O Bloco Central da Corrupção continua vivo, e nota-se!
Este governo, e em particular o seu casmurro PM, Pedro Passos Coelho (será que todos os transmontanos são assim?), a soldo dos mesmos interesses que empurraram o embuste da Ota para o embuste de Alcochete, será responsabilizado pelo escandaloso e ruinoso rompimento dos compromissos com a Espanha e com Bruxelas sobre a construção da linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid. É que, além do mais, esta teimosia irracional revela uma estupidez oceânica da parte deste burocrata que o regime elevou a chefe do governo.
Esta corja diz que quer ver o país crescer. Só não explicam como, nem por onde.
Fomento dice que los planes del AVE luso no afectarán a la línea Madrid-Badajoz
El Periódico
Antonio Cid de Rivera
12/01/2015
Desde el Gobierno se señala que el compromiso es nacional, dejando a un lado los compromisos ibéricos. Un tren de altas prestaciones podrá estar rodando en 2015, para después venir el AVE en el horizonte de 2018-2020.
Haga lo que haga Portugal con la alta velocidad ferroviaria, no influirá en absoluto en los compromisos fijados del lado español. Así de tajante se muestra el delegado del Gobierno en Extremadura, Germán López Iglesias, quien señala que si existía un compromiso internacional fijado en la cumbre ibérica de Figueira da Foz en 2003, y el mismo se fue prorrogando en reiteradas citas celebradas entre ambos gobiernos ibéricos para unir el AVE Madrid-Lisboa por territorio extremeño, en la actualidad el ministerio que dirige Ana Pastor tiene fijado su compromiso en exclusiva para con Extremadura en la línea Madrid-Badajoz, aunque la misma queda abierta a un hipotético enlace más adelante.
IMPORTANTE
Badajoz será um porto seco para o trânsito de mercadorias entre os dois países, e será também uma estação de transbordo de passageiros, pois as bitolas de ambos os países deixarão em breve de coincidir.
O transbordo de passageiros terá de ser feito na fronteira, não
porque os Espanhóis não tenham comboios AV de eixos telescópicos, mas
porque Portugal não está preparado para cumprir/respeitar as regras de
segurança específicas da AV espanhola, quer de controlo de passageiros
quer de controlo de bagagens, que, em ambos os casos é similar à dos
aeroportos.
Ferroviariamente, Portugal vai continuar a ser um país
do 3º mundo, com a sua bitola ibérica e a falta de rigor e segurança no que toca a
passageiros e bagagens.
Podemos agradecer tudo isto ao nosso esclarecido Secretário de Estado Sérgio Monteiro.