamento do crescimento=  quantitative easing assumido pelo BCE recentemente? Mas que grande confusão para aí vai!!! Vamos ser um pouco mais sérios.

O pano de fundo nesta altura é uma guerra cambial que está lançada, em que a Europa está a ver os navios a passarem, isto é, o Japão a procurar desvalorizar, o Reino Unido a fazer o mesmo, juntamente com  outras economias, enquanto a Europa não tem capa cidade de reação. Hoje o Euro está a quase 1,4 dólares, o que é uma ameaça à competitividade da economia europeia. E isto preocupa o BCE( Mário Draghi). O BCE vai possivelmente baixar ainda mais(!) a sua taxa de referência, e comprar dívida pública aos bancos e seguradoras com a finalidade diz ele, de combater a deflação. Será uma QE a exemplo da Reserva Federal dos EUA, mas daí a falar-se em monetização da dívida é um passo de pura fantasia! Vamos ver no que dá a nova fase da avaliação bancária no quadro da preparação da União Bancária.  Esse vai ser o "este da Barata" sobre a real situação do sistema bancário, e sobre a determinação em liquidar os bancos que não estejam em condições.

Meu caro. A Europa vai agora entrar numa nova fase da crise. Não na solução da crise. Não se entusiasme. A Esquerda não obteve nada do que diz que pediu.

O Sr. Mário Draghi salvou o Euro no momento em que ele ameaçava colapsar por pressão  sobretudo das agências de rating, mas o BCE não resolveu a crise europeia nas suas raízes. O mesmo acontece com  os bancos   centrais doutros países. Nada de novo, e os    próximos tempos vão mostrar isso mesmo. É uma questão de tempo.

Gostava que a realidade fosse como o eu leitor referiu. Mas ela é muito diferente.

Abraço,

VL

Eu diria 1) que o primeiro comentário é substancial, quer dizer, o que a 'esquerda' pediu, tentando faturar a impossibilidade dos liberais acudirem às exigências, realizou-se 'por outros meios', como diria Lenine: a política é a continuação da guerra por outros meios e que 2) a resposta ao comentário é sobretudo formal, e peca pelo mesmo vício de toda a 'esquerda' que recomenda à Europa que corra com os lémures americano, japonês e chinês, na mesma guerra cambial e se atire como aqueles para o precipício das taxas de juro negativas.

Os EUA jogaram contra a Europa uma guerra financeira suja, E depois ousaram desestabilizar militarmente todo o continente e empurrar o mundo para uma nova guerra fria. Perderam ambas as guerras, felizmente! E não foi a 'esquerda', certamente a 'esquerda' soarista babada com Obama, que contribuiu para resistir ao imperialismo moribundo de Washington. Por outro lado, Cavaco e Barroso são, na realidade, dois oportunistas nada patrióticos, sempre a venderem o país aos piratas americanos por um prato de gambas!  OAM


ÚLTIMA HORA (5 de junho 2014 19:57)


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Há cerca de um mês (neste post, de 7 de maio) anunciámos o que hoje Mario Draghi anunciou: vai penalizar os depósitos que os bancos fizerem no BCE e vai continuar a emprestar aos mesmos bancos a juros próximos de zero (na realidade são juros negativos!)

By Alen Mattich, Wall Street Journal, 8:22 am EST Jun 4, 2014
In a groundbreaking policy move for a major central bank, the European Central Bank is widely expected to introduce negative deposit rates at Thursday’s meeting. UPDATE: The ECB cut its deposit rate to -0.1%.

[...] Most economists think the ECB’s primary aim in introducing negative rates is to drive down the value of the euro. ECB President Mario Draghi has argued the currency is too strong and has pushed euro-zone inflation down to levels where descent into a deflationary spiral becomes a risk.

By Stefan Riecher and Jeff Black, Jun 5, 2014 1:04 PM GMT+0100 Bloomberg.

ECB President Mario Draghi reduced the deposit rate to minus 0.10 percent from zero, making the institution the world’s first major central bank to use a negative rate. Policy makers also lowered the benchmark rate to 0.15 percent from 0.25 percent. Draghi will hold a press conference at 2:30 p.m. in Frankfurt — in  Draghi Takes ECB Deposit Rate Negative in Historic Move

Submitted by Tyler Durden on 06/05/2014 12:29 -0400 
Between Eurostat's lengthy forecasts, the press release, and Draghi's droning on... it's easy to get lost in what was delivered, what was promised, and what it means... here is the ultimate ECb announcement cheat sheet. Simply put, Draghi does not have many options left — in Draghi's Action Plan Cheat Sheet: "Not Many Options Left" 

Por Nuno Carregueiro | Jornal de Negócios
O corte na taxa de juro de referência do euro para 0,15%, anunciado esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE), foi o sexto da era de Mario Draghi à frente da autoridade monetária.
Uma descida que deixa o preço do dinheiro da Zona Euro muito perto de zero e o valor da taxa dos depósitos em terreno negativo, com as duas taxas em mínimos históricos.

Atualizado em 06-06-2014 16:50 WET