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Rede ferroviária de bitola europeia prevista |
Bitola europeia entra finalmente no vocabulário governamental
Até agora o governo de Passos Coelho, pela boca de Sérgio Monteiro, tem
andado a mentir aos portugueses sobre comboios. Pior, colocou Portugal
na posição de poder transformar-se em breve numa
ilha ferroviária, pois é
evidente que estando a Espanha a mudar toda a sua rede ferroviária
principal para a norma UIC, os comboios portugueses vão começar a parar na fronteira para transbordo de pessoas e mercadorias!
A coligação PSD-CDS/PP herdou do anterior governo 1200 milhões de euros para a ligação Poceirão-Caia —600 milhões a
fundo perdido da UE e 600 milhões do BEI, com taxas de juro altamente
favoráveis. Como deitou para o caixote
do lixo o projeto ganho pelo consórcio Elos (cortesia dos tribunal político de contas), o governo teleguiado pelo lóbi do novo aeroporto, e guiado em matéria de desastres energéticos e de transportes,
pelo
condottieri Sérgio Monteiro, perdeu para os espanhois e franceses 600
milhões de euros do QREN 2007-2013, os 600 milhões do BEI foram parar à Parpública,
possivelmente para aguentar a insolvente TAP por mais algum tempo, e por fim
terá que indemnizar o consórcio Elos em mais de 160 milhões de euros. Ou seja,
este governo deitou à rua 1.360 milhões de euros e ficou sem nada nas
mãos, salvo uma TAP à beira do colapso e uma ilha ferroviária no horizonte.
A
medida da farsa está bem espelhada no segundo
anúncio, feito esta semana, pelo mesmo primeiro ministro, no mesmo lugar, Sines, do arranque
nova ligação ferroviária Sines-Badajoz. A primeira vez foi em 2013.
Construção de ferrovia de Sines com bitola europeia deve começar este ano
TSF, 16 março 2015, 21:56
O secretário de Estado Sérgio Monteiro diz que a parte portuguesa da linha ferroviária Sines/Madrid, de bitola europeia, deverá estar concluída em 2019, caso seja aprovada pela Comissão Europeia.
«A candidatura está feita, estamos a contar que seja aprovada e que a resposta de Bruxelas chegue em julho deste ano para que a obra se inicie ainda em 2015», disse.
«A ligação de Sines até à fronteira [com Espanha] deverá estar concluída até 2019. Depois queremos que a linha de caminho-de-ferro siga até Lisboa, para servir também o porto de Lisboa. Essa ligação estará terminada em 2021», acrescentou Sérgio Monteiro.
Bruxelas não dará um chavo a projetos ferroviários que não correspondam a uma ideia simples chamada
interoperabilidade, e que não estejam conformes com o plano europeu conhecido pela sigla
TEN-T, a qual implica adotar um conjunto de normas técnicas (sistema elétrico, sistema de sinalização, sistema automático de segurança, etc.) e uma distância entre carris, conhecida como bitola europeia, bitola UIC, bitola standard, bitola internacional, etc. Ora este governo tem andado a navegar na indefinição sobre estas matérias, enganando sucessivamente o governo de Madrid, a imprensa, e os portugueses sobre um assunto de natureza estratégica da maior relevância.
O resultado está à vista:
DB e SNCF disseram “não” à CP Carga
Transportes em revista, 8-03-2015
Os dois maiores operadores ferroviários de mercadorias da Europa, os alemães da DB e os franceses da SNCF, não estão interessados na privatização da CP Carga. Ao que a Transportes em Revista conseguiu apurar, a Tutela entrou em contacto com as duas entidades para aferir sobre um “potencial interesse” na aquisição da empresa portuguesa, tendo como resposta um rotundo “não”.
A TR sabe que o Governo também entrou em contacto com a espanhola Renfe, mas até ao momento ainda não recebeu resposta.
Comentário de uma fonte geralmente bem informada sobre este anúncio dos dois maiores operadores europeus de transporte de mercadorias por ferrovia:
Eu faria o mesmo. De que serve uma empresa que opera em bitola ibérica?
Estão a ver aqueles fantásticos transportes de mercadorias de Portugal para a Alemanha com transbordo na fronteira entre a Espanha e França? Ninguém está, salvo o Sérgio Monteiro. Ou seja, Kaput.
Mas a coisa não fica por aqui.
—portos: Kaput
—Peugeot em Mangualde: Kaput
—Autoeuropa: em acelerado processo de Kaput, ainda para mais com aquele incêndio que foi um "acidente"...
PS: o único que se salva é o porto de Setúbal, pelos motivos que se conhecem. De todos os portos do país é o que tem o melhor 'hinterland', no caso, o mais pequeno. Mais vale ter um portinho na mão, do que dois ou mais a voar!
POST SCRIPTUM
Sérgio Monteiro e as as Conversações de Santa EngráciaVeja-se
esta reportagem televisiva de 7 fevereiro de 2013, quando Sérgio Monteiro anunciava a TLTM, de que agora ninguém fala. Neste vídeo, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações dizia que estava em 'conversações' com a Comissão Europeia. Foram umas conversações e peras! Já passaram dois anos, a Espanha durante este tempo não parou de assentar carris de bitola europeia, e o nosso governo, no bolso do Grupo Mello/Brisa e rendeiros da mesma laia, andou entretido a lançar propaganda barata para cima dos indígenas, sempre com a desmiolada cooperação da nossa indigente imprensa.
Sérgio Monteiro voltou a dizer, na 2ª feira passada, que aguarda até a julho deste ano resposta de Bruxelas. São as Conversações de Santa Engrácia! Quatro anos e mil milhões de euros atirados ao lixo. Isto, mais do que incúria, é um crime de gestão estratégica, induzido pela via dos consabidos canais da corrupção que colocaram esta criatura onde está.
Atualização: 19 mar 2015, 11:06
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