sexta-feira, maio 23, 2008

Petroleo 15

Frigorifico Vazio
Frigorífico Vazio - por falta de energia e por falta de alimentos.
Foto: OAM

A emergência energética

O barril de petróleo poderá custar 300 dólares antes de 2015

Ouvi hoje o pesporrente ministro das polícias declarar que não faltará gasolina às viaturas dos corpos de segurança, prometendo reforçar o respectivo orçamento sempre que for necessário. Pouco antes ouvira o irresponsável governamental pela área da agricultura e pescas afirmar, com o sorriso cínico a que nos habituou, que não tenciona subsidiar os carburantes que alimentam as embarcações de pesca, invectivando os pescadores a serem mais competitivos (imbecil!)

Mas como é? Um ministro subsidia e outro não? Qual é o critério? E por que carga de água não se podem imaginar medidas de emergência para acautelar sectores produtivos estratégicos do país (como o da produção própria de alimentos, ou o da mobilidade nas grandes áreas metropolitanas) -- que mitigariam, pelo menos temporariamente, as dificuldades enormes que aí vêm --, mas por outro lado é possível subsidiar a produção das energias renováveis, incluindo os biocarburantes, cujos impactos reais na economia só daqui a alguns anos serão conhecidos? Então pode subsidiar-se a REN, a EDP e a GALP, entre outros oligopólios energéticos, mas não se pode impor regras à especulação, nem acudir a situações de ruptura? E o Fuel dos aviões, não está isento de taxas e de IVA? Se os políticos viajassem de traineira para Bruxelas, certamente que se lembrariam de subsidiar o gasóleo das pescas!

Que este governo não presta, já o sabíamos. Mas não é motivo para perder completamente o juízo e a vergonha, como as duas intervenções ministeriais de hoje exibiram.

O problema que aflige os distraídos políticos que temos não é novo, mas é grave. A especulação desenfreada que fez duplicar o preço do barril de petróleo em apenas um ano, não é infelizmente um factor passageiro da actual crise energética, mas o reflexo de um pico petrolífero, ou como prefere Robert Hirsch, de um planalto petrolífero a que a produção mundial de petróleo chegou em 2004 (ou em 2006), e cujas consequências serão tremendas para todo o mundo. O petróleo barato acabou! Daqui para a frente será um sobe-e-desce sempre a subir! Em 2015 o barril do petróleo poderá custar 300 dólares ou mais. E pior do que isso, o racionamento já começou! A OPEC recusa-se a aumentar a produção, em primeiro lugar porque não pode, e em segundo, porque não deve... em nome de uma desintoxicação progressiva da nossa extrema dependência dos combustíveis fósseis, com especial destaque para o petróleo. Pelo caminho, a OPEC e todos os especuladores enchem os bolsos, com o apoio canino do republicano Bush, e da democrata Nancy Pelosi.

O problema não é grave, é gravíssimo. Na realidade, justifica, em minha modesta opinião, a criação de um Gabinete de Crise Energética, interministerial, onde tenha assento o Presidente da República, e apoiado por um painel de especialistas em domínios tão diversos como a energia, os transportes, a mobilidade, a segurança alimentar e a solidariedade social. Este gabinete deverá, além do mais, deter poderes de acção excepcional sempre que a evolução (que será muito rápida) da conjuntura o justificar.

Mas sobre este momento crítico, face ao qual é absolutamente necessário equacionar um plano de acção acima das querelas partidárias do costume, vale a pena reler o que escrevi em Outubro de 2005, e ainda o que acaba de declarar Robert Hirsch (autor de um importante relatório sobre a nossa dependência energética) à CNBC.

$12 Gas and Rationing? Possible, Says Expert

"The prices that we're paying at the pump today are, I think, going to be 'the good old days,' because others who watch this very closely forecast that we're going to be hitting $12 and $15 a gallon, and then, after that, when world oil production goes into decline, we're going to talk about rationing," Robert Hirsch, Management Information Services Senior Energy Advisor, said on CNBC's "Squawk Box." "In other words, not only are we going to be paying high prices and have considerable economic problems, but in addition to that, we're not going to be able to get the fuel when we want it."

Hirsch argued that the maximum in world oil production has already been hit.

"The idea is that [world oil production] would hit a sharp peak and then drop off, and what's happened is, we've hit a plateau in world oil production, and that plateau has been ongoing since about the middle of 2004," he said.

Those who argue that new technology and new types of energy will solve the problem aren't on solid ground, Hirsch suggested.

"There's no single thing that's going to solve this problem, because it's as massive as one can possibly imagine," he said. -- © 2008 CNBC.com


A antecipação criminosa da estratégia da Ota

Se as obras de terraplanagem algum dia vierem a ter início, de uma coisa deveremos desde já estar seguros: o dito Aeroporto Internacional da Ota jamais será concluído. Muito antes das datas previstas, nos cenários pró-Ota, para a sua inauguração --2017-2018--, Portugal ver-se-à na contingência de ter que redesenhar dramaticamente as suas prioridades de desenvolvimento (ou melhor dito, de sobrevivência). A brutal crise energética chegará muito mais cedo do que se prevê. E antes dela (ainda na vigência do actual governo) chegará também um mais do que provável "crash" imobiliário. Sem precisar de consultar cartas astrológicas, um número crescente de especialistas vem advertindo os governos de todo o mundo para o que se poderá passar num planeta subitamente consciente do declínio acelerado e irreversível das suas duas principais fontes energéticas: o petróleo e o gás natural. Mitigar este cenário mais do que certo exigirá avultados investimentos públicos e privados, que serão tanto maiores quanto mais próximos estivermos do colapso energético global.

A prioridade das prioridades, em Portugal, como em toda a Europa, é criar uma rede capilar de transportes rodoviários, ferroviários, marítimos e aéreos altamente sustentáveis, divergindo rapidamente da dependência exclusiva dos combustíveis fósseis. Os Estados deverão concentrar-se na construção muito dispendiosa destas infraestruturas (e no apoio à investigação científica e tecnológica apropriada), deixando aos privados o papel de explorar, em regime de concorrência vigiada, o correspondente material circulante: camiões, comboios, barcos e aviões. O transporte individual tal como o conhecemos hoje desaparecerá muito rapidamente, devido aos custos insuportáveis de veículos e combustíveis, mas também devido à insolvência de milhões famílias por essa Europa fora.

A segunda prioridade inadiável é a autonomia alimentar local. Temos que reconstruir rapidamente as cinturas verdes das cidades com mais de 100 mil habitantes, tendo como objectivo inegociável a criação de capacidades básicas de auto-abastecimento alimentar.

A terceira prioridade é parar imediatamente com a actividade imobiliária especulativa, interrompendo pura e simplesmente toda a actividade de construção civil desnecessária. Os recursos técnicos, logísticos e humanos até agora empregues nesta actividade inútil e tonta deverão ser desviados para a consecução das grandes obras de infra-estruturas prioritárias a serem lançadas imediatamente como vértice fundamental de uma estratégia de mitigação da aproximação do "crash" energético.

A quarta prioridade é reorganizar radicalmente o actual aparelho de Estado, eliminando tudo o que for dispensável. Precisamos de um Estado de Emergência. Mais vale perceber isto agora, do que esperar por uma metamorfose repentina, anárquica, tumultuosa e violenta.

A quinta prioridade é relançar a Democracia...

in O António Maria, 28-10-2005

OAM 366 23-05-2008, 03:22 (última actualização: 13:58)

quinta-feira, maio 22, 2008

Mobilidade

mapa de inquerito

TAP a pique?



No post que aqui escrevi no dia 2 de julho de 2005, alertava a tempo e horas para duas realidades hoje dramáticas no que se refere à desastrosa política de transportes do nosso país:
  1. a concorrência que as ligações ferroviárias rápidas entre Lisboa e Madrid, e entre o Porto e Madrid, fariam à sobrevivência da TAP, forçando por aí uma mudança de paradigma relativamente à transportadora aérea nacional (uma ideia de Rui Rodrigues que fui partilhando com ele e com os internautas interessados nestes problemas...);
  2. o impacto da subida estrutural do preço do petróleo na sobrevivência de uma companhia (a TAP) que não soube adaptar-se aos novos tempos. A eficiência energética, a produtividade, a criatividade e as redes sociais electrónicas são decisivas para a competitividade das empresas do século 21. A clientelar administração da TAP não entendeu nada do que se estava a passar, e por conseguinte, fez tudo mal, correndo agora o risco de atirar a TAP para o mesmo tipo de beco sem saída em que caiu a Alitália. Os boys do PS, em vez de se preocuparem com o assunto, estão seguramente já a afiar os almoços para substituir o gaúcho que transformou a TAP num vai-e-vem de massas entre o Brasil e a Europa.
Mais tarde, a blogosfera foi chamando insistentemente a atenção de quem nos lê, e do Governo, para o desafio sem precedentes que a emergência das companhias aéreas de baixo custo colocaria a uma companhia (a TAP) com tantos empregados como as três maiores Low Cost europeias juntas, uma frota relativamente antiquada face à nova geração de aviões, mais eficientes em matéria de consumo energético e menos ruidosos.

Participámos depois na gigantesca campanha de sensibilização da opinião pública sobre o embuste da Ota, explicando tim-tim por tim-tim porque se deveria apostar na expansão e melhoria imediata do aeroporto da Portela e na rápida adaptação do Montijo ao paradigma Low Cost, por contraposição à construção da lunática cidade aeroportuária do boy-consultor Mateus -- autor genial do famoso aeromoscas de Beja, que como sabemos não conseguiu atrair até hoje uma única companhia aérea para ali pousar as suas aeronaves recheadas de turistas!

Finalmente, temos vindo a insistir na absoluta necessidade de revalorizar a importância da ferrovia alimentada a energia elétrica, e de investir, com o esforço de que formos capazes, no renascimento do transporte ferroviário em todas as suas modalidades.

O tempo veio a dar-nos razão, o que não consola ninguém! Agora, mais do que nunca, é preciso agir depressa e bem. Algumas pautas de orientação para reflexão:
  1. os novos grandes projectos rodoviários e aeroportuários (NAL de Alcochete, Terceira Travessia do Tejo e Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, entre outros) devem ser parados imediatamente, pois não terão qualquer viabilidade económico-financeira (1);
  2. é preciso fazer urgentemente uma reforma profunda da rede de transportes ferroviários interurbanos, suburbanos e urbanos;
  3. a Ponte 25 de Abril serve perfeitamente para trazer o AVE até Lisboa, desde que este troque de calçado no Pinhal-Novo, e se localize a futura Estação Central de Lisboa nos terrenos da antiga Feira Popular, ou no terreno, menos generoso, junto à actual estação de Entrecampos-Roma, de modo a ligar a fundamental linha Lisboa-Madrid à Via de Cintura Interna.
  4. o absurdo projecto de ampliação do apeadeiro que é a Gare do Oriente deve ser suspenso imediatamente;
  5. as intervenções atrabiliárias e meramente narcisistas do actual governo, e da estranha aliança municipal entre Bloco de Esquerda e PS, no Porto de Lisboa, não fazem nenhum sentido e devem ser publicamente impedidas (pelo que a iniciativa da vereadora da CML, Helena Roseta, deve merecer todo o apoio de quem vive, trabalha e usufrui a capital do país.)
Post scriptum - Secretária de Estado anuncia para 2 de Junho lançamento do concurso do primeiro troço do TGV e pormenoriza:
"além do componente de alta velocidade o primeiro concurso internacional incluirá ainda um componente de rede ferroviária convencional, entre Caia e Évora." -- Público/Lusa, 22.05.2008 - 12h50.
ERRADO! Eis uma boa explicação das origens de mais um Power Point disparatado de Ana Paula Vitorino, em "O Erro da Linha Sines-Badajoz" (PDF), escrito por Rui Rodrigues para edição do Público de 10-04-2006.



NOTAS
  1. Consórcio da MSF, Lena e Somague perdem auto-estrada na Bulgária

    "O Governo búlgaro anunciou ontem ter revogado a concessão para a construção de uma auto-estrada entre a capital e o mar Negro, que tinha sido atribuída a um consórcio liderado por três construtoras portuguesas - MSF, Somague e Lena Engenharia.

    Segundo as agências internacionais, o fim do contrato foi justificado com a incapacidade demonstrada pelos membros do consórcio de obter o financiamento internacional para a construção da auto-estrada, cujo investimento está estimado em 715 milhões de euros. O Governo búlgaro tinha dado um prazo até 15 de Maio." -- DN 23-05-2008.

    Comentário: a crise financeira está longe de chegar ao fim, os bancos estão falidos, o dinheiro recuou até aos paraísos fiscais e especula apenas, de momento, nas chamadas commodities: petróleo, ouro, obras de arte e cereais.... Tal como se imagina quais tenham sido os motivos do fiasco do consórcio português na Bulgária, parece cada vez mais evidente que o capital não quer saber nem do imobiliário, nem de obras públicas em países com o investimento privado em queda livre e insustentáveis dívidas públicas. Quanto mais não seja por esta ordem de razões, não se vê como poderá o governo socratintas, num Estado encharcado de dívidas que não paga, levar por diante qualquer dos grandes projectos anunciados no meio de sucessivas controvérsias, que não foram felizmente além da fase do Power Point. -- OAM 25-05-2008.

OAM 365 22-05-2008, 02:56 (última actualização: 25-05-2008 23:08)

terça-feira, maio 20, 2008

Mix Energetico

Lula da Silva apoia cultivo do Pinhão Manso (Jatropha curcas)
Presidente brasileiro, Lula da Silva, apoia a plantação de 1 milhão de hectares de Pinhão Manso (Jatropha curcas) para produzir biodiesel. Uma ideia sustentável?

Emergência Energética Global

"The use of vegetable oils for engine fuels may seem insignificant today, but such oils may become in the course of time as important as petroleum and the coal tar products of the present time." -- Rudolph Diesel, 1912.

30/04/2008 08:06 - "As plantações de cana-de-açúcar no Brasil destinadas à produção de etanol ocupam apenas 1% do total de área cultivável - 3,6 milhões de hectares de um total de 355 milhões -, sendo suficiente para abastecer metade do consumo de combustível dos automóveis." - Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

Cento e sessenta milhões de dólares estão a ser investidos neste momento no cultivo da Jatrofa, em Moçambique, nas províncias de Nampula (Norte) e Sofala (Centro). "O projecto está a ser promovido pela empresa portuguesa Enerterra SA, e destina-se a produção de bio-combustíveis no País.
O montante será usado igualmente na instalação da fábrica, a ser edificada provavelmente no distrito de Nacala-Porto, Província de Nampula. O Director Executivo da Enerterra, Viannes Vales, disse que as previsões apontam para a produção anual de quatrocentas mil toneladas de Jatrofa nas duas províncias. Os combustíveis terão como mercado prioritário a Europa, mas serão acomodadas as necessidades locais." -- O AUTARCA - 03.04.2008

Chineses querem produzir biodiesel de jatropha em Moçambique

"Quatro companhias chinesas apresentaram propostas de cultivo de 30 mil hectares de jatrofa, ou pinhão manso, (planta típica da África e da América), em Nampula (norte), para a produção de biodiesel.

... "Dados da direção da Agricultura em Nampula revelam que a província superou a meta do plantio da jatrofa ao alcançar 221 hectares, contra os 105 da última safra.

Basta observar a atual corrida dos mercados financeiros e respectivos fundos de investimento em direção aos biocarburantes (biodiesel e bioetanol), e o envolvimento direto das empresas petrolíferas e energéticas no negócio, para percebermos que uma nova bolha especulativa está em plena formação. Chamem-lhe a BOLHA VERDE! Os protagonistas no terreno pressionam os governos, aturdidos pelas sirenes da alta do petróleo, para que lhes subsidiem os novos carburantes e em geral as energias alternativas. Pressionam os agricultores para enveredarem pelo cultivo intensivo dos agro-carburantes e, claro está, adoptarem os Organismos Geneticamente Modificados. Procuram entrar nos países com grandes áreas agrícolas efectivas e potenciais para aí implementarem os seus projectos de agro-carburantes. Contratam agências de comunicação e põem-nas a trabalhar na grande campanha mediática da década. Mas será que faz sentido?
"...the United States has already wasted a lot of time, money, and natural resources... pursuing a mirage of an energy scheme that cannot possibly replace fossil fuels... The only real solution is to limit the rate of use of these fossil fuels. Everything else will lead to an eventual national disaster." -- TADEUSZ W. PATZEK.

"It requires production equivalent to 0.5 ton of grain to feed one person for one year, a value sufficiently large to allow some production to be used as seed for the next crop, some to be fed to animals, and some land to be diverted to fruit and vegetable crops. Compare this value with that for a car running 20,000 km/year at an efficient consumption of 7 liters/100 km. The required 1400 liters of ethanol would be produced from 3.5 ton grain (2.48 kg grain/liter), requiring an agricultural production seven times the dietary requirement for one person. Agriculture now provides, with some shortfalls, food for 6 billion people and will need to feed 9 billion by 2050, while conserving natural resources. From an agronomic perspective, increasing food production to this level during the next 50 years is an enormous challenge. -- DAVID CONNOR AND INÉS MÍNGUEZ.

Um automóvel que ande 20.000 Km por ano precisará de um 1,4 hectares de terra arável para satisfazer o seu consumo anual de biodiesel. Ou seja, se todos os 850 milhões de automóveis ligeiros e pesados, de passageiros e mercadorias, que circulam no planeta fossem alimentados exclusivamente com biodiesel derivado do Pinhão Manso (Jatropha curcas) -- a planta melhor colocada na corrida dos biocarburantes (pois não é uma planta alimentar) --, seria necessário dedicar 1.190 milhões hectares de terra arável para alimentar a frota automóvel mundial. A terra produtiva disponível no planeta é aproximadamente (ver Wikipedia) de 3.100 milhões de hectares. No entanto, 40% desta terra está seriamente degradada e tudo aponta para que esteja irremediavelmente irrecuperável no futuro, pois haverá cada vez menos recursos para investimentos subsidiados como os que seriam precisos para reverter a erosão galopante dos solos agrícolas e florestais em todo o mundo. Ou seja, restam pouco mais de 1.860 milhões de hectares para alimentar 6.664 milhões de pessoas e uns 900 milhões de motores! A missão é obviamente impossível! Ou dito doutro modo, os biocarburantes não podem ser cultivados em terra agrícola disponível para a produção de alimentos, mas apenas, e sob controlo político apertado, nos 40% de terras outrora aráveis e hoje degradadas, se para tal houver recursos financeiros disponíveis, e ainda substituindo parcialmente culturas ameaçadas, como a do Tabaco -- que poderia reduzir para metade os 4 milhões de hectares dedicados a um produto cujo consumo vem sendo dificultado por um número rapidamente crescente de países.

Se o mundo pretendesse chegar, como a Europa pretende, em 2010, à meta dos 5,75% de biodiesel incorporado nos gasóleos, e admitindo que se utilizaria apenas a oleaginosa que parece oferecer o melhor rendimento e fiabilidade produtiva, e o menor estrago ambiental, ter-se-ia que dedicar ao cultivo do Pinhão Manso (Jatropha curcas), em todo o mundo, qualquer coisa como 68 milhões de hectares - quase 20% da superfície cultivável do Brasil. Mas de que serve um objectivo tão tímido se o crude chegar aos 150 USD no fim deste ano, aos 200 no fim de 2009... e aos 300 em 2015?! Só percentagens de incorporação de biocarburantes claramente superiores poderiam mitigar o caos que a actual emergência energética irá seguramente causar nas sociedades e na política mundial se nada de inteligente e justo se fizer entretanto.

Ponhamos pois a fasquia nos 30% de incorporação de biodiesel no gasóleo, percentagem para que estão preparados os motores a diesel da nova geração. Considerando de novo que a proveniência do biodiesel seria o Pinhão Manso (Jatropha curcas), o mundo precisaria agora de alocar à sua produção qualquer coisa como 357 milhões de hectares. Mais dois milhões de hectares do que toda a superfície cultivável do Brasil. Para quem não souber, convem dizer que o país de Lula é só o segundo maior país do planeta, logo depois dos Estados Unidos, se considerarmos apenas as áreas habitáveis dos cinco maiores países do mundo. É certo que a Rússia, o Canadá e a China são maiores do que o Brasil em território absoluto, mas convém saber que são mais pequenos se em cada um deles descontarmos as respectivas áreas geladas e desérticas improdutivas.

O biodiesel e os biorcarburantes em geral não passam pois de alternativas de emergência ao pico petrolífero. Temporárias, insuficientes e que raramente pagam impostos! E a explicação para esta transitoriedade é simples: se algum dia fossem produzidos na proporção máxima tolerada pelos actuais motores a diesel (30%), a capacidade de o planeta alimentar as suas criaturas ficaria irremediavelmente comprometida. Ora tal não pode acontecer!

O problema energético actual tem, em suma, que ser visto como aquilo que é: uma emergência real e global, que exige respostas globais, rápidas, bem informadas, criativas, tecnicamente competentes e democraticamente supervisionadas. Menos do que isto, ou deixar as coisas como estão, i.e. num impasse e entregues aos oportunistas de ocasião, só poderá conduzir o mundo ao desastre.

Biofuels: Biodevastation, Hunger & False Carbon Credits

Europe's thirst for biofuels is fuelling deforestation and food price hikes, exacerbated by a false accounting system that awards carbon credits to the carbon profligate nations. A mandatory certification scheme for biofuels is needed to protect the earth's most sensitive forest ecosystems, to stabilise climate and to safeguard our food security. -- Dr. Mae-Wan Ho
Na Europa, para produzir biocarburantes, preferiu-se até agora, por ordem decrescente, o trigo (!), os excedentes de álcool vínico (o mau vinho pode dar bons biocarburantes, mas atenção ao preço do vinho!), a beterraba açucareira (!), o centeio (!), a cevada (!), o milho (!) e a biomassa florestal. O impacto desastroso sobre os preços alimentares destas opções lideradas pela Alemanha e pela Espanha está à vista e o recuo será inevitável.

A produção doméstica e industrial de biocarburantes a partir do aproveitamento de resíduos tem futuro, mas não chega para atender à emergência energética actual. O aproveitamento das algas para produção de biodiesel (as chamada petro-algas) poderão fazer alguma diferença, mas a sua exploração está ainda numa infância puramente experimental, nomeadamente em Portugal, através do consórcio luso-canadiano Vertigro/SGCEnergia (Grupo SGC, de João Pereira Coutinho.)

Apesar da corrida aos biocarburantes, a verdade é que ela não resolverá por si só o problema gigantesco que temos pela frente. E por outro lado está a provocar uma subida dramática dos preços alimentares à escala mundial. As consequências políticas desta troca egoísta de pão por petróleo serão gigantescas e muito perigosas para a estabilidade política mundial. Os governantes terão forçosamente que alterar o rumo das decisões. Por mim, a única prioridade defensável e reprodutiva é a que souber apontar para uma alteração faseada e consistente do actual paradigma energético. O modelo económico do crescimento contínuo e do consumismo tem que desaparecer. E no imediato, para nos defendermos da escassez e da alta dos preços dos derivados do petróleo teremos que aumentar radicalmente a eficiência energética das nossas cidades, das nossas economias e das nossas vidas. Sem reduzir, recuperar, reciclar e diversificar a nossa pegada ecológica não iremos a parte nenhuma. O colapso da nossa civilização já esteve mais longe!



REFERÊNCIAS
  • Os falsos créditos do carbono no biodiesel de Jatrofa no sul de África
    por Mae-Wan Ho

    "De acordo com as regras internacionais, nenhum dos gases com efeito de estufa ligados à produção de biocombustíveis será atribuído ao sector dos transportes. As emissões decorrentes da produção do biocombustível serão levadas à conta das emissões da agricultura e indústria e/ou sector energético. Do mesmo modo, todas as emissões provenientes do cultivo e refinação nos países do Terceiro Mundo, serão levadas à conta das emissões desses países, portanto um país, como o Reino Unido, que importe o biocombustível pode utilizá-lo para melhorar a sua quota de gases com efeitos de estufa. Isto permite que as nações importadoras ricas possam reduzir parte das suas emissões e reclamar os louros por fazê-lo ao abrigo do Acordo de Quioto. Foi assim que surgiram as plantações de árvores Jatrofa no Malawi e na Zâmbia."

    "As plantações de Jatrofa podem ter graves impactos na protecção dos alimentos e da energia da região, principalmente se se expandirem. Até agora, ainda não se fez qualquer análise do ciclo de vida nem qualquer estudo de sustentabilidade do biocombustível da Jatrofa.

    ..."Estimei que se todos os desperdícios biológicos e do gado na Grã-Bretanha fossem tratados com digestores anaeróbicos obter-se-ia mais de metade do combustível de transporte do país (...). É verdade que os veículos precisam de um motor diferente, mas já existem carros desses no mercado, e os carros alimentados a biogás de metano têm descargas tão limpas que foram eleitos como os carros ambientais do ano em 2005.

  • Produzir Jatrofa para matar?
    ....lamentações dos camponeses em Namacurra

    O cultivo da jatrofa constitui uma prioridade nacional, ou seja, mais um cavalo de batalha no combate a pobreza absoluta, segundo declarou ainda este ano o presidente da República de Moçambique Armando Emílio Guebuza. Desde a sua declaração como um imperativo em Moçambique, um pouco por este país são reproduzidos os mesmos discursos do Presidente da República, desde ministros, governadores, passando para administradores até ao chefe ou secretários das zonas, falam da jatrofa como sendo uma cultura que produzida em quantidades pode aliviar a pobreza absoluta.

    Recentemente Pio Tameliua técnico agrário afecto no distrito de Namacurra apareceu aos camponeses associados de Furquia posto administrativo de Macuse distrito de Namacurra onde teria explicado das suas vantagens e desvantagens. Falando das desvantagens Tameliua disse que a planta da jatrofa é tóxica e que requer um tratamento especial. "ao produzirmos a jatrofa temos que ter em conta que ela mata é muito tóxica, temos de ter muito cuidado com ela" - alertou aquele técnico para depois acrescentar que "temos que pastar os nossos cabritos longe da machamba da jatrofa por que se o cabrito come ele morre o mesmo risco corre o homem sobretudo as crianças que nem devem brincar perto dela" - disse. Pediu igualmente que mesmo as galinhas, patos entre outros animais não devem comer, devem ser protegidos no sentido de não comerem a planta da jatrofa.

    Este discurso provocou terror no seio dos camponeses que estavam longe de pensar sobre os cuidados a ter com aquela planta cuja finalidade é produzir biodísel. Manganhia Manganhia um camponês do posto administrativo de Macuse que falou a nossa Reportagem disse que com estes perigo que ela representa na comunidade não havia razão de tanta promoção como um mecanismo de combater a pobreza. "Se eles próprios sabem que mata, como é que nos dizem para produzir?" – questionou aquele camponês visivelmente arrepiado com aquela explicação que considerou de ameaçadora. "Nós sobrevivemos das nossas galinhas, e um pouco dos nossos cabritos que criamos no âmbito de desenvolvimento, como é que viveremos quando eles morrerem devido a jatrofa?" – voltou a questionar tendo de seguida concluído que a jatrofa vai tornar as famílias miseráveis, uma vez que segundo suas palavras a jatrofa poderá trazer luto nas famílias sobretudo crianças dada a sua vulnerabilidade.

    O nosso entrevistado disse igualmente não haver explicação clara sobre o seu rendimento. "Ainda não nos explicaram quanto dinheiro podemos obter em cada hectare por exemplo e nem sabemos quantas plantas são necessárias para fazer um litros do tal biodísel" - disse. Falou igualmente que os discursos que tem sido lançados nas comunidades nunca dão conta dos valores monetários da sua comercialização. -- in Diário da Zambézia (23.10.2006).


  • The bumpy road to clean, green fuel
    by Charles Mkoka and Mike Shanahan

    4 November 2005. Osman Ibrahim is encouraging farmers in Malawi to abandon their traditional tobacco crops and enter the energy sector - by planting a tree called jatropha (Jatropha curcas).

    Its seeds contain an oil that can be blended with conventional gasoline or diesel to make 'biodiesel', an eco-friendly alternative to fossil fuels. Pure, the oil can be used for cooking, lighting or generating electricity. And the range of by-products includes glycerin - used in cosmetics - and 'seed cake', which is re-processed and used as an organic fertiliser.

    Ibrahim, who heads an organisation called the Biodiesel Agricultural Association, considers the tree to be a kind of 'green gold', a cash crop that can boost rural incomes in poor countries while helping address issues ranging from climate change to soil erosion.

    Ibrahim is not alone, nor is Malawi unique. Elsewhere in Africa, and in parts of Asia and Latin America, plantations of jatropha are appearing.

    In Indonesia last month, the heads of six major energy companies gathered with the governor of the central bank, a dozen cabinet ministers and representatives of universities and local development organisations to sign a declaration supporting government plans to produce jatropha oil on a large scale.

    According to the plan, by 2009 Indonesia will have ten million hectares of jatropha plantations, each hectare yielding enough oil to produce 1,000 litres of biodiesel a year.


  • Portugal e Canadá investem nas Petro-algas




    BRUSSELS, BELGIUM -- 07/26/07 -- Vertigro and SGCEnergia, the biofuels division of the SGC Group of Portugal (João Pereira Coutinho), have agreed to form a joint venture company to produce Vertigro algae biodiesel feedstock. Vertigro is jointly owned by Valcent Products Inc. (OTCBB: VCTPF) ("VCTPF") and Global Green Solutions Inc. ("GGRN").

    The agreement calls for SGCEnergia to build and operate a Vertigro pilot plant near Lisbon, Portugal which will also serve as a research and development facility for Vertigro technology applications and projects in Europe.

    Glen Kertz, CEO of Valcent Products Inc. notes, "This Joint Venture company is the first of many commercial applications of the Vertigro technologies overseas which will form the basis of rapid development within Europe and Africa." According to recent Frost and Sullivan research, approximately 9.5 million tonnes (224 million gallons) per year of biodiesel will be required to meet the European Union's directives that biodiesel become 5.75% of transport fuels.

    "We are excited to team up with one of the world's leading providers of algae-to-biodiesel feedstock technology," said Vianney Vales, CEO of SGCEnergia. "This agreement is a significant milestone for SGCEnergia's planned production of second generation biofuels."

    Construction of the pilot plant is slated to begin in late 2007. Under the terms of the agreement, SGC is committed to building additional large commercial-scale facilities in Portugal as well as other countries in Europe. Plants will also be built in Africa. As Vertigro algae thrives on the absorption of carbon dioxide, significantly reducing greenhouse gases, the plants will be constructed near major sources of carbon dioxide emissions. - The Earth Times.

OAM 364 20-05-2008, 03:42 (última actualização: 19:40)

segunda-feira, maio 19, 2008

Espanha 4

Manif a favor do uso da língua galega na Galiza
Santiago de Compostela: a favor do uso oficial efectivo da língua Galega.

Ibéria: dois ou mais Estados?

Findo o ciclo colonial, de que as ditaduras Franquista e Salazarista foram os derradeiros símbolos, e sobretudo perante a dinâmica da União Europeia, vai ser muito difícil impedir que os anseios independentistas profundos da Catalunha acabem um dia destes por chegar à almejada recuperação da sua perdida independência. O mesmo se dirá do País Basco, ou melhor, da antiga Navarra. E creio que é tempo de sabermos para onde se inclinará a Galiza -- se para Madrid apenas, ou se finalmente para Portugal também. Os sinais recentes são sintomáticos: a chamada Espanha das autonomias entrou num impasse, que apenas poderá agravar-se à medida que o milagre económico espanhol começar a esmorecer e os fundos comunitários chegarem ao fim (em 2013-2014), como podemos constatar nas notícias deste domingo vindas da Galiza e da Catalunha, mas também do reavivar do processo pendente de Olivença, de que abaixo dou conta.

Pergunta-se: como deverá Portugal reagir à polémica e aos apelos?

Em primeiro lugar, participando sem complexos na discussão em curso, respeitando naturalmente o melindre do problema.

Em segundo lugar, defendendo uma visão estratégica própria clara que em nenhum momento suscite dúvidas sobre a nossa rejeição liminar de qualquer forma de federalismo radial com capital em Madrid. Pessoalmente, acredito que a Espanha poderia evoluir para um Estado federal a sério, em vez de persistir no actual esquema autonómico, cujo resultado mais visível parece ser a crescente macrocefalia de Madrid e a radicalização dos movimentos independentistas, que aumentará à medida que finde o maná de Bruxelas. Também creio que a Ibéria, como grande região estratégica da nova Europa, poderia evoluir, resolvido que fosse o caso espanhol, para uma rede colaborativa de Estados e Nações sustentada em objectivos comuns e compromissos claros, sem quaisquer tentações centralistas, fazendo desta cabeça europeia um dos elos decisivos da força europeia futura.

Sobre a questão linguística, falo do que sei: na península ibérica há três línguas historicamente consolidadas: o Português (com cuja normas internacionais o Galego deve alinhar se quiser efectivamente preservar o seu património linguístico próprio e participar de uma diáspora linguística a caminho dos 240 milhões de falantes), o Castelhano/Espanhol e o Catalão. O Basco, por sua vez, embora recheado de espanholismos, poderá vir a consolidar-se como um idioma efectivo ainda que residual. Ou seja, muito provavelmente, teremos antes de 2050, na península ibérica, quatro línguas oficiais efectivamente faladas pelos povos que a habitam. Não vejo nenhum dramatismo nisso. Antes pelo contrário.


Reflexões complementares podem ser lidas em Espanha 3, Espanha 2, Espanha e Portugal 12.


Galiza: 25 mil pessoas reunidas em defesa da língua galega

18-05-2008 16:10:00. Vinte e cinco mil pessoas manifestaram-se hoje em Santiago de Compostela, na Galiza, em defesa da língua galega, criticando a alegada tentativa estatal de impor o uso do castelhano naquela região autónoma espanhola.

«O que nós exigimos, acima de tudo, é o reconhecimento da condição internacional da nossa língua, que é falada por centenas de milhões de pessoas no mundo, quer como língua nativa, como é o caso dos galegos, quer como língua oficial de oito Estados», disse, à Lusa, Alexandre Banhos Campo, um dos principais mentores desta manifestação.

«A nossa língua não é regional nem dialectal, mas sim internacional. O galego é o português da Galiza, e o que nós queremos é que o galego se confunda com o português, mantendo, obviamente, as suas especificidades próprias», acrescentou. -- in Diário Digital.

Catalunha garante que "Espanha ainda não assumiu independência de Portugal”

18.05.2008 - 14h26 Lusa. O vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josep-Lluís Carod Rovira, disse hoje em Barcelona que Espanha ainda não assumiu que Portugal é um Estado independente. Carod Rovira considera que Madrid pretende manter uma "tutela paternalista" e uma atitude de "imperialismo doméstico" sobre o Estado Português, onde, acrescentou, "historicamente, sempre houve um certo complexo por parte de alguns sectores dirigentes em relação a Espanha". -- in Público.

PS: sobre a polémica provocada por este sound bite do político catalão, e a ingenuidade dos que crêem na absoluta bondade da diplomacia Castelhana, há que reflectir um pouco... Se souberem responder à pergunta: porque censurou o El País a figura de José-Manuel Durão Barroso nas duas fotos que publicou da Cimeira das Lajes (Açores), antes do início da guerra contra o Iraque, ficarão com uma bela ideia sobre as ambições óbvias do nacionalismo espanhol face a Portugal.

O Sr. Saramago, que defende abertamente a submissão de Lisboa a Madrid, não tem autoridade moral para atacar os independentistas catalães! Escreva livros!

Fotos censuradas pelo El País sobre a Cimeira dos Açores: falta o então primeiro-ministro português! Foto 1, Foto 2.

Olivença: Manifesto de 1 de Maio

Passam hoje duzentos anos sobre o Manifesto de 1 de Maio de 1808, acto legislativo do Príncipe-Regente após a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil na sequência da invasão francesa comandada por Junot, pelo qual o Governo Legitimo e Soberano de então declarou «nulo e de nenhum efeito» o Tratado de Badajoz, assinado sob a coacção dos exércitos espanhóis e franceses, sete anos antes.

Assim foi repudiada a ocupação de Olivença por Espanha, alcançada com um acto de guerra que nem o Direito de então havia de admitir, conforme veio a explicitar o Congresso de Viena, em 1815.

Com o Manifesto de 1 de Maio de 1808, Portugal jamais reconheceu ou aceitou a ocupação de Olivença pelo Estado espanhol, posição que obteve e tem consagração constitucional.

O Manifesto, proclamação da perenidade e independência de Portugal, visto por todos os portugueses como indicação para a insurreição contra os invasores, teve para os oliventinos, em particular, o significado de que a sua Pátria não os esquecia e não os abandonava. Duzentos anos de separação forçada não apagaram a identidade mais profunda e verdadeira de Olivença.

O reencontro de Olivença e Portugal, sustentado na História, na Cultura, no Direito e na Moral, sendo uma promessa por cumprir, é desafio para ambas as margens do Guadiana. -- Amigos de Olivença.

OAM 363 19-05-2008, 04:08

domingo, maio 18, 2008

China 4

Dujiangyan, Sichuan, escola depois do terramoto
Dujiangyan, Sichuan, China - escola depois do terramoto de 12 de Maio de 2008.

O pesadelo tibetano

Não deixa de ser uma ironia que no momento em que a China se prepara para aparecer aos olhos do mundo como a super-nova das grandes potências económicas e geo-estratégicas do planeta, coroando tal propósito com a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, lhe caia tragicamente em cima um verdadeiro pesadelo tibetano. Primeiro, foi a gigantesca operação de descredibilização do regime chinês levada a cabo pelos separatistas do Tibete, com os salamaleques hipócritas do reacionário Dalai Lama e o apoio intensivo das operações especiais dos serviços secretos dos Estados Unidos e do seu poodle britânico. Agora, a China defronta-se com uma tragédia de proporções dantescas, cuja origem é a colisão das placas tectónicas indiana e euroasiática (1), vórtice do Planalto Tibete. Seja pelo encurtar dos ciclos sísmicos, seja pelo degelo das neves dos Himalaias que se aproxima a passos largos, o chamado tecto do mundo está a transformar-se num sonho monstruoso.

18-05-2008 12:37. O sismo de segunda-feira na China já fez 32.477 mortos em todas as regiões afectadas, segundo o último balanço oficial e provisório divulgado pela agência de notícias Nova China.

Até ao meio-dia deste domingo, as autoridades já tinham registado 220.109 feridos, segundo a mesma fonte que cita números do governo chinês.

O anterior balanço do tremor de terra, de magnitude 7,9 que atingiu segunda-feira a província chinesa de Sichuan, era de 28.881 mortes confirmadas.

As autoridades chinesas fazem agora balanço mais pesado, que poderá vir a ultrapassar as 50 mil vítimas mortais, tendo em conta que se estima que mais de 10 mil pessoas permaneçam ainda sob os escombros.

As doações para as vítimas do sismo já ascendem a cerca de 900 milhões de euros (1.400 milhões de dólares).

As ajudas do exterior ascendem a 552 milhões de euros, segundo a cadeia de televisão CCTV, enquanto as doações internas rondam os 321 milhões de euros, segundo o governo.

Duas centenas de equipas de socorros do Japão, Rússia, Coreia do Sul e Singapura, os únicos países aceites apesar da disponibilidade de muitos outros, trabalham desde sábado ao lado dos militares chineses nas zonas mais devastadas pelo sismo, numa área de 100 mil quilómetros quadrados.

A televisão nacional tem mostrado imagens das ajudas recebidas, incluindo as de um avião espanhol com sete toneladas de medicamentos que chegou sábado a Chengdu, capital de Sichuan. -- Portugal Diário.

É infelizmente bem provável que os números de vidas humanas perdidas, feridas e desalojadas sejam bem maiores. A destruição económica --cidades, estradas, infraestruturas, campos, empresas, animais de criação e máquinas-- é gigantesca. Em suma, vai ser sob um pesado luto nacional que a cerimónia dos Jogos Olímpicos terá lugar no próximo dia 8 de Agosto.

As consequências deste trágico evento produzirão ainda efeitos colaterais negativos na actual crise económica mundial, aumentando a pressão sobre os preços da energia, das matérias primas necessárias à edificação de mais de um milhão de casas novas e reconstrução das infraestruturas, e da alimentação (desapareceram mais de 33 mil hectares de terra cultivada e 20 mil ferramentas e máquinas agrícolas.)

O tempo agora é de solidariedade, mesmo que a manifesta prontidão e competência com que as autoridades chinesas desencadearam as operações de socorro induzam a pensar que não precisam da ajuda que cada um em consciência decida prestar. A presença de Hu Jintao, primeiro-ministro chinês, na zona de catástrofe, e a transparência informativa do evento, mostraram uma China bem diferente dos clichés habituais: organizada e digna, apesar do pesadelo. É impossível ficar insensível a tamanha tragédia (2).

Apenas alguns países asiáticos com efectiva capacidade de aportar mais valias às operações de socorro (Japão, Rússia, Coreia do Sul e Singapura) foram até agora autorizados a colaborar com o dispositivo chinês no terreno. Faz sentido, e sobretudo mostra que a nova potência mundial perdeu a ingenuidade de outras eras face a uma parte do Ocidente. Não tenho nenhuma dúvida de que se deixassem entrar no seu território ONGs norte-americanas, inglesas ou israelitas, sob o pretexto louvável da ajuda humanitária, que entre os respectivos operacionais estariam infiltrados agentes secretos dos três países.

Ainda não percebi que género de solidariedade foi manifestada pelo governo português (3) à China na sequência do terramoto de segunda-feira. Ou muito me engano ou o país continua entretido com os vícios privados de José Sócrates. À cautela, escrevi-lhe um e-mail:
Mensagem electrónica dirigida ao Governo Português:

Solicito informação sobre quais as iniciativas do governo português relativamente ao terramoto que vem afectando milhões de cidadãos da República Popular da China.

Faço nomeadamente estas três perguntas, que gostaria de ver respondidas:

1 - foi ou não enviada alguma mensagem do governo de Portugal ao governo e povo chineses sobre a presente tragédia? Se foi, qual? Se foi e é publica, por que canais foi difundida?
2 - foi ou não até agora decidida alguma iniciativa concreta de envio de apoio humanitário às vítimas do terramoto (medicamentos e material médico de emergência, etc.)?
3 - foi ou não aberta até ao momento alguma conta bancária de solidariedade pública, nomeadamente através do Banco de Portugal, Caixa Geral de Depósitos e/ou Montepio Geral?


NOTAS
  1. O Monte Evereste e os Himalaias formam parte do Planalto Tibetano e continuam a subir por efeito da colisão, há 45 milhões de anos atrás, entre as placas tectónicas da India e da Eurásia.

    O epicentro do terramoto de segunda-feira situa-se numa falha situada ao longo do bordo do Planalto Tibetano e uma área de rochas sedimentares. Os materiais do planalto forçam a sua progressão por baixo das rochas da bacia sedimentar de Sichuan situada na China muito abaixo da sua superfície. A fricção entre as rochas impede o movimento, mas quando repentinamente a força massiva que pressiona consegue avançar um bocadinho, vencendo a fricção, ocorre um terramoto.

    John Whalley, um geólogo da Universidade de Portsmouth, no sul da Inglaterra, comparou este processo à tentativa de arrastar um móvel muito pesado numa sala.

    'É como tentar empurrar um armário sobre uma carpeta - temos que acumular pressão sobre o armário até que, de repente, ele avança um bocadinho'

    As montanha dos Himalaias e o Planalto do Tibete continuam a ser empurrados ara norte e para cima pela Placa Indiana, movendo-se a uma taxa de 5cm por ano.

    (traduzido de "Massive tectonic fault line linked to Himalayas", Lewis Smith, London, 14-05-2008, The Australian.


  2. Uma tragédia humana semelhante está a decorrer na antiga Birmânia, actual Myanmar. No entanto, o criminoso isolamento imposto ao país pela ditadura militar que o domina, acaba por nos distanciar psicologicamente dos efeitos terríveis do ciclone. A impotência da ONU perante a situação é um péssimo sinal da sua prestabilidade futura.


  3. «Temos estado a falar com as autoridades chinesas - o embaixador em Lisboa, a nossa embaixada em Pequim - para manifestar solidariedade e disponibilidade», disse João Gomes Cravinho à chegada a uma reunião dos ministros responsáveis pela Cooperação dos 27.

    Segundo o responsável português, as autoridades chinesas ainda não pediram o apoio internacional, mas «é natural que esse apoio venha num segundo momento (...), de reabilitação».
    «Nesse caso, concerteza que estamos inteiramente disponíveis para trabalhar com as autoridades chinesas», sublinhou. -- Portugal Diário.

OAM 362 18-05-2008, 18:51

quinta-feira, maio 15, 2008

PPD-PSD-7

Um boomerang em direcção a Sócrates

Parece que me enganei na avaliação desta Senhora! Numa entrevista exemplarmente conduzida por Ana Lourenço (SIC Notícias), Manuela Ferreira Leite aproveitou em toda a linha o vergonhoso abandono dos ideais socialistas por parte do senhor Sócrates e da tríade de piratas que o colocou na posição onde está, para desferir um golpe certeiro no actual edifício de propaganda governamental. Dando a entender claramente que o actual governo não passa de uma agência de intriga e demonização, sistematicamente insensível ao tremendo drama social que cresce na nossa sociedade, a candidata à presidência do PSD matou dois coelhos de uma só cajadada: respondeu ao jovem Pedro sobre quem efectivamente se encontra mais próximo de Sócrates (Pedro Passos Coelho!), e tolheu de forma considerável o espaço de manobra ao directório socratintas. O eleitorado que tem vindo a deslizar continuamente para a esquerda do PS, sabendo que tal deriva não é mais do que uma desesperada repulsa da traição socialista, quando medir o alcance do ideal proposto por esta economista de mérito, política experiente e mulher de pulso, irá seguramente fazer pender decisivamente o fiel da balança eleitoral para esta oportunidade, possivelmente a última, de encontrar o Norte perdido da política portuguesa.

Como tenho vindo a escrever, o terreno do populismo está semeado há muito, embora entre nós, e ao contrário da Itália, da Áustria, da Holanda e da Suécia, a cor dominante seja mais rosa e laranja do que azul e verde. O desenvolvimento destes ninhos de facilidades, falsas dicotomias e promessas vãs, que vem ocorrendo dentro dos próprios partidos parlamentares, é sobretudo um preocupante sintoma de mal-estar. Não vejo como evitar a sua erupção a curto prazo, desfazendo por dentro os partidos que não souberem fazer uma clarificação atempada. Os populismos conservadores de Santana Lopes e Alberto João Jardim farão explodir, mais cedo ou mais tarde, o PPD-PSD; os populismos esquerdistas de Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa, começaram a corroer seriamente o território eleitoral do degenerado PS.

Por outro lado, o famigerado Bloco Central não foi menos responsável pelo actual processo de implosão do sistema partidário. Ao estimularem entre si uma convivência oportunista escandalosa, por mais de década e meia, acabaram por tecer um verdadeiro estado clientelar, ganancioso, cada vez mais improdutivo, irresponsável e impune. Socialismo e Social-Democracia foram assim ficando sucessivamente para trás, como se de relíquias históricas irrecuperáveis se tratassem. A tríade de Macau tomou de assalto o PS, fazendo dele uma sofisticada agência neoliberal da globalização e dos carteis bancário-betoneiros do país, enquanto os desempregados do PPD-PSD (não os que a tempo e horas realizaram os necessários matrimónios de conveniência com a rede PS) derivavam irremediavelmente para os braços do populismo de direita.

Está na hora de revelar e fixar as tendências populistas, como de clarificar as novas tendências liberais e social-democratas/socialistas. Precisamos de renovar o tecido partidário. O que não supunha até hoje é que Manuela Ferreira Leite pudesse vir a federar uma destas clarificações necessárias. Será que a entendi bem? Terá força bastante para manter os barões, baronetes e penduras à distância nesse seu aparente intento de fazer o PSD voar para uma grande aventura política? O aviso de Jardim foi, como antecipei, claro: se a Senhora não passar dum mero e frágil intermezzo, incapaz de bater o nulo Sócrates, ele, o Jardim, tomará conta do PiSD.

Fui apanhado desprevenido pelas suas palavras de esta noite. Oxalá seja um bom prenúncio!


Post scripta


  1. 18-05-2008 - Menezes sabota como pode candidatura de Manuela Ferreira Leite
    ... "quem tanto criticou a legitimidade do líder que foi eleito com a maior votação de sempre no partido em 30 anos, não terá legitimidade para ser líder do PSD se tiver menos de 50% de votos.

    ..."quem contestou este líder, quem disse que ele tinha de ser corrido à bomba quando teve quase 60% dos votos, por essa razão não tem legitimidade para exercer o cargo com 30% ou 40%."- Luís Filipe Menezes, JN, 18-05-2008.

    A entrevista de Luís Filipe Menezes ao Jornal de Notícias deixa subrepticiamente a porta entreaberta para o seu regresso em ombros ao PPD-PSD. Repetindo o que já dissera Alberto João Jardim sobre uma liderança abaixo dos 30%, Menezes não reconhecerá um futuro líder com menos de 50% dos votos. Acontece que a declaração, para ser consistente, é válida para todos os candidatos! Os cenários de uma separação entre o PPD e o PSD, ou de uma cisão regionalista, com formação de dois partidos regionais autonomistas, um na Madeira e outro no Norte, nunca foram tão plausíveis, e porventura desejáveis. Depois de ouvir ontem à noite na RTP2 as palavras imbecis do boy Mega Ferreira sobre o futuro de Lisboa, consolida-se a minha convicção de que Portugal precisa mesmo de uma regionalização à força, ou será em breve um deserto de mendigos à mercê dum condomínio de chulos descerebrados.
  2. 17-05-2005 - Resposta a uma pergunta sobre os populismos lusitanos em formação:

    Em primeiro lugar, as naturezas e formas recentes do populismo de direita europeu são inovadoras, distintas e obviamente contraditórias das do populismo de esquerda, que subsiste há décadas e procura os seus novos figurinos na América Latina de Hugo Chávez e Evo Morales.

    Dito isto, parece-me evidente que Alberto João Jardim, Pedro Santana Lopes e Luís Filipe Menezes confluem neste momento para uma cisão ou enquistamento populista do PPD-PSD. O tom ameaçador com que Menezes se vem dirigindo a Manuela Ferreira Leite, e que irá piorar (!) é todo um cardápio da grosseria típica dos populistas de direita. Os populistas de direita estão convencidos, e com razão, de que o tempo é propício para a sua aventura demagógica.

    Por outro lado, temos um populismo de esquerda difuso, que não se vê obviamente como tal, mas que tende também a crescer com a incapacidade manifesta dos piratas do PS em lidar com uma crise sistémica (e local) que irá agravar-se ao longo da segunda metade de 2008, antecipando um tempo eleitoral virtualmente explosivo para 2009. O PCP e o Bloco de Esquerda serão os protagonistas da variante esquerdista do populismo, que o agravamento da crise económica, social e política, propiciará.

    A característica comum dos dois populismos em confronto é a mistificação intencional da realidade com o fim último de atrair eleitoralmente uma massa social muito diversa: desempregados, idosos aflitos com a rápida erosão das suas pensões e a degradação rapidíssima dos sistema de segurança social e de saúde pública, jovens à procura do primeiro emprego, uma classe média assustada e a caminho do desemprego ou da desqualificação económico-profissional, pequenos e médios empresários falidos.

    O bom-senso e a sabedoria não se encontram nestas zonas da acção política. A explicação é simples: são completamente incapazes de governar em contextos mais amplos que o das endogamias regionais e municipais, salvo se puderem subverter seriamente as regras do jogo democrático. Ora para aqui chegarem seria necessário que se verificasse pelo menos uma de duas condições: a falência efectiva do Estado, e/ou a disponibilidade de generosos recursos energéticos e naturais sob controlo estatal (Países Árabes, Rússia, Venezuela, etc.) Até agora, na Europa das democracias representativas posteriores à Segunda Guerra Mundial, os populismos, quando inopinadamente chegam ao poder legislativo e executivo, têm-se revelado desastrosos e insustentáveis, caindo rapidamente no elitismo, autoritarismo e obscuridade que anteriormente denunciaram. Vejam-se entre nós os casos recentes de Pedro Santana Lopes e José Sócrates, ou mesmo de José Sá Fernandes, que acabou por fazer um pacto com António Costa, por cima dos munícipes e do Bloco de Esquerda, sob cuja sigla tem vindo a fazer a sua pequena e estranha carreira populista de esquerda.

    E não havendo bom senso pelas bandas populistas, resta saber se os socialistas e os social-democratas de gema conseguirão fazer alguma coisa juntos que não seja uma re-edição suicida do Bloco Central.

    A alternativa liberal-tecnocrata de Pedro Passos Coelho, apesar do seu fulgor inicial, irá perder força assim que se perceber o desajustamento ideológico completo das suas propostas. O rapaz continua a defender receitas liberais alegremente, sem perceber que o mundo está a colapsar precisamente por causa da "globalização" que tardiamente papagueia. O boomerang lançado por Manuela Ferreira Leite atingiu-o em cheio anteontem à noite. E a forma como reagiu foi indecorosamente oportunista e suicida: envolver o Menezes num ataque ordinário à sua colega de partido, e anunciar publicamente que gostaria de ver o dito Menezes apoiar a sua candidatura. Ou seja, se tal ocorrer, assistiremos todos à morte daquilo que parecia uma promessa, e teremos mais um sargento para o populismo de direita que se aproxima a toda a bolina. Vai ser divertido observar a luta livre entre Santana Lopes e Pedro Passos Coelho (para gozo e estratégia do Alberto João Jardim.)

OAM 361 15-05-2008, 02:32

quarta-feira, maio 14, 2008

Por Lisboa 18

Cidade Comercial Dolce Vita
2009: futura cidade comercial Dolce Vita abre as suas portas em Belas.

What Oil Can Buy

Não sou invejoso, nem miserabilista.
Afinal, desde a apresentação da ideia do Grande Estuário, em 1 de Maio de 2005, que afirmo a necessidade de pensar a cidade-região de Lisboa como uma metrópole para 5 milhões de habitantes. Número este a que provavelmente chegará antes de 2030, ainda que num panorama civilizacional bastante alterado pelas consequências catastróficas do pico petrolífero, das persistentes e agravadas crises alimentares globais, das alterações climáticas e de conflitos militares apocalípticos.

O potencial do atraso geral de Portugal e da evolução desconexa e muito recente da grande área suburbana de Lisboa (A REGIÃO DOS GRANDES ESTUÁRIOS) é enorme, sobretudo por causa das deslocações demográficas internas, internacionais e intercontinentais que muito provavelmente ocorrerão em consequências da crise sistémica da nossa civilização, cujos contornos começam agora a ser visíveis para todos. Há muito espaço disponível, há energia (salvo petróleo) e alimentos por toda a parte, e a mistura demográfica é de muito boa qualidade! Falta apenas capital (não falta), clientes (não faltam), mão-de-obra variada (não vai faltar...) e uma visão certeira integrada, com poderes de intervenção especiais, sobre tão inacreditável furo de oportunidade. Esta é a corrida que a cidadania galaico-lusitana tem que estudar e sobre a qual terá que saber exercer o seu magistério democrático inteligente, sob pena de assistir a uma colonização capitalista desumana do território e das gentes, sem precedentes na nossa história.

Se houver cabeça, podemos transformar esta privilegiada confluência de dois enormes e riquíssimos estuários, apesar das tragédias por vir, numa das grandes cidades-regiões sustentáveis num planeta em extrema convulsão, fazendo de Lisboa um ponto de interligação chave entre as Américas, a África e a Grande Europa. Abrindo ou fechando à China aquela que é seguramente a sua mais confiável porta de entrada na Europa.

Mas para isso precisamos previamente de fazer uma revolução política sem precedentes -- pacífica, democrática e sobretudo assente na inteligência criativa

Enquanto lá não chegarmos, veremos apenas sinais desgarrados deste futuro à vista: EXPO 98, IKEA, AVE Madrid-Lisboa, NAL de Alcochete... e o "fantástico Mike!" DOLCE VITA TEJO!

Não percam esta pérola da CULTURA PÓS-CONTEMPORÂNEA! Acabaremos todos por lá ir, entre outros motivos, porque então já os famosos estádios lisboetas do Euro 2004 estarão como hoje está o pobre Centro Comercial de Alvalade: vazios e falidos! O único estádio que escapa à implosão financeira não fica em Lisboa, mas no Porto, nas Antas. Por desgraça, nasci Benfiquista!

E se pensam que vão resistir à Dolce Vita do Tejo, por que tomam muita presunção e água benta, então comecem desde já a pensar na resposta a dar aos vossos filhos e netos quando estes vos exigirem uma visita ao Kidzania, situado na mesmíssima Dolce Vita de Belas. Olé!

OAM 360 14-05-2008, 00:58