quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Guerra e Gás (IV)

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A corrida dos gasodutos—afinal o petróleo desce por causa do gás!


As guerras, as sanções, as tensões, as degolações espetaculares, em suma, o Inferno que temos visto no Médio Oriente desde as guerras no Afeganistão e no Iraque marcam o início do grande conflito estratégico do século 21: a luta pelo gás natural.

Estão em causa os acessos e o fornecimento de gás natural à Europa, mas também à China, à Índia e ao Paquistão. As maiores reservas encontram-se na Rússia, Irão, Qatar, Turquemenistão, EUA, Arábia Saudita, Iraque, Venezuela, Nigéria, Argélia, em suma, nos sítios do costume.

Neste momento a Rússia compete com os projetados gasodutos Árabe e Islâmico na primazia do fornecimento à Europa — pretendendo chegar à Europa através da Turquia e da Grécia. A guerra de secessão em curso na Ucrânia é imprevisível e poderá acabar na redução drástica da passagem de gás russo por aquele país.

Por outro lado, parece que a Arábia Saudita resolveu dar uma ajudinha à estratégia de Obama e dos caniches europeus, promovendo os interesses estratégicos do Qatar/Irão, mas também de Israel do Egito e os seus próprios na corrida dos gasodutos. O jogo é perigoso, pois Putin pode recordar aos alemães o que lhes sucedeu em Estalinegrado quando intentaram conquistar a Rússia.

Saudi Oil Is Seen as Lever to Pry Russian Support From Syria’s Assad
By MARK MAZZETTI, ERIC SCHMITT and DAVID D. KIRKPATRICKFEB. The New York Times, 3, 2015

WASHINGTON — Saudi Arabia has been trying to pressure President Vladimir V. Putin of Russia to abandon his support for President Bashar al-Assad of Syria, using its dominance of the global oil markets at a time when the Russian government is reeling from the effects of plummeting oil prices.

Saudi Arabia and Russia have had numerous discussions over the past several months that have yet to produce a significant breakthrough, according to American and Saudi officials. It is unclear how explicitly Saudi officials have linked oil to the issue of Syria during the talks, but Saudi officials say — and they have told the United States — that they think they have some leverage over Mr. Putin because of their ability to reduce the supply of oil and possibly drive up prices.

“If oil can serve to bring peace in Syria, I don’t see how Saudi Arabia would back away from trying to reach a deal,” a Saudi diplomat said. An array of diplomatic, intelligence and political officials from the United States and the Middle East spoke on the condition of anonymity to adhere to protocols of diplomacy.

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Sobre este mesmo tema n'O António Maria

terça-feira, fevereiro 03, 2015

Mil Dias de Inferno

Fonte das Crianças, Volgogrado (ex-Estalinegrado)


Ontem comemorou-se a Batalha de Estalinegrado


A Alemanha tem um problema de acesso à energia e às principais rotas marítimas. Sempre que sonha com expandir o seu espaço vital, mete-se em grandes alhadas, e causa aos seus vizinhos enormes problemas. Foi assim nas duas últimas Guerras Mundiais. Esperemos que que não volte a cair no mesmo erro, agora que o futuro energético mundial passará, cada vez mais, pelo acesso ao gás natural. O seguidismo europeu e de Angela Merkel face à estratégia de provocação americana contra a Rússia (manobra destinada a isolar a China do seu principal potencial aliado), e a gritante falta de 'savoir faire' nas suas relações com os PIGS, são fenómenos recentes que não podem deixar de nos recordar os demónios que alimentam o negro subconsciente teutónico.

Estalinegrado foi a batalha mais importante do Séc. XX,  pois determinou a configuração política na Europa.

Em 1941, A Alemanha atacou a Rússia em 3 frentes:

São Petersburgo
Moscovo
Kiev

Inicialmente, os generais alemães estavam convencidos de que em 3 meses chegariam a Moscovo e que a Rússia passaria a fornecer todos os recursos energéticos ao regime alemão.

No entanto, só Kiev ficou sob domínio alemão. Estes chegaram a estar a 10 Km de Moscovo e cercaram São Petersburgo durante mil dias — os Mil Dias de Inferno.

Em 1942 os alemães mudaram de estratégia e decidiram atacar a região que mais petróleo fornecia o exército soviético: o Cáucaso.

Se a Alemanha tivesse ganho esta batalha a Rússia teria perdido a guerra. Os alemães perderam 300 mil homens neste confronto. Eram as tropas de elite, as mesmas que tinham invadido a França.

Os Russos perderam quase 1 milhão de homens

Passados todos estes anos, a região do Cáucaso continua a ser muito cobiçada, por causa da energia.

Vale a pena ver o vídeo The Battle of Stalingrad YouTube

OAM/ RR

Guerra e Gás (3)


É o gás estúpida!


Tsipras says Greece and Cyprus could be ‘EU bridge to Russia’
EurActiv, 3/2/2015

“Greece and Cyprus can become a bridge of peace and cooperation between the EU and Russia,” said Tsipras, as quoted by the Greek daily Ekathimerini.

Tsipras however denied seeking financial aid from Moscow. “We are in substantial negotiations with our partners in Europe and those we have borrowed from. We have obligations towards them,” he said in response to a journalist’s question. “Right now, there are no other thoughts on the table,” he added.

On Friday, Moscow suggested it would consider offering financial aid to Greece, a few days after Athens had voiced reservations over EU sanctions on Russia.

O inferno da Ucrânia —resultado do acosso americano apoiado pelos caniches europeus— terá como provável epílogo o fecho dos gasodutos que ligam a Rússia à UE através da Ucrânia.

Alternativas: os gasodutos do Sul:
  1. Azerbaijão (Cáspio)+Irão+Rússia-Turquia-Grécia-Albânia-norte da Europa
  2. Irão-Qatar-Iraque-Síria-Líbano-Grécia-norte da Europa (Israel também está nesta disputa...)
A Grécia está a jogar uma cartada que representa a possibilidade de ser a principal porta de entrada de dois gasodutos estratégicos para a Alemanha e os demais países europeus que, sem gás natural, morrerão de frio no inverno.

O jogo de cintura do senhor Alexis Tsipras é, pois, mais sério do que parece, e a conversa sobre quem paga as dívidas não passa de uma guerra vicariante (a proxy war of the many around), para entreter os mérdia.

Mas não se esqueçam, senhor Tsipras, e senhor Varoufakis, de contratar o Paulo Macedo para por a vossa casa em ordem!

NOTA AOS INVESTIDORES: altura para investir no país de Sócrates. Do verdadeiro Sócrates, claro!

Sobre este mesmo tema n'O António Maria

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Ó Nicolau!

Subir Lall, chefe da missão do FMI em Portugal

Lost in translation ou com o telemóvel do governo sempre atrás da orelha

Imagino que a diatribe do Nicolau se deve a alguma dificuldade com o idioma de Shakespeare.

FMI aprovou 12 vezes. À 13ª descobriu que está tudo mal
Nicolau Santos | 18:00 Segunda feira, 2 de fevereiro de 2015

O primeiro relatório do Fundo Monetário Internacional sobre a economia portuguesa após o final do programa de ajustamento é profundamente desonesto, anti-democrático e mentiroso. Devia dar despedimento com justa causa a todos os que o assinam.

Ler mais no Expresso

Na realidade, o último relatório do FMI sobre Portugal reafirma o sucesso do Programa da Troika (1) ao longo da sua aplicação, ressalvando, porém, dificuldades estruturais que todos conhecemos:
  • crescimento rastejante, 
  • competitividade nas lonas, 
  • excesso de endividamento empresarial, mais preocupante ainda que o excessivo endividamento público, 
  • rendeiros a mais e à solta, 
  • uma desproproção debilitante entre o setor de bens transacionáveis (minúsculo) e o setor de bens não-transionáveis (totalmente hipertrofiado), 
  • excesso de corporativismo profissional, sindical e empresarial, 
  • falta de sexo reprodutivo e subsequente envelhecimento da população, etc. 
A emigração, o turismo low cost, e até a queda abrupta do preço do petróleo/gás ajudam, mas não chegam, sobretudo se a corja indígena continuar a capturar a riqueza pela via do poder que controla, em todos os escalões da sociedade, da administração pública e do poder político.

Página do FMI sobre Portugal

IMF Executive Board Concludes First Post-Program Monitoring with Portugal
Press Release No. 15/23
January 30, 2015

Portugal: First Post-Program Monitoring Discussions-Staff Report; Press Release; and Statement by the Executive Director
Publication Date:     January 30, 2015
Electronic Access:     Free Full text (PDF file size is 1,737KB).
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NOTAS
  1. Aqui os pontos de vista divergem... “Ajudas a Portugal e Grécia foram resgates aos bancos alemães”, afirmou o ex-conselheiro económico independente de Durão Barroso, Philippe Legrain (in Público, 11/05/2014).

Atualizado: 3 jan 2015, 12:06 WET

Do cretinismo ferroviário lusitano


O Bloco Central da Corrupção continua vivo, e nota-se!


Este governo, e em particular o seu casmurro PM, Pedro Passos Coelho (será que todos os transmontanos são assim?), a soldo dos mesmos interesses que empurraram o embuste da Ota para o embuste de Alcochete, será responsabilizado pelo escandaloso e ruinoso rompimento dos compromissos com a Espanha e com Bruxelas sobre a construção da linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid. É que, além do mais, esta teimosia irracional revela uma estupidez oceânica da parte deste burocrata que o regime elevou a chefe do governo.

Esta corja diz que quer ver o país crescer. Só não explicam como, nem por onde.

Fomento dice que los planes del AVE luso no afectarán a la línea Madrid-Badajoz

El Periódico
Antonio Cid de Rivera
12/01/2015

Desde el Gobierno se señala que el compromiso es nacional, dejando a un lado los compromisos ibéricos. Un tren de altas prestaciones podrá estar rodando en 2015, para después venir el AVE en el horizonte de 2018-2020.

Haga lo que haga Portugal con la alta velocidad ferroviaria, no influirá en absoluto en los compromisos fijados del lado español. Así de tajante se muestra el delegado del Gobierno en Extremadura, Germán López Iglesias, quien señala que si existía un compromiso internacional fijado en la cumbre ibérica de Figueira da Foz en 2003, y el mismo se fue prorrogando en reiteradas citas celebradas entre ambos gobiernos ibéricos para unir el AVE Madrid-Lisboa por territorio extremeño, en la actualidad el ministerio que dirige Ana Pastor tiene fijado su compromiso en exclusiva para con Extremadura en la línea Madrid-Badajoz, aunque la misma queda abierta a un hipotético enlace más adelante.

IMPORTANTE

Badajoz será um porto seco para o trânsito de mercadorias entre os dois países, e será também uma estação de transbordo de passageiros, pois as bitolas de ambos os países deixarão em breve de coincidir.

O transbordo de passageiros terá de ser feito na fronteira, não porque os Espanhóis não tenham comboios AV de eixos telescópicos, mas porque Portugal não está preparado para cumprir/respeitar as regras de segurança específicas da AV espanhola, quer de controlo de passageiros quer de controlo de bagagens, que, em ambos os casos é similar à dos aeroportos.
 
Ferroviariamente, Portugal vai continuar a ser um país do 3º mundo, com a sua bitola ibérica e a falta de rigor e segurança no que toca a passageiros e bagagens.
Podemos agradecer tudo isto ao nosso esclarecido Secretário de Estado Sérgio Monteiro.

Obama apoia Syriza

President Barack Obama, shown in December, said there are limits to how far European creditors can press Greece as the country tries to restructure its economy.

E Angela Merkel? Pedirá aos alemães para regresssarem ao marco?


Obama diz, sobre a Grécia, que não se pode continuar a espremer um país quando está no meio duma depressão. O jogo geoestratégico entre os EUA, Rússia e China soma e segue. Merkel e o resto dos lémures europeus limitam-se a guinchar, de vez em quando.
President Barack Obama expressed sympathy for the new Greek government as it seeks to rollback its strict bailout regime, saying there are limits to how far its European creditors can press Athens to repay its debts while restructuring the economy.

“You cannot keep on squeezing countries that are in the midst of depression. At some point there has to be a growth strategy in order for them to pay off their debts to eliminate some of their deficits,” Mr. Obama said in an interview with CNN’s Fareed Zakaria aired Sunday.

He said Athens needs to restructure its economy to boost its competitiveness, “but it’s very hard to initiate those changes if people’s standards of livings are dropping by 25%. Over time, eventually the political system, the society can’t sustain it.”

Mr. Obama expressed hope that an agreement would be reached so Greece can stay in the eurozone, saying, “I think that will require compromise on all sides.”

Mas há mais...


Hollande também apoia a Grécia, e Matthieu Pigasse —antigo administrador do ministério da economia francês e diretor-geral delegado do banco Lazard, entretanto contratado por Yanis Varoufakis— sugere a possibilidade de um corte de cabelo na dívida pública grega na casa dos 50%!  O dominó do euro parece cada vez mais inevitável. Convém começar a poupar feijões, pois talvez venham a servir como moeda pós-euro!

France Open to Easing Greek Debt Burden: Finance Minister

Bloomberg
by Helene Fouquet
1:44 PM WET
February 1, 2015

[...]

Varoufakis appointed Lazard Ltd. as adviser on issues related to public debt and fiscal management on Saturday.

“There is a range of possible solutions: extending the maturities, lowering interests rates, and the much more radical solution, the haircut,” Matthieu Pigasse, the head of Lazard’s Paris office who has advised Greece in the past, said in a Jan. 30 interview on BFM Business television. “If we could cut the debt by 50 percent” he said, “it would allow Greece to return to a reasonable debt to GDP ratio.”

He said Greece’s debt to public creditors was about 200 billion euros.

Sapin and Varoufakis plan to make a joint statement in Paris on Sunday evening.

Artigos relacionados:
  • O nó grego. Alemanha isolada? — O António Maria
  • The Tide Is Turning: Obama "Expresses Sympathy" For Greece; Lazard Says 50% Greek Haircut "Reasonable"— Zero Hedge.

Privatizar os CTT?

Mariana Mortágua e Ricardo Salgado, dois mundos, duas eras

Uma deputada radicalmente diferente


Podemos não estar de acordo mas, pela primeira vez, vemos uma parlamentar da esquerda radical a fazer perguntas concretas e fundamentadas, de forma serena e objetiva, em vez de arengar retórica partidária terceiro-mundista. 

Podemos dar razão a Mariana Mortágua? Se a corja rendeira e devorista indígena continuar a assobiar para o ar e a corromper-se à velocidade que temos conhecido, então certamente alguém terá que dizer basta!

Privatizar os CTT, sim ou não (perguntas de Mariana Mortágua, 02/10/2013)

O problema é simples de equacionar: a dívida pública portuguesa (129% do PIB em 2013), tal como a dívida pública mundial, é descomunal, o gigantesco serviço da dívida que foi programado é tão ingerível quanto inaceitável e, em cima de tudo isto, a previsão das responsabilidades futuras não cobertas pela receita fiscal supera, segundo a OCDE, 490% do nosso PIB. Ou seja, vamos mesmo ter que vender alguns anéis, e se não tivermos cuidado, a austeridade objetiva comerá mesmos alguns dos nossos dedos!

O serviço da dívida portuguesa é o mais elevado da UE

Entre os anéis do tesouro nacional contam-se uns de ouro verdadeiro, e outros de ouro falso.

A TAP e a RTP, por exemplo, são ouro falso. Ou seja, são exemplos de empresas públicas obsoletas, sobre endividadas, devoristas, mal-geridas do ponto de vista do contribuinte, mas muito bem geridas do ponto de vista daqueles que delas aproveitam o permanente subsídio e o crescimento da dívida pública que todos pagamos em depressão económica, falta de emprego e repressão fiscal.

Não precisamos de televisão pública, tal como há muito acabámos com os jornais diários ao serviço do governo de turno. Na era da Internet, que não é pública, TAP, RDP e RTP são como dentes do siso, cuja manutenção é caríssima e apenas servem para satisfazer as mordomias de uma nomenclatura improdutiva e sobretudo muito dispendiosa.

Os CTT são hoje uma empresa privada (1) vinculada a um contrato de concessão com determinadas obrigações de serviço público, cujo cumprimento depende da força da cidadania do país e das criaturas que elegemos para o parlamento. Os CTT dão lucro? Dão. E por isso foi mais fácil vender a empresa por bom preço, do que será vender, por exemplo, a TAP ou a RTP, ambas com centros de custos obscuros e prejuízos sistémicos.

Ficarão as pessoas menos protegidas depois da privatização integral dos CTT?

Depende dos termos da privatização. Compete ao parlamento, ao governo de turno, e à cidadania, garantir que o interesse dos contribuintes e das populações seja salvaguardado.

E a ferrovia, os portos, a energia e a água, podem privatizar-se, ou não?

Em caso de necessidade absoluta, que é o caso de um país que durante décadas se endividou irresponsavelmente, graças aos sucessivos governos populistas que elegeu, sim, desde que a propriedade das infraestruturas estratégicas se mantenha no setor público, e tão só a exploração dos serviços seja objeto de concessão a privados, salvaguardando-se ainda assim, nos respetivos cadernos de encargos, os direitos inalienáveis dos cidadãos, rendas justas e uma administração transparente, sujeita ao escrutínio permanente dos consumidores, dos governos, das correspondentes entidades reguladoras, fiscalizadoras e judiciárias, e da cidadania em geral.

Esta posição, que defendo, não deixa de ser plenamente compatível com a exigência de transparência nos processos de privatização em curso, vigilância apertada sobre os negociadores e as agendas ocultas que frequentemente manipulam estes processos contra o interesse público e benefíco de piratas estrangeiros e rendeiros e devoristas indígenas.

Ser-se radical nos dias que correm é colocar os interesses do país acima de quaisquer falsas fatalidades, mesmo que isso passe por questionar e até impugnar dívidas odiosas.

O mundo caminha, ou poderá caminhar, se as boas ideias triunfarem, para um consenso sobre a necessidade de implementar o que Steve Keen chama jubileu moderno da dívida, a par de uma aproximação monetária dinâmica à teoria e à governação económica, e ainda uma redefinição dos regimes de propriedade e investimento que minimizem as crises cíclicas do capitalismo.

  1. To develop a realistic, empirically based, dynamic monetary approach to economic theory and policy; 
  2. To develop and promote a "modern Jubilee" by which private debt can be reduced while doing the minimum possible harm to aggregate demand and social equity; 
  3. and To develop and promote new definitions of shares and property ownership that will minimize the destructive instabilities of capitalism and promote its creative instabilities.

    - See more at Steve Keen's Debtwatch

NOTAS
  1.  A privatização dos CTT foi concluída em 9 de setembro de 2014.